Com o maior investimento em mídia já realizado pela empresa no país, iniciativa chega para conscientizar empresas de que o futuro da impressão é livre de toner
A Epson, líder global em tecnologia, anuncia o lançamento da “Toner Free”, uma iniciativa que redefine a impressão corporativa ao oferecer uma alternativa com benefícios ambientais e de eficiência energética para o mundo empresarial. Enquanto as impressoras a laser utilizam altas temperaturas para fixar pó de toner plástico no papel, a tecnologia PrecisionCore® de impressão a frio, da Epson, adota uma abordagem diferente, combinando cabeças de impressão com microchips e tinta líquida em um processo que elimina o uso de pó de toner plástico. Essa inovação reforça o compromisso da Epson em desenvolver soluções que contribuam para enfrentar os desafios ambientais.
Com início em novembro, a campanha publicitária da iniciativa “Toner Free” abrange um comercial, que foi gravado com a voz do jornalista e apresentador Tiago Leifert, e materiais de divulgação em diferentes canais de mídia e espaços públicos. Entre as plataformas incluídas na estratégia de marca estão o Youtube, TikTok, LinkedIn, Instagram, Facebook e Spotify, além de canais de streaming. As peças publicitárias também serão reproduzidas em centros corporativos e aeroportos, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Navegantes, Brasília, Recife e Belém.
“É o maior investimento em mídia já trazido pela Epson para a área de B2B no Brasil. Temos como objetivo fortalecer nossa estratégia de comunicação e movimentar o mercado, trazendo à luz temas importantes que antes não recebiam a devida atenção. Entendemos que é preciso conscientizar as pessoas e empresas sobre o uso de impressoras a laser, que possuem componentes que são prejudiciais ao meio ambiente”, conta Cinthia Araújo, Head de Marketing da Epson para a América Latina.
Responsabilidade ambiental
Todos os anos, a indústria de impressão a laser no mundo produz toner com quantidade de plástico equivalente a 246 bilhões de canudos, 20 bilhões de sacolas ou 5 bilhões de garrafas. Em resposta a esse cenário, a Epson oferece uma solução de impressão sem toner, que proporciona benefícios ambientais concretos para as empresas. A tecnologia PrecisionCore® de impressão a frio representa um dos maiores avanços da Epson em eficiência e sustentabilidade, com um sistema mais compacto e preciso e redução do desperdício e da necessidade de manutenção.
Além disso, enquanto o processo das impressoras a laser coloridas exige altas temperaturas para fundir o toner ao papel, a tecnologia de jato de tinta consome menos energia ao operar sem calor. As impressoras Epson WorkForce® Enterprise AM-C5000, equipadas com a tecnologia PrecisionCore® de impressão a frio, podem proporcionar até 86% de economia de energia e, ao mesmo tempo, reduzir a necessidade de manutenção e maximizar a disponibilidade operacional em comparação com impressoras a laser equivalentes.
Essa iniciativa acompanha uma tendência crescente na América Latina, onde um estudo da KPMG (“Grandes Mudanças, Pequenos Passos: Estudo sobre Relatórios de Sustentabilidade 2022”) revelou que 76% das empresas vinculam suas metas de redução de gases de efeito estufa a objetivos globais, regionais ou nacionais. O mesmo estudo mostra que, em 2022, 78% das empresas latino-americanas identificaram Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relevantes para suas operações, com o Brasil se destacando como um dos principais líderes da região, com 76%.
“O futuro da impressão corporativa é, sem dúvida, livre de toner. As organizações atuais buscam não apenas produtividade, mas também gerar um impacto positivo no planeta. Nossa tecnologia PrecisionCore® de impressão a friofoi projetada para oferecer uma forma eficiente, confiável e responsável de imprimir — impulsionando uma transformação que beneficia tanto as operações das empresas quanto o meio ambiente”, afirma Cinthia.
Esse lançamento reforça o forte compromisso ambiental da Epson, que incluiu a transição para 100% de energia renovável alcançadas em janeiro de 2024 e metas ambiciosas de redução de emissões para 2030 e 2050 e parcerias estratégicas de reflorestamento na América Latina, como com a Fundación Reforestemos e no Brasil com a SOS Mata Atlântica.
Até 2030, a Epson pretende reduzir suas emissões totais de gases de efeito estufa em linha com o cenário de aquecimento global de 1,5°C estabelecido pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). A Epson também está comprometida em eliminar o uso de recursos subterrâneos até 2050, incluindo materiais não renováveis como petróleo bruto e metais. “A Epson convida as empresas a se juntarem à transformação “Toner Free”, construindo um futuro em que tecnologia e meio ambiente coexistam em harmonia”, finaliza Cinthia.
FICHA TÉCNICA – FILME “TONER FREE”
Cliente: Epson
Título: Campanha Toner Free
Aprovação Epson: Cinthia de Araujo, Mayara Torezan, Isabel Yepez e Fabio Neves
Agência: BETC HAVAS
VP de Criação: Otavio Schiavon
Diretor de Criação: Marcelo Fedrizzi
Criação: Marco Patara, Dario Calvelo, Felipe Garat, João Bertol e Lucas Lopes
Estratégia: Gustavo Leite e Andre Sinkos
Head de Produção Audiovisual: Ana Casagrande
Produtores Audiovisuais: Alessandra Luciano
Produtora: Zaine Filmes
Direção: DRVNK + GIOVANNA
Produtora de Áudio: Bumblebeat








