A Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a consultoria Falconi, e a Stiligue, plataforma brasileira de insights especializada em monitoramento de redes sociais, lançam em parceria a pesquisa “Como está a sua agenda ESG?”, que traça um panorama da conversa sobre as questões ambientais, sociais e de governança no país, além de investigar temas e marcas mais envolvidos com o conceito.
A iniciativa contou com a participação de 190 organizações privadas, públicas e do terceiro setor. O levantamento, realizado a partir de questionário de pesquisa e o monitoramento da temática nas redes sociais com social listening, aponta que 78,4% das respondentes afirmaram ter inserido o ESG na elaboração das suas estratégias de negócio, o que mostra o amadurecimento dessa agenda no Brasil.
“A prática de social listening revela tendências para o aproveitamento de insights no processo de tomada de decisão da jornada pela ESG. Em outras palavras, auxilia na descoberta dos assuntos mais importantes para os seguidores e para a sociedade, guiando as marcas para melhorar sua reputação. Por meio da “escuta social” conseguimos identificar comentários e conversas relevantes nos mais diversos ambientes digitais, desde redes sociais até fóruns, comunidades, sites especializados, entre outros”, comenta Thiago Gonçalves, atualmente Director da Business Unit Stilingue em Take Blip, empresa que adquiriu a Stilingue em janeiro de 2022.
Em 2021, a Stilingue realizou junto ao Pacto Global o relatório “A evolução do ESG no Brasil”, com o objetivo de compreender como as discussões sobre a agenda estavam evoluindo no país no ambiente digital, traçando um cenário geral sobre esses debates e identificando as áreas de atuação das organizações. Agora que o conceito se apresentou mais consolidado no mercado brasileiro, o novo estudo apresenta o status desse processo, em quais etapas as organizações têm investido seus recursos e qual é o nível de maturidade desta agenda no país.
Um olhar para ESG nos últimos anos nas redes sociais
O estudo mostra um resgate histórico dos últimos três anos, sendo notável a tendência crescente de volume de discussões e conteúdos gerados a respeito do ESG no ambiente digital brasileiro. Em 2019, o social listening indicava que as discussões sobre a terminologia em ambiente digital brasileiro ainda eram restritas, pouco se falava a respeito do tema há cerca de quatro anos. Havia aproximadamente 3,4 mil citações no meio digital, das quais 30% foram impulsionadas pela imprensa tradicional.
Já em 2020, o ESG já apresentava maior relevância no ambiente digital, com crescimento significativo e um volume seis vezes maior em menções do que no ano anterior. Foram coletados mais de 22 mil conteúdos sobre o assunto. Em 2021, foi possível observar que as conversas sobre o tema mantiveram uma tendência de aumento, com um volume cinco vezes maior do que o ano anterior, com aproximadamente 100 mil publicações relacionadas.
Finalmente, em 2022, dentro do período de apuração do estudo (de janeiro a outubro), a conversa sobre o tema continuou crescente, porém, com uma porcentagem de crescimento menor, de 9%. Foram encontradas 109 mil publicações. Ressalta-se que os principais influenciadores seguem sendo os grandes portais de notícias do país. No entanto, as marcas passam também a ganhar espaço na discussão.
Panorama ESG no Ambiente Digital
Apenas em 2022, de janeiro a outubro, houve crescimento de 9% no volume das publicações em comparação ao ano de 2021. Esse resultado indica que o tema ainda pode ganhar mais espaço nos próximos anos. Apesar do aumento no volume das publicações, quem mais discute o tema são os portais de notícias, que comunicam ações que o governo e corporações tomam ao longo do tempo.
Portanto, companhias possuem espaço para ampliar a conversa com a sociedade, disseminando conhecimento não apenas conceitual do ESG, mas engajando e demonstrando iniciativas e programas relacionados. Dentre os pilares que compõem ESG (ambiental, social e governança), o termo ambiental continuou se apresentando de forma mais expressiva no último ano, com materiais que associam o indispensável papel das empresas em ter uma agenda sustentável em prol do meio ambiente.
Na etapa de social listening foi considerada a análise das publicações voltadas para o ESG com a abrangência de coleta em portais de notícias, na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube, em blogs e nas redes sociais Twitter, Instagram e Facebook. Deste modo, foi possível identificar como o tema cresce e se comporta nas conversas online.
O estudo “Como está a sua agenda ESG”, que está disponível na íntegra no link (aqui).
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