Em meio a Semana da Segurança Digital, a Federação Brasileira de Bancos e seus associados lançaram a terceira edição da campanha de prevenção a fraudes “Pare e Pense: Pode ser Golpe”, que usa a hastag #PareePense. A ação idealizada pela agência iD\TBWA busca compartilhar informações e dicas através de filmes e outros formatos de comunicação para que consumidores bancários se protejam de golpes como link falso, maquininha, falso motoboy, falsa central de atendimento, entre outros.
“A Febraban e seus bancos afiliados querem reforçar a segurança de seus clientes, trazendo mais conscientização sobre os golpes e como se proteger deles. O desafio ao comunicar esse tema é chamar a atenção e engajar de forma que desperte o interesse da população. É parte também do objetivo fazer com que as pessoas PAREM, se lembrem das dicas de prevenção nos momentos mais propícios aos golpes e PENSEM antes de agir no automático. Para isso, buscamos trazer o humor, adaptando uma canção popular para que, de forma descontraída, as pessoas possam se proteger combinando suas ações a tudo que já é feito pelas instituições financeiras”, comenta Camila M. Costa, CEO e sócia da iD\TBWA.
O público poderá acompanhar a campanha nas principais com filmes de até 30 segundos em canais de TV aberta (Globo, Record, SBT, Band e RedeTV) e circuito de OOH digital, além de merchandising nos programas Encontro com Patrícia Poeta, A Fazenda, Hora do Faro, Eliana, Superpop, Programa do Ratinho, Brasil Urgente, Hoje em Dia, Jogo Aberto e Perrengue na Band.
Essa é a terceira vez que a agência idealiza e produz a campanha antifraudes da Febraban. A campanha foi veiculada pela primeira vez em 2021, em uma paródia com a canção “Pare”, de Zezé Di Camargo e Luciano e em 2022, retornou às mídias sociais com ilustrações trazendo dicas de prevenção. Ambas com resultados super positivos. Para esse ano, a música volta a transmitir a mensagem de segurança através de uma criativa versão da canção “Amor de Chocolate”, de Naldo Benny.
“A música faz parte da cultura dos brasileiros, é um excelente atalho para atrair a atenção do público. Fizemos uma paródia com a canção do Naldo Benny, que é muito popular, para mostrar situações onde um golpista tenta se aproveitar das vítimas, enquanto nosso personagem mostra que parando e pensando é possível perceber quando se trata de um golpe”, comenta Sthefan Ko, diretor executivo de criação da iD\TBWA. “Ser divertido e didático é a nossa intenção nessa campanha, reforçando a importância de um tema tão sério e que atinge pessoas de todas as idades”.
Além dos filmes, a campanha estará presente nos Caixas 24 Horas e veículos como Globoplay e Spotfy. #PareePense também estará veiculada em mídia out-of-home, nas redes sociais da Febraban e terá a participação de criadores de conteúdo digitais.
Assista:
#Abramark, #idtbwwa, #febraban, #PodeSerGolpe
Agência: iD\TBWA
Cliente: Febraban
CEO: Camila M. Costa
Diretoria Executiva de Negócios/Operações e Estratégia: Alessandra Santana, Marco Sinatura e Thiago Carneiro
Diretor-executivo de Criação: Sthefan Ko
Diretor Associado de Criação: Lucio Caramori
Redação: Lucio Caramori e Renan Zanatta
Diretor de Arte: Pedro Teixeira
Planejamento: Juliana Meirelles, André Costa e Guilherme Lima.
Social Media: Renato Santoliquido e Renan Dantas
Producer/RTVC: Paula Saraiva e Adriana Silva
Atendimento: Zuma Mota, Mariana Schiavon e Matheus Zanchetta