Prêmio Melhores da Gastronomia reconhece e celebra a excelência de chefs, restaurantes, produtos e serviços
A Friboi, empresa da JBS líder no segmento de carne bovina no Brasil, vai patrocinar pela primeira vez o Prêmio Melhores da Gastronomia, promovido pela revista Prazeres da Mesa. O evento homenageia profissionais e estabelecimentos que mais se destacam no cenário gastronômico brasileiro. Além disso, os 50 chefs participantes do concurso vão receber facas do tipo picanheira da marca Zakharov personalizadas com a logomarca Friboi Food Solutions. A cerimônia de premiação ocorre na quarta-feira (26), às 17 horas, no auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP).
A ativação da marca no evento será feita com Friboi Food Solutions e a marca 1953 Friboi, um corte com garantia de origem a partir da seleção das raças europeias aliadas a um processo de produção extremamente cuidadoso, o que torna a carne excepcionalmente diferenciada. Como proteína oficial e exclusiva do evento, três chefs banqueteiros farão degustações para os convidados, a partir dos cortes da 1953.
A marca também vai reforçar aos convidados do evento sua solução destinada aos negócios de alimentação fora de casa: o Friboi Food Solutions. O programa oferece serviço completo para o food service e foi criado para atender as necessidades de estabelecimentos que buscam produtos de qualidade e conveniência para os seus clientes. Com a expertise da Friboi, o serviço conta com monitoramento das entregas em tempo real, equipe de consultores técnicos gastronômicos, proteínas variadas, além do sortimento de batatas e vegetais – uma solução completa para bares, lanchonetes e restaurantes.
Para Antonio Sobrinho, diretor Comercial Friboi Food Solutions, patrocinar o Prêmio Melhores da Gastronomia aproxima a marca dos chefs e proprietários de restaurantes, e reforça seu papel como líder no segmento de carnes. “Temos um portfólio robusto de produtos e serviços que atendem chefes e empresários. São opções de cortes especiais e tradicionais que oferecem experiência com sabor, maciez e suculência em cada peça”, observa.
História do prêmio
O Prêmio Melhores da Gastronomia foi criado em 2004. Os indicados concorrem em 39 categorias e são selecionados a partir da combinação de votação popular e a avaliação de um júri especializado, composto por críticos gastronômicos, jornalistas, chefs renomados e outros profissionais da área.
Em 2023, o Mani, de São Paulo (SP), foi eleito o restaurante do ano, enquanto Ian Baiocchi, do Íz Restaurante, 1929 Trattoria e Alata Sorvetes, de Goiânia (GO), foi escolhido como chef do ano. O prêmio de chef revelação foi para Pedro Godoy, do Arvo e Avoar, de Recife (PE), e Luciano Percussi, fundador da Vinheria Percussi, em São Paulo (SP), foi anunciado como personalidade da gastronomia.
Sobre a Friboi
Líder de mercado no Brasil e com mais de seis décadas de história, a Friboi revolucionou o segmento de proteína animal ao “descomoditizar” a carne bovina. Presente em mais de 150 países, conta com 37 unidades produtivas no país, responsáveis por produzir um dos portfólios mais completos do setor, que são comercializados sob as marcas Friboi, Friboi Reserva, Maturatta Friboi, Do Chef, 1953 e Black. A empresa também conta com canal de desenvolvimento de negócios customizado para clientes do varejo e atacado, como o Friboi +, seu Açougue Nota 10, presente em mais de 2.600 lojas e que segue o mesmo padrão de serviço e atendimento, garantindo a melhor exposição dos cortes, apoio na gestão e melhoria na lucratividade do lojista.
Em reconhecimento ao alto padrão de qualidade de seus produtos, a Friboi mantém importantes conquistas, como o selo “A Carne mais vendida no Brasil”, chancelado pela consultoria Nielsen. A Friboi foi certificada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como de Alto Renome. O selo conferido à marca garante a exclusividade de uso em qualquer segmento de atuação e garante critérios como o reconhecimento e a reputação associada à qualidade. O reconhecimento também foi reforçado com o título da Top of Mind 2021, 2022 e 2023, como a marca de carne mais lembrada pelo consumidor brasileiro.
Com foco na garantia de origem, na qualidade e na segurança do alimento entregue ao consumidor, desde o bem-estar animal até a entrega do produto final, a companhia adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de gado de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos.
Sobre a JBS
A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 155 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.
*Crédito: Divulgação JBS