Inscrições estão abertas para o curso online “Para Além do Letramento”, iniciativa inédita cocriada com lideranças negras
Estão abertas as inscrições do curso “Para Além do Letramento”, iniciativa inédita e gratuita, que propõe um novo olhar para o enfrentamento ao racismo nas organizações. O projeto conta com a assinatura da FutureBrand São Paulo, ecossistema de gestão de marcas, cultura e negócios que faz parte do Interpublic Group (IPG), e foi desenvolvido em parceria com três referências brasileiras no campo da equidade racial: CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), Feira Preta e Fundo Agbara. Para fazer a inscrição acesse aqui.
“A trilha nasceu de um desejo genuíno de transformar a escuta em ação. Trabalhar com organizações que são referência no enfrentamento às desigualdades foi essencial para tirar essa ideia do papel e transformá-la numa entrega consistente, acessível e útil para o mercado”, afirma Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand SP.
O lançamento oficial acontecerá na segunda (4), em evento fechado, na sede da FutureBrand São Paulo, que contará com uma roda de conversa com os participantes da trilha: Daniel Bento, advogado e Diretor Executivo do CEERT, especialista em direitos fundamentais, raça e gênero; Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, CEO da Pretahub e reconhecida pela revista TIME como liderança global contra desigualdade racial; e Aline Odara, pedagoga, cientista social, empreendedora e criadora do Fundo Agbara, voltado ao fortalecimento de mulheres negras.
A conversa será transmitida em live aberta e disponível para todos via Sympla e irá promover um momento de escuta e troca ativa sobre os caminhos possíveis para a construção de ambientes corporativos mais equitativos. Composta por seis módulos formativos, a trilha será disponibilizada na plataforma Twygo e marca um avanço significativo no compromisso do ecossistema FutureBrand com uma abordagem prática, contínua e profunda do antirracismo. O conteúdo é voltado diretamente ao mercado de comunicação, marketing, branding, e também a colaboradores de empresas, lideranças e profissionais de negócios que desejam compreender e aplicar práticas antirracistasno cotidiano de trabalho.
“Práticas antirracistas consistentes não são apenas uma demanda ética, são também um diferencial estratégico. Marcas que desejam se manter relevantes precisam refletir, na cultura e nas decisões de negócio, os compromissos que assumem publicamente. ‘Para Além do Letramento’ nasceu para apoiar essa transição, oferecendo uma trilha formativa profunda, conectada à realidade do mercado e às transformações que ele exige”, afirma Vera Tripari, Líder da Equipe de Human to Human na FutureBrand SP.
Além da parte teórica, o curso dá protagonismo às vivências, à escuta e à construção coletiva: cada parte é cocriada e apresentada por colaboradores da FutureBrand São Paulo, ao lado de lideranças negras das organizações parceiras. Essa escolha metodológica fortalece a abordagem interseccional e insere o projeto em um contexto de transformação institucional real, indo além do discurso corporativo.
Iniciativa com vocação global
O curso Para Além do Letramento será traduzido para o inglês e fará parte de uma ação de disseminação global dentro do McCann Worldgroup, grupo internacional de comunicação e criatividade do qual a FutureBrand faz parte. O objetivo é que o conteúdo inspire organizações em diferentes países a adotarem programas de formação antirracista com uma abordagem prática, contínua e integrada à cultura corporativa.
Além disso, o curso poderá ser incorporado por empresas parceiras e clientes da FutureBrand São Paulo como parte de suas estratégias de diversidade, equidade e inclusão (DEI), programas de ESG, compliance e desenvolvimento de lideranças mais diversas e conscientes.
“Estamos falando de uma mudança de cultura. E toda mudança começa com escuta, disposição e conhecimento compartilhado”, encerra Ewerton.