Google e Trakto fazem parceria no Brasil para escalar campanhas de marketing com o uso de inteligência artificial

Plataforma auxilia empresas a desenvolver peças publicitárias em escala e aproveitar o máximo potencial das campanhas do Google

O Google anunciou nesta quinta-feira, 4, uma nova parceria com a Trakto – startup de design 100% brasileira – para oferecer uma forma mais simples e rápida de criar peças publicitárias com a ajuda da inteligência artificial (IA) generativa e aproveitar todo o potencial das plataformas de publicidade do Google. A plataforma permite criar e, em segundos, multiplicar os criativos usados em anúncios digitais, tornando o processo criativo mais escalável e efetivo.

Intitulada Trakto܂Studio, a nova solução utiliza soluções de IA generativa do Google Cloud, a plataforma Vertex AI, que permite acesso aos modelos de linguagem mais avançados e capazes, como o Gemini. para interpretar a identidade visual de cada marca e, assim, permitir a criação de peças estáticas e vídeos de forma automática e escalável para cada cliente. A nova plataforma está sendo disponibilizada aos poucos para anunciantes do Google, de diferentes segmentos e portes em toda a América Latina. Até o momento, dezenas de empresas já estão utilizando a solução e, nos próximos meses, ela será disponibilizada a um grupo maior gradativamente.

A plataforma ajuda anunciantes brasileiros a aprimorarem suas campanhas de publicidade, em especial as do tipo PerformanceMax, que usam a IA para orquestrar campanhas em todas as plataformas do Google, incluindo YouTube, Display, Busca, Discover, Gmail e Google Maps. Para entregar os melhores resultados, as campanhas feitas usando PMax precisam ser alimentadas com múltiplos criativos para que a IA possa apresentar o anúncio certo para o consumidor certo no contexto mais adequado.

“As empresas brasileiras estão entre as que avançam mais rápido no uso de IA em campanhas de marketing em todo o mundo”, afirma Gustavo Souza, diretor-geral de produtos de publicidade e soluções para clientes do Google Brasil. “Com a parceria com a Trakto, estamos oferecendo aos nossos clientes escalar a produção de peças publicitárias de forma ágil e versátil para explorar ao máximo nossas plataformas de publicidade, maximizando resultados de negócio com a ajuda da IA generativa.”

Como funciona

Em geral, ao rodar uma campanha publicitária, o anunciante depende da criação e ajuste das peças publicitárias para cada formato de anúncio. Dependendo da quantidade de campanhas digitais rodando ao mesmo tempo e do número de produtos, o anunciante precisa gastar tempo e dinheiro até ter todas as opções à mão. Com a nova plataforma da Trakto, o processo é automatizado e os anunciantes podem investir mais tempo no desenvolvimento da estratégia da campanha do que para executá-la, com mais criatividade e eficiência.

A nova plataforma Trakto܂Studio permite que, com apenas um clique e em cerca de 10 segundos, uma planilha com mil produtos seja transformada em anúncios personalizáveis de acordo com os objetivos de cada cliente – tanto para anúncios estáticos quanto para vídeos. Além disso, a plataforma conta com a integração com o Google Ads e o Google Merchant Center, possibilitando que as peças geradas sejam direcionadas diretamente para a biblioteca de recursos de cada anunciante e sejam utilizadas para desenvolver anúncios de produtos específicos.

“Unimos forças com a Trakto justamente para sanar uma das principais dores do mercado de publicidade. Segundo nossos dados internos do Google, 98% dos grandes anunciantes no Brasil ainda não usam múltiplos formatos em suas campanhas, ou seja, não estão aproveitando todo o alcance que a publicidade tem a oferecer”, afirma Newton Neto, diretor de parcerias do Google para a América Latina. “Com essa parceria, esperamos tornar a vida de profissionais de criação mais fácil e permitir que eles gastem mais tempo com o que importa: usar sua criatividade a favor dos negócios.”

“Essa parceria com o Google, que é referência em tecnologia, é fundamental para que possamos continuar transformando a maneira como empresas e empreendedores criam campanhas de marketing de forma inovadora”, diz Paulo Tenório, fundador e CEO da Trakto. “Já temos ótimos resultados de empresas que estão usando a solução em campanhas complexas com milhares de variações, garantindo excelência criativa alinhada com objetivos e estratégias de negócios.”

Parceria de longa data

Fundada há 10 anos em Alagoas, Maceió, e com muita inteligência artificial em seu DNA, a Trakto vem transformando a maneira como empresas e empreendedores criam materiais de campanhas de marketing com uma automação inovadora.

Participante da primeira turma do programa de residência do Google for Startups, em 2016, a Trakto também foi escolhida pelo Black Founders Fund, fundo de investimento para startups fundadas e/ou lideradas por pessoas negras, em 2021, com o objetivo de ampliar a diversidade racial no ecossistema de startups e alavancar negócios com alto potencial de crescimento. Atualmente, o portfólio da Trakto conta com quase 1 milhão de usuários localizados no Brasil, México, Colômbia, Argentina, Uruguai e Peru.

Alguns clientes que já usaram a solução da Trakto

Nos primeiros meses de 2024 a Electrolux tinha o desafio de captar e maximizar os resultados gerados em torno do patrocínio da marca no programa Big Brother Brasil 24 e durante o Mês do Consumidor.

Para isso, além de uma estratégia de mídia focada em geração de demanda e captação da intenção do consumidor em diferentes momentos, a Trakto܂Studio foi a ferramenta utilizada para criar as peças publicitárias, garantindo a excelência criativa, além de diferentes dimensões e call-to-actions (CTA), que possibilitaram a entrega das campanhas em todos os inventários disponíveis, maximizando os resultados obtidos.

Como resultado, desde a estreia do BBB 24 até a semana seguinte ao Dia do Consumidor (15 de março), as campanhas da Electrolux que estão utilizando as peças criados com a IA da Trakto܂Studio já são responsáveis por 70% da receita e 66% das vendas vindas das campanhas Google, além de apresentarem um ticket médio e taxa de cliques (CTR) 16% e 5% maiores, em comparação com a média geral.

Já a MadeiraMadeira, que conta com uma vasta gama de produtos em estoque, já se beneficia da IA do Google para minimizar a complexidade de suas estratégias de marketing. No entanto, mesmo com uma abordagem totalmente automatizada para distribuição de mídia, a empresa ainda precisava operar centenas de campanhas – e quando se trata de gerar várias imagens para milhares de peças, a complexidade era grande.

Ao utilizar a plataforma da Trakto, a Madeira Madeira criou uma abordagem muito mais rápida para gerar milhares de ativos de imagem que estavam em conformidade com o seu guia de marca, com variedade e cobertura em todos os formatos do Performance Max em apenas alguns segundos, combinando apenas algumas variáveis, como texto e imagens de produtos.

Em cinco campanhas em que testaram seus novos ativos, a empresa observou um aumento significativo nas impressões e no volume de cliques, melhorando sua taxa de cliques em 1 ponto percentual e o custo por clique em 26%, resultando em um aumento de 16% no retorno sobre o investimento publicitário. Como resultado, eles têm incorporado novas imagens com facilidade em várias outras campanhas, multiplicando sua conexão com os clientes em todo o ecossistema do Google Ads.

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