Grupo de Mídia de São Paulo apresenta nova versão do Anuário Mídia Dados Brasil

O Grupo de Mídia de São Paulo apresenta a nova versão do Anuário Mídia Dados Brasil, que aos 35 anos de existência foi aprimorado e passa a ter formato nativo integralmente digital. Ele contém informações que representam um panorama da evolução da mídia e de seus canais de contato com os consumidores, consolidando-se como um relatório fundamental para a indústria brasileira da comunicação. Se propõe a guiar as decisões do mercado sobre consumo de mídia pela audiência, o desempenho de cada meio e as tendências que têm orientado o comportamento dos consumidores.

O compilado utiliza como fontes estudos e pesquisas desenvolvidas por mais de cinco dezenas de diferentes empresas e instituições, como, por exemplo, Cenp, Kantar Ibope Media, Nielsen, Comscore, IVC, BuzzMonitor, YouPix, IPC Marketing, Crowley Broadcast Analysis e Jovedata. Traz informações cruciais para que o mercado como um todo evolua e adquira mais conhecimentos que podem ser utilizados por profissionais de mídia e de planejamento de agências, anunciantes, veículos e plataformas de comunicação, enfim, toda a indústria da comunicação do país.

Fábio Freitas

De acordo com Fábio Freitas, presidente do Novo Grupo de Mídia, “o Mídia Dados vem com a maior atualização de toda a sua existência. Além do formato nativo digital, ele foi acrescido assuntos relevantes na mídia de hoje. O universo digital teve forte impacto na nossa atividade, a dinâmica de compra, operação e estratégia mudou drasticamente com o advento das mídias digitais, e a nova versão do Mídia Dados cobre pontos importantes”.

O relatório engloba dados referentes a todo o ano de 2021, que começou com o ápice da epidemia da Covid-19, o seu arrefecimento com a evolução da vacinação em massa da população e, em seguida, o início da retomada das atividades sociais e econômicas, apesar do período ainda instável tanto da economia quanto da situação política do Brasil e do mundo. Vale enfatizar, porém, todos os canais diretamente ligados ao ecossistema digital, que foram impulsionados durante a pandemia e que seguiram avançando.

Por isso o conteúdo do Mídia Dados traz também temas relevantes que estão em pauta na mídia e que entram como capítulos especiais. Alguns deles são Metaverso, tecnologia 5G, modelo de atribuição, Analytics, Otimização & Performance em mídia offline, TV conectada, E-commerce, Out-of-Home e suas novas perspectivas de compra e resultados, as diversas possibilidades no universo digital e outros.

Contempla também assuntos importantes para conversas, debates e informativos no site e nas redes sociais do Grupo de Mídia, mas, mesmo com tantas inovações, mantém o perfil que fez do Mídia Dados referência internacional para muitos países, já que são poucos os que possuem um compilado tão completo de informações sobre o seu mercado.

“É um enorme prazer participar deste marco histórico do anuário, de fato, nativo digital, depois de 35 anos de existência e 16 anos que caminho para realizar. Agradeço a Lica Bueno, Fabio Freitas e o Grupo de Mídia de São Paulo pela abertura que tive para apresentar conteúdos que pautam a mídia e abrem conversa nos canais digitais e que possibilitaram ao Mídia Dados transformações importantes”, completa Luciana Schwartz, consultora Operacional e diretora responsável pelo Mídia Dados no Grupo de Mídia.

Os Canais digitais, OOH e TV Aberta se destacam na mídia pós-Covid. Os primeiros tiveram crescimento exponencial, mantendo a liderança em audiência conquistada, com aumento de um ponto percentual (89% ante 88% no ano anterior), seguido do out-of-home (88%) e a TV aberta (87%).

O Mídia Dados Brasil tem apoio de: Bandeirantes, Eletromidia, Globo, Kwai, NEOOH, Record, SBT, Meta e Google. E terá campanha de lançamento criada pela ALMAP/BBDO com peças para OOH e mídias digitais.

Principais destaques:

Canais Digitais

O número de aparelho celulares cresceu 9%;
O consumo de vídeo online seguiu em alta, de 95%;
O e-commerce cresceu 27% e o ticket médio 5%, com destaque para Alimentação e Bebidas, com crescimento de 107%;
Crescimento do Twitter e do TikTok, que há dois anos, não apareciam com tanto destaque.
Telegram e Linkedin não eram vistos como redes sociais. Agora já aparecem entre as principais redes de uso em algumas pesquisas.

Podcast

Em 2021, 76% dos brasileiros ouviram podcasts. Em 2019, essa proporção era de 40%. Destaque também para a proporção de pessoas que não conhecem podcasts: em 2019, eram 32% e, em 2021, 10%.
A maior parte dos que consomem podcasts (59%) se lembra de ter visto/ouvido algum anúncio publicitário neles.

Out-Of-Home

Em São Paulo, o alcance semanal do meio sofreu grande impacto no primeiro lockdown, mas foi se recuperando rapidamente ao longo dos meses.
Com avanço da vacinação, desde setembro de 2021 os índices voltaram aos níveis pré-pandemia e se estabilizaram.
No Rio de Janeiro, o comportamento foi semelhante, mas os índices tiveram uma queda menor, tanto pela característica do inventário como da economia local, fortemente baseada em serviços ao consumidor.

TV Aberta

As emissoras Globo (32,82%), Record (13,45%), SBT (10,04%), Bandeirantes (2,84%) e Rede TV (1,05%) seguem na mesma ordem de importância de audiência em relação ao ano anterior. (Crescimento da audiência, de 39.8% versus 37.67% no ano anterior, por outros devices: Record News, RPTV (TV Brasil), TV Câmara, TV Justiça, TV Senado, Outros Canais Abertos e Canais Pagos.

TV por Assinatura

Aumentou a audiência: 39%, ante 36% em 2020

Rádio (AM + FM)

Se manteve como quarta maior audiência (46%);

Jornal

25% de audiência (impresso + digital);
Circulação digital da Folha de S.Paulo é líder, seguida pelo O Globo.

Revista

15% de audiência (impresso + digital);
Veja é a primeira no ranking de circulação digital total.

Cinema

O mercado começa a reagir. O meio Cinema teve crescimento de ingressos vendidos de 31%. O filme O Homem Aranha de Volta para Casa apresentou o maior público (29%), sendo a principal bilheteria do ano.

Temas relevantes:

Metaverso: É apresentada a síntese do estudo “O potencial do impacto do Metaverso na economia global”, elaborado pelo Analysis Group e aprovado e contratado pela Meta. O estudo investiga a potencial contribuição do metaverso para a atividade econômica global. “Metaverso e as experiências e atividades que ele pretende apoiar ou habilitar já estão em exibição, como realidade aumentada, realidade virtual, realidade mista, blockchain e tokens não fungíveis.

5G: Já está em funcionamento em mais de 70 países. A expectativa de conexões no mundo, ainda em 2022, é de 1 bilhão de pessoas. A implantação no Brasil teve início em julho de 2022, com conclusão prevista para julho de 2029. É estimado que a tecnologia estará disponível para 69 milhões de pessoas (o que representa 33% da população) em julho de 2025. No curto prazo, chama a atenção a 5G TV, as aplicações em gaming e a experiência de eventos. Produtos inteligentes também devem ganhar relevância com a tendência de casa conectada.

E-Commerce: Atingiu R$ 187,2 bilhões em vendas, 27% mais que em 2020, crescendo em todas as regiões do país. O primeiro semestre de 2021 impulsona o crescimento e shoppers concentram suas vendas de segunda a quinta-feira. O frete grátis aumenta a quantidade de pedidos em 10%, totalizando 47% de pedidos no Total E-commerce. Dispositivos móveis intensificam presença, totalizando 59% de todos os pedidos.

OOH – Compra e Resultado: A mídia programática já está consolidada no Brasil e possui todo seu inventário digital conectado nas principais DSPs do mercado, como DV360 e Yahoo, seguindo tendência internacional. O poder de transformar o inventário físico do OOH em uma nova rede de display e vídeo digital automatizada fez com que a DOOH ganhasse proporções consideráveis, tornando-se tendência. E as grandes empresas do segmento tem avançado dia a dia para dispor de seus produtos ao mercado.

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