Programa que elege a melhor casa de chope do Brasil retorna este ano e segue reforçando a excelência da experiência Heineken® no país
O Grupo HEINEKEN anuncia a nova edição do Heineken Masters, programa que capacita e avalia bares e restaurantes em todo o Brasil com o objetivo de reconhecer a melhor casa de chope do país. A iniciativa tem como propósito elevar o padrão de qualidade do serviço, promover conhecimento técnico e consolidar a parceria estratégica da marca com os pontos de venda. Em sua segunda edição, o programa mantém como base o Ritual Star Quality, metodologia global que assegura a entrega do chope ideal ao consumidor, fortalecendo ainda mais o compromisso da Heineken® com a experiência perfeita.
Para participar, os estabelecimentos recebem treinamentos presenciais e passam por um sistema de pontuação rigoroso, que considera critérios como domínio técnico do Ritual Star Quality, apresentação do chope, conhecimento de marca, ambiente, serviço e avaliação dos consumidores. Ao final do programa, os dez melhores bares e restaurantes do Brasil serão celebrados em um evento exclusivo. O grande vencedor receberá R$ 20 mil em bonificações e uma viagem para Amsterdã com direito a acompanhante. Já os estabelecimentos classificados entre o 2º e o 10º lugar também serão premiados, com R$ 10 mil em bonificações cada.
“O Heineken Masters nasceu com a finalidade de potencializar a qualidade do serviço nos bares, fomentando uma cultura de excelência e colaboração entre nossos parceiros. Por meio desse programa, reforçamos o compromisso com treinamentos e parcerias que elevam o padrão de atendimento, beneficiando tanto os pontos de venda quanto o consumidor final. Assim, o cliente pode desfrutar do chope perfeito, com a qualidade e o cuidado que são marca registrada em qualquer bar participante. A edição de 2025 celebra e fortalece essa jornada contínua de aprimoramento e dedicação”, destaca Sylvio Pourchet, diretor de Canais Especiais do Grupo HEINEKEN.
RETROSPECTIVA 2024: Primeira edição marca crescimento nos bares e premia campeão com experiência internacional
A primeira edição do programa, realizada em 2024, reuniu 60 bares e restaurantes de 10 estados brasileiros. O bar Doctor Beer, localizado em Marília (SP), foi eleito a melhor casa de chope do Brasil após se destacar em todas as etapas da avaliação. O resultado foi celebrado em um evento fechado com os finalistas, em outubro de 2024, e premiou o vencedor com uma viagem inesquecível para Amsterdã, além de R$20 mil em bonificações.
“Ganhar o Heineken Masters foi o reconhecimento de um trabalho consistente de mais de uma década em busca da excelência no serviço de chope. A parceria com a Heineken foi fundamental para essa evolução: desde 2012, quando começamos a trabalhar com o chope da marca, fomos aprimorando processos e elevando a experiência dos nossos clientes” afirma Wilson Claro, proprietário do Doctor Beer, após retornar da Holanda.
O prêmio teve um impacto direto na visibilidade e no negócio: o chope, que já era importante, passou a representar entre 70% e 80% das vendas de bebidas alcoólicas da casa. “Para a edição de 2025, os preparativos estão ainda mais intensos. Agora, com o reconhecimento nacional, temos a responsabilidade de manter o padrão que sempre foi nossa prioridade e seguir entregando um serviço de excelência, um chope perfeito de cada vez”, finaliza.
Além do reconhecimento técnico, a campanha teve impacto direto nas vendas dos participantes, com crescimento médio de 25% no volume de chope vendido entre maio e julho de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior. A ação ainda reforçou o papel do Grupo HEINEKEN como parceiro de negócio dos bares e restaurantes, oferecendo capacitação, suporte e visibilidade.
Metodologia Star Quality
Criado para garantir a excelência em cada copo, o Star Quality é parte das ações que englobam uma estratégia do Grupo HEINEKEN que tem como objetivo impulsionar o setor de forma positiva, agregar conhecimento aos estabelecimentos parceiros e, por fim, oferecer a qualidade perfeita ao cliente final desde o seu pedido até o consumo dos produtos.
A metodologia é composta por cinco passos essenciais: copo limpo e gelado; ângulo correto de tiragem; aparar o excesso de espuma com uso da espátula; verificar se a espuma está na linha horizontal “ombro” da estrela; e Apresentação com copo e bolacha de chope Heineken e sempre com a logotipo virado para o cliente. Todos os estabelecimentos participantes do Heineken Masters são treinados com base nesse ritual, garantindo padronização e qualidade em cada experiência.
Os consumidores que desejarem viver a experiência do chope Heineken® servido com excelência podem conferir os bares e restaurantes participantes do Heineken Masters 2025 no Guia Heineken.