A Havainas dá um grande salto na área de varejo e tecnologia e traz uma inovação para o setor de calçados no Brasil, com sua primeira loja com atendimento 100% autônomo, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.
“O formato é inovador e pautado em sustentabilidade e tecnologia. Esse é o primeiro container 100% reciclável e autônomo no mercado fashion do Brasil e que poderá inspirar iniciativas da marca globalmente. Unimos dois projetos da marca em um, as lojas container que já são uma realidade e foram desenvolvidas pelo nosso time de Brasil, e o formato de venda autônomo, idealizado pelo time Global de Havaianas que está sendo testado primeiro aqui no país. Sempre tivemos a inovação como um dos principais pilares de Havaianas e com esse novo modelo de negócios, queremos mostrar que Havaianas pode chegar a ainda mais lugares, pois a loja tem um baixo custo operacional, é fácil de ser replicada e tem um potencial gigante para expandir a presença da marca no Brasil e no mundo, oferecendo uma experiência de compra inovadora e diferenciada para os Havalovers”, comenta, Maria Fernanda Albuquerque, VP de Marketing de Havaianas Global.
A compra na loja é feita de forma 100% digital, rápida e fácil. Basta baixar o aplicativo Havaianas Go (compatível com Android e IOS), fazer um cadastro rápido, ler o QR code na entrada da loja para reconhecimento/login, entrar e escolher os produtos que deseja comprar. Com o app, o consumidor pode adicionar produtos ao carrinho pelo QR code e finalizar as compras. “O ‘Havaianas Go’ foi um app desenvolvido exclusivamente para essa experiência de loja, que concentra totalmente a jornada de usuário de uma forma rápida, simples e autônoma”, complementa Mafê Albuquerque. Toda a tecnologia de compra foi desenvolvida em parceria com a Zaitt, empresa especializada em lojas autônomas.
“Essa é uma loja inteligente. Nosso desafio foi desenvolver tecnologias capazes de dar autonomia, mas principalmente de aprender e se adaptar aos Havalovers, proporcionando um ambiente seguro para as compras. A experiência de compra desenvolvida pela Zaitt envolve tecnologias capazes de compreender o comportamento e necessidade de consumo de cada cliente e sugerir o abastecimento ideal para atender essa necessidade e facilitar a operação. Utilizando algoritmos, machine learning e visão computacional, somos capazes de acompanhar toda a jornada de compra e garantir a segurança dos clientes, da loja e de toda a operação. Queremos, juntos com a Havaianas, levar essa experiência para mais lugares do Brasil e do mundo”, comenta Evandro Maximiano, CEO da Zaitt.
Sustentabilidade
Para reforçar ainda mais a relação de Havaianas com a sustentabilidade, a estrutura da loja é um container feito com aproximadamente 1000 kg de lixo reciclado e toda a estrutura de plástico é feita com material 100% reciclado também. Para completar, o painel de borracha que decora a loja é feito com resíduos fabris e de chinelos coletados no programa Havaianas reCICLO. Além do modelo autônomo, inaugurado no parque Villa-Lobos, em São Paulo, Havaianas tem mais duas lojas containers no formato tradicional, nos estados de Santa Catarina e São Paulo. “Esse modelo de loja é muito versátil, pois pode ser instalado em estacionamentos, parques, praças, praias, metrôs, eventos, e supermercados. Queremos reduzir complexidade, aumentar nossa eficiência e estar em mais pontos de contato com nossos usuários”, encerra Mafê Albuquerque.
#Abramark, #Havaianas, #Zaitt, #Sutentabilidade
Fotos: Ale Virgílio