IAB Brasil lança whitepaper sobre retail media, e-commerce e marketplace como parte da 3ª onda de publicidade digital

O IAB Brasil, associação que tem o objetivo de desenvolver o mercado de publicidade digital no país, anuncia o lançamento do whitepaper “Retail media, e-commerce e marketplaces: a terceira onda da publicidade digital”, que detalha essas três vertentes como tendências importantes para a publicidade digital nos dias atuais.

O whitepaper mapeia o cenário do varejo on-line no Brasil e foi desenvolvido coletivamente pelos membros dos Comitês de UX/Mobile e Retail Media do IAB Brasil, que levantaram as principais características e tendências do setor, criando um material indispensável para o planejamento em mídia on-line para 2023 para negócios e marcas.

O documento “Retail media, e-commerce e marketplaces: a terceira onda da publicidade digital” se insere em um contexto de ascensão dos meios de compra on-line e aumento da presença de dispositivos com algum tipo de conexão com a internet nos domicílios brasileiros. Traz insights relevantes para estratégias de construção de marca e como o retail media – isto é, o posicionamento estratégico de anúncios patrocinados por empresas e marcas em sites e aplicativos de varejistas – pode auxiliar na eficácia das campanhas publicitárias em ambiente digital.

“Onde começa e onde termina o famoso funil de conversão? A ressignificação dos canais de varejo e sua participação cada vez mais ativa na jornada de compra oferece resultados interessantes para os negócios que consideram estas plataformas em suas estratégias de mídia. Ambientes em que as pessoas têm real interesse de compra apresentam um potencial enorme para marcas. O whitepaper é mais uma contribuição do IAB Brasil aos profissionais de publicidade, propaganda e marketing para a elaboração de planejamentos ainda mais assertivos e eficientes”, afirma Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

Alguns dos tópicos abordados no material são a ascensão do retail media neste cenário, novos hábitos comportamentais influenciados pela pandemia que impactam a jornada de consumo, estratégias e investimentos publicitários para este canal, a influência da Black Friday para o varejo on-line, e os principais desafios e perspectivas de crescimento do setor para o futuro.

Sobre vantagens de investir em Retail Media:

O crescimento do e-commerce em 2020 foi impulsionado por uma tríade de bons fatores que incluem a entrada de novos consumidores (29%), o aumento dos pedidos (30%) e o crescimento do ticket médio (8%). Seguindo a lógica, com o aumento da audiência vêm novos investimentos de mídia e – neste ponto, o e-commerce tem se tornado uma plataforma cada vez mais relevante para as estratégias de publicidade on-line.
Cerca de 70% das buscas por produtos em 2020 foram realizadas no e-commerce. Além disso, 7 entre 10 buscas dos produtos mais procurados são genéricas. Neste cenário, torna-se vantajoso investir em publicidade para capturar a atenção do consumidor desde o momento da descoberta.

Sobre oportunidades relacionadas à Black Friday:

Os marketplaces são motores de busca para as compras, somando mais de 60% das buscas totais por produtos durante a Black Friday no país.
E 4 entre 10 compradores começam a pesquisa por produtos, em média, com 60 dias de antecedência à esta data, evidenciando uma oportunidade interessante para marcas durante a jornada de compra, período que antecede o evento.

Estes e muitos outros insights valiosos podem ser encontrados no whitepaper, clique aqui.

O whitepaper lançado pelo IAB Brasil se relaciona com o também recém-lançado relatório Brand Disruption 2022, que tem como foco tendências nos âmbitos da inovação tecnológica e estratégias publicitárias transformadoras e em uma de suas macrotendências destaca o varejo reinventado e o anywhere commerce. Seus principais insights foram apresentados no IAB NEXT 2022, evento on-line e gratuito realizado pelo IAB Brasil em setembro. Clique aqui para ler o relatório completo Brand Disruption.

#Abramark, #IABBrasil

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