Instagram é o principal meio de divulgação das PMEs digitais, aponta pesquisa da Nuvemshop

Já para atendimento ao cliente, o WhatsApp é o preferido dos empreendedores do varejo online

Em 2023, 59,5% das pequenas e médias empresas online utilizaram o Instagram como o principal meio de criação de conteúdo digital para divulgação de sua loja virtual; seguido por WhatsApp (39%), Facebook (38%) e TikTok (22%). É o que aponta o estudo NuvemCommerce 2024, realizado pela Nuvemshop – plataforma para criação de lojas online que é líder na América Latina.

De acordo com Marcela Orlandi, gerente de sucesso do cliente da Nuvemshop, estar inserido no mundo digital através das redes sociais é um dos pontos principais na hora de converter vendas. “A proximidade com os clientes deve ser uma das prioridades do empreendedor, e na maioria dos casos, o primeiro contato se dá através das redes sociais. Manter um padrão de comunicação com características próprias e com a sua identidade visual impacta o público de uma forma única, o que gera interesse, identificação e consequentemente engajamento para as vendas”, afirma Marcela.

Em relação ao atendimento ao cliente, WhatsApp é a opção mais utilizada pelos empreendedores (59%), seguido pelo Instagram (50%) e Facebook (24%). “A manutenção do contato após o primeiro impacto nas redes sociais é extremamente relevante para a fidelização do cliente, assim como a rapidez na resolução das dúvidas e problemas ao atender o consumidor. A jornada de compra do consumidor deve ser entendida e ativada pelo lojista em todos os pontos de contato, bem como inserida em seu planejamento estratégico”, completa Marcela.

Já sobre canais de venda, aproximadamente 87% dos empreendedores utilizaram as redes sociais para comercializar seus produtos, além de sua própria loja online. WhatsApp/Telegram (44%), Instagram Shopping (37%) e Loja do Facebook (22%) estão entre os principais meios utilizados.

Outro ponto mostrado pela pesquisa é sobre campanhas de anúncios pagas, estratégia utilizada por metade dos empreendedores entrevistados, na qual a maioria (60%) utilizou o Instagram Ads e o Facebook Ads. Menos de R$ 300 foi o valor investido por 34%; enquanto outros 13% investiram entre R$ 300 e R$ 1000; e 6,5% entre R$ 1000 e R$ 5000.

Sobre NuvemCommerce
O NuvemCommerce é o estudo anual da Nuvemshop que apresenta um panorama das principais características, desafios e estratégias dos micros, pequenos e médios negócios brasileiros, bem como grandes marcas, que vendem online com loja própria. Além de promover a democratização desses dados, o material indica as principais tendências do e-commerce, apoiando empreendedores de todo o Brasil a tomar as melhores decisões para seu negócio digital. A 9ª edição, publicada em 2024, foi realizada através de pesquisa qualitativa e quantitativa com mais de 1.900 empreendedores brasileiros que utilizam a plataforma da Nuvemshop.

Sobre a Nuvemshop:
A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e tem o compromisso de potencializar e motivar todos os empreendedores a transformarem seus sonhos em histórias que transcendam. Com mais de 120 mil lojas, integra produtos, pagamentos, envios e disponibiliza de um ecossistema com mais de 1.000 parceiros, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. Atualmente, a companhia tem mais de 1.000 colaboradores e escritórios no Brasil, México, Argentina e Colômbia. Em 2021, a empresa se tornou unicórnio no Brasil e adquiriu o Ecommerce na Prática, maior escola e comunidade de e-commerce do mundo; e a Mandaê, plataforma de logística. Em 2022, consolidou novas unidades de negócios: Nuvemshop Next, focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios rapidamente; Nuvem Pago, meio de pagamento para PMEs do e-commerce; e Nuvem Pay, solução de checkout que facilita a jornada de compras. Em 2023 lançou o Nuvem Envio, unidade de negócios especializada em soluções de logística, e adquiriu a Perfit, unidade de negócios focada em automação de marketing.

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