- Prevê-se que investimentos globais com publicidade cresçam 5,1% em 2026
- O montante deve ultrapassar 1 trilhão de dólares pela primeira vez na história
- A Ásia-Pacífico continua sendo a região de crescimento mais rápido, com Índia e China impulsionando significativamente esse avanço
- A previsão é que Brasil cresça 9,1%
A Dentsu divulga hoje o seu relatório bi-anual Ad Spend Forecats com a previsão dos investimentos em publicidade em 2026. Segundo o estudo, os investimentos globais em publicidade devem aumentar 5,1% em 2026, ultrapassando pela primeira vez a marca de 1 trilhão de dólares e superando a expansão projetada de 3,1% da economia global1. À medida que os algoritmos moldam cada vez mais o que as pessoas veem, curtem e compram, as marcas precisam encontrar novas formas de se destacar ou correm o risco de desaparecer da consideração do consumidor. As últimas previsões globais de investimento publicitário da dentsu indicam um mercado entrando na Era Algorítmica, em que a mídia atua como sistema conectivo entre marcas e consumidores, e cada ponto de contato se transforma em um momento para conectar, comprar, compartilhar, experimentar e pertencer.
“O desempenho acima da média do Brasil reflete uma retomada após o ano conservador de 2025, impulsionada por fatores conjunturais como a Copa do Mundo e as Eleições presidenciais. Embora o digital continue crescendo globalmente, no Brasil a televisão tradicional seguirá chamando atenção”, comenta Silvia Visani, Diretora Executiva de Data Insights da Dentsu.
O próximo ano contará com grandes eventos globais, incluindo os Jogos Olímpicos de Inverno, a Copa do Mundo da FIFA e ciclos eleitorais significativos que irão amplificar o engajamento do público em diversos canais. No entanto, o interesse do consumidor está se expandindo muito além dos esportes e entretenimento tradicionais. Quarenta por cento dos consumidores globalmente assistiram a uma série documental sobre esportes no último mês, e metade da Geração Z assiste anime japonês semanalmente — com mais jovens da Geração Z nos Estados Unidos se identificando como fãs de anime do que como fãs das principais ligas esportivas2. Com 42% dos CMOs planejando aumentar o investimento em produção de conteúdo original e patrocínios3, as marcas terão uma tela criativa mais ampla em 2026.
Prevê-se que a região das Américas cresça 5,2% em 2026, alcançando 460,5 bilhões de dólares, com os Estados Unidos registrando alta de 5,0%, impulsionada pela Copa do Mundo e pelas eleições de meio de mandato. O Brasil deve crescer 9,1%, sendo o mercado com maior expansão entre os 12 principais países analisados em destaque pelo relatório, enquanto o Canadá deve avançar 5,4%. A Ásia-Pacífico continua sendo a região mais dinâmica, com crescimento esperado de 5,4%. A China deve crescer 6,1% e a Índia 8,6%, impulsionadas por grandes eventos esportivos e rápida expansão digital. Já a região EMEA deve crescer 4,2%, com o Reino Unido liderando com 5,7%.
A previsão aponta ainda um aumento de investimento na publicidade digital chegando a 6,7% em 2026, representando 68,7% do investimento total. O varejo continua sendo o canal digital de crescimento mais rápido, com alta de 14,1%, seguido por vídeo online (11,5%) e redes sociais (11,4%). A programática deve responder por mais de quatro quintos do investimento digital. Os canais tradicionais também devem apresentar crescimento moderado: televisão (+2,4%), mídia exterior (+4,1%) e cinema (+2,2%). Já a mídia impressa deve registrar queda de 3,0% em 2026.
A Tecnologia (+10.3%), impulsionada por lançamentos de produtos baseados em IA e inovação em ecossistemas conectados, deve ser o setor de crescimento mais rápido em 2026, seguido de perto pelo setor governamental, social, político e organizacional (+10,1%) e pelo setor de bebidas (+10,1%).4
Veja o estudo completo aqui: Global Ad Spend Forecasts Dec 2025








