Com o propósito de entregar soluções em comunicação de saúde ainda mais assertivas, integradas e eficazes, o IPG Health Brasil apresenta ao mercado brasileiro a nova estrutura da operação MedComms & Speacialties Agencies. A área se propõe a integrar e ampliar os serviços técnicos-científicos que já fazem parte de todo ecossistema do grupo, que inclui hoje no país, em um modelo de arquitetura aberta, as agências McCann Health e FCB Health. A operação será liderada por Ricardo Takahashi, nomeado diretor da unidade dentro do grupo IPG Health Brasil. O executivo, que atua no segmento há mais de 17 anos, faz parte do grupo de gestores da McCann Health desde 2016, respondendo diretamente a João Consorte, hoje presidente do IPG Health.
Esse movimento faz parte de um dos principais objetivos globais do IPG Health: fortalecer o pilar ciência, integrando-o com os demais pilares (criação, estratégia, tecnologia e data) em suas agências para o desenvolvimento de campanhas, serviços e produtos especializados em profissionais da saúde e no paciente. Por meio de uma equipe multidisciplinar – que integra de profissionais da saúde a estrategistas, criativos, mídia, UXs, engenheiros de dados, desenvolvedores, jornalistas, entre outros – a operação de MedComms & Specialties Agencies tem como propósito “tornar a ciência compreensível e ao alcance de todos”, ao oferecer serviços especializados, como plataformas de educação médica, programas de suporte ao paciente e a promoção de medicamento dirigida a médicos.
“Uma área como MedComms & Speacialties Agencies exige uma liderança como Ricardo Takahashi, que conhece profundamente o ecossistema da saúde, assim como as implicações entre os diversos segmentos de negócios, além de estar atento e atualizado sobre tudo o que possa impactar do ponto de vista de inovação, tecnologia e criatividade”, afirma Consorte. “Dominar a arte de transformar ciência em consciência é a nossa missão, e liderar uma equipe multidisciplinar e apaixonada pelo que faz será uma honra muito grande para mim”, destaca Takahashi.
Os serviços da operação liderada por ele estão divididos em quatro pilares: Medical Affairs (Educação Médica); Publicações Científicas; Promoção de medicamentos; e Programa de Suporte ao Paciente; eles serão realizados para empresas e instituições do segmento de saúde, principalmente para indústria farmacêutica, sociedades médicas, associações de pacientes, escolas de medicina, operadoras de saúde e instituições e marcas interessadas no tema. Além disso, trata-se de uma operação que tem um forte compromisso com a inovação, e busca soluções e alternativas que incluem Inteligência Artificial (para auxiliar as decisões de tratamento), BlockChain (para combate à fakenews e a favor da centralização de dados da saúde do paciente); WEB 3.0, Metaverso e MESH (que prometem revolucionar a forma como os médicos aprendem e a ampliar a gama de possibilidade para os pacientes entenderem suas condições e possibilidades de tratamento).
Com a operação, o Brasil passa a fazer parte do Global Scientific Council (GSC), da rede. O GSC conta com mais de 450 profissionais da saúde, PhDs, médicos, farmacêuticos, profissionais da saúde, estando conectado globalmente para tornar mais precisa e ágil a troca de informações relacionadas à ciência da saúde.
Essa atuação exige responsabilidade, além da apuração profunda e constante de informações de saúde, tanto por meio da avaliação de estudos clínicos como de dados científicos. Para ele, a comunicação sempre foi uma importante aliada da ciência. “Tão importante quanto descobrir a cura de doenças ou a vacina para evitar uma pandemia é comunicar o feito de uma forma clara, rápida e cientificamente comprovada, seja para profissionais da saúde que irão administrar o medicamento e seus efeitos, seja para as instituições que decidirão sobre a compra, seja para o paciente que se beneficiará da descoberta”, afirma Takahashi. “Nosso time tem claro o papel fundamental que a comunicação tem na saúde das pessoas, e exercê-la sem base em ciência é uma forma leviana de tratar o bem mais precioso que temos: a vida”, complementa.
IPG Health
Em junho deste ano, o IPG Health anunciou sua nova estrutura de liderança para o Brasil e demais países da América Latina, na qual a configuração segue com o objetivo de apoiar seu crescimento e expansão. Líder do grupo na região, João Consorte, que também continua à frente de suas funções como CEO da McCann Health no Brasil, reforça que todas as movimentações do grupo – hoje com mais de 5.000 colaboradores ao redor do mundo, distribuídos em 45 agências especializadas – são conduzidas sob o olhar de ampliar sua atuação na comunicação e no marketing de saúde. “Todos os nossos passos são dados com o propósito de traçar jornadas e experiências inovadoras, por meio de campanhas e ações responsáveis e transparentes, para médicos, pacientes e para a população em geral, sempre favorecendo a democratização dessa comunicação de saúde, até porque, ao final, lidar com a saúde é lidar com o que há de mais importante na vida das pessoas”, conclui.
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