Maria Estela Novaes, diretora de estratégias para PMEs do Itaú Unibanco | Crédito: Itaú Unibanco/Divulgação
Desenhado para atender às necessidades reais dos líderes das PMEs, o programa valoriza o relacionamento das empresas com o banco e transforma suas conquistas e evoluções em benefícios reais, com incentivos que impactam na gestão e crescimento dos negócios
O Itaú Empresas lança o primeiro programa de relacionamento do setor financeiro brasileiro voltado para o público PJ, o Mais Vantagens. Criado para reconhecer a evolução dos negócios e fortalecer a parceria com empreendedores, ele transforma cada etapa da jornada da empresa em conquistas que são traduzidas em benefícios relevantes, personalizados e progressivos, 100% integrado ao app Itaú Empresas. A novidade é mais um dos atributos da proposta de valor do segmento, com a oferta de parceria estratégica e soluções financeiras sob medida para PMEs em busca de ser o principal aliado do empresário no crescimento saudável de seus negócios.
“O Itaú Empresas consolidou nos últimos anos uma forma de atuar que se diferencia no mercado. Estruturamos um modelo que alia proximidade, personalização e inteligência de dados para apoiar as empresas em todas as fases do seu crescimento, atendendo desde as demandas operacionais até as mais estruturadas das PMEs. Agora, reforçamos essa atuação ao reconhecer o engajamento dos nossos clientes, valorizando sua confiança e criando uma relação ainda mais profunda e sustentável, que reconhece sua ambição de crescimento e trajetória, oferecendo a estrutura para que elas cresçam e investe no seu futuro”, explica Maria Estela Novaes, diretora de estratégias para PMEs do Itaú Unibanco.
Estudos do banco apontam ganhos relevantes para as empresas que concentram seus negócios com o Itaú, tornando seu dia a dia mais leve em relação aos clientes que distribuem seu relacionamento financeiro entre diferentes bancos. “A necessidade de relacionamento com múltiplas instituições tende a aumentar a complexidade do dia a dia do empresário em tarefas como gestão de crédito, conciliação de pagamentos, resolução de problemas, negociação de preços, entre outros. Clientes que concentram seus negócios conosco, gastam até 70% menos tempo a estas atividades, permitindo maior dedicação a gestão do seu negócio”, complementa Maria Estela.
O novo programa de relacionamento possui uma dinâmica simples: ao usar produtos e serviços do banco, os clientes acumulam passos e avançam níveis, desbloqueando benefícios personalizados e progressivos. Para tornar o programa mais simples e intuitivo, a cada cliente é apresentada uma série de oportunidades de negócios presentes no seu dia a dia, como pagamentos, recebimentos, aplicações financeiras e uso do Pix, e como cada oportunidade se traduz em passos e progressão de nível.
O programa foi desenhado a partir de entrevistas e pesquisas com mais de mil empresários em todo o Brasil, garantindo que os benefícios atendam necessidades de diferentes setores, como comércio, serviços e indústria. Sua criação acontece na esteira do sucesso do Minhas Vantagens, programa de relacionamento de pessoas físicas que alcançou altos índices de engajamento e serviu de inspiração para a criação de uma dinâmica semelhante voltada ao público PJ. No futuro, os dois programas devem ser integrados, consolidando um ecossistema unificado de reconhecimento e benefícios dentro do Itaú, focado nas necessidades do cliente – e permitindo que ele utilize seu relacionamento com o banco para obter vantagens no CPF ou no CNPJ, conforme seu objetivo do momento.
Como funciona
São cinco níveis de relacionamento, que oferecem benefícios alinhados ao perfil e às necessidades de cada empresa. Eles vão desde descontos e isenções parciais ou totais – incluindo produtos como Pix, emissão de boletos, laranjinha e cartão de crédito – até vantagens além do relacionamento bancário e experiências de negócio, como vouchers para despesas administrativas (em postos de combustíveis e supermercados) e acesso a eventos de capacitação e networking. Também estão previstas vantagens estendidas a funcionários, como descontos em serviços de bem-estar e educação. Tudo isso com gestão prática pelo app Itaú Empresas, garantindo que cada benefício faça sentido para o tipo de negócio, segmento do cliente e porte da empresa.
A iniciativa representa uma alavanca estratégica para o negócio, ao reconhecer a principalidade e o engajamento dos clientes como pilares centrais de valor, transformando essa relação em benefícios relevantes, moldados a partir do feedback e das necessidades reais dos empreendedores. Por isso, o modelo foi estruturado de forma que empresas de diferentes portes tenham condições de evoluir até o nível máximo do programa, com missões adaptadas ao perfil de cada cliente, e uma dinâmica de gamificação que torna intuitiva e clara a mecânica de ganho.
O Mais Vantagens é mais um dos atributos de uma proposta de valor de sucesso com impactos relevantes nos negócios: um estudo recente realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que empresas que têm acesso a atendimento consultivo e soluções como as oferecidas pelo Itaú Empresas têm 30% mais chances de permanecerem ativas após 5 anos, um impacto considerável que se estende para a economia do país.
Atualmente disponível para cerca de 600 mil clientes – com adesão pelo app Itaú Empresas – o programa será ampliado gradualmente ao longo do próximo ano, alcançando todo o universo de PMEs atendidas pelo banco.









