Acaba de chegar ao mercado o Resenha Digital Clube, network de canais digitais ligados ao futebol. A empresa que une conteúdo digital e esporte é uma iniciativa do jornalista Ivan Moré junto a Spark, powerhouse de marketing de influência, e aos empresários Gabryel Strauch e Leandro Gléria, que será o Diretor Geral da operação com escritório em São Paulo.
A network já nasce com uma audiência que ultrapassa os 20 milhões de seguidores nas redes sociais, sendo 85% deles homens entre 18-34 anos distribuídos entre todas as regiões do país. Fazem parte da rede mais de 25 perfis de Instagram e TikTok, entre eles, “Esse Dia Foi Louco”, “Trairagem FC”, “Bola Fora Oficial”, “FuteOusadia”, “Curiosidade da Bola”, “Viciados em Futebol” e “Dona Lucia Hexa”.
“O Resenha é uma redação digital onde cada perfil exerce o papel de um repórter 3.0 trazendo notícias, repercutindo fatos em tempo real, criando memes e provocações com uma linguagem descontraída que gera engajamento com o público que consome futebol. Estou muito feliz em empreender unido duas paixões: o digital e o esporte”, revela o jornalista.
A mediatech planeja faturar R$ 20 milhões no primeiro ano provenientes de projetos de conteúdos para marcas que almejam fomentar conversas a partir dos perfis nas redes sociais. A criação de um canal próprio de conteúdo englobando podcast, canal de Youtube e outras frentes como eventos ao vivo com a chancela Resenha também está previsto no plano de negócios.
“Independente se futebol é o tema da campanha, o Resenha é uma vertical de conteúdo que possibilita às marcas atingirem um target majoritariamente masculino através de perfis nativos digitais que se destacam pela sua habilidade de gerar engajamento e fomentar conversas unindo esporte e entretenimento”, diz Raphael Pinho, CEO da Spark.
A empresa passa a fazer a gestão comercial e de imagem dos perfis, em um escopo que envolve apoiar a definição de posicionamento, estruturação de narrativa, curadoria e suporte para produção de conteúdo e representação e apoio junto às plataformas sociais buscando melhores resultados e boas práticas. Além disso, cabe ao Resenha também a gestão com imprensa, apoio jurídico e a criação de projetos customizados para marcas, entre eles, um especial de Copa do Mundo.
A rede de perfis já fez sua estreia nos gramados este mês em projeto junto a marca de desodorantes Rexona, da Unilever. A campanha contou com a força de 15 criadores da network para divulgarem o projeto social “Peri Além dos Limites”, que é estrelado pelo jogador Gabriel Jesus e quer inspirar milhões de jovens a desafiar seus próprios limites para conquistarem seus sonhos. “Fizemos um verdadeiro ataque em bloco; foram 15 perfis postando ao mesmo tempo com um total de mais de 50 conteúdos. Geramos 2 milhões de impactos e mais de 100 mil interações, com alguns formatos de conteúdo dando em média 10% de engajamento, o que é bem acima do padrão”, diz Leandro Gléria, Diretor Geral da operação, que construiu sua carreira no mercado cervejeiro, passando por Ambev, Brasil Kirin e Heineken.
Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o futebol movimenta R$ 16 bilhões por ano, tendo 40 milhões de praticantes no Brasil, 800 clubes profissionais, 13 mil times amadores e 11 mil atletas federados no país.
#Abramark, #Spark, #IvanMore, #ResenhaNetwork