As doenças inflamatórias intestinais (DIIs), como a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn, fazem parte do dia a dia de mais de 5 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a prevalência dessas doenças varia de 12 a 55 pessoas para cada 100 mil habitantes, na sua maioria homens e mulheres jovens no auge da fase mais produtiva, entre 15 e 40 anos. E Maio Roxo foi a maneira encontrada para alertar sobre essas doenças, já que no dia 19 deste mês comemora-se o Dia Mundial de Conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais. Para trazer visibilidade ao tema, informar a sociedade sobre os sinais da doença, incentivar o diagnóstico precoce e a busca por atendimento médico especializado, a Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, coloca no ar a campanha #SigaSemPausa, pelo terceiro ano consecutivo. Desta vez, com a colab com FreeCô, marca de bloqueador de odores sanitários, que lançou uma edição especial limitada do produto com fragrância violeta, tema da campanha Siga Sem Pausa, para marcar o Maio Roxo.
“A figura da violeta reforça a mensagem ao paciente e a sociedade de que tratando a doença, é possível seguir a vida sem pausa, uma vez que essa planta floresce o ano todo, sem interrupções, mas para isso precisa ser regada e cuidada constantemente”, explica Luciana Sobral, diretora de Comunicação e Public Affairs da Janssen.
“Com uma estratégia de comunicação 360, queremos ampliar a conexão com a sociedade e o conhecimento sobre as DIIs por todo Brasil, pois acreditamos que por meio da informação clara e científica podemos contribuir para a melhora da qualidade de vida dos pacientes”, declara Luciana Sobral.
Para as pessoas que têm a doença, mas ainda não identificaram os sinais, um local relacionado aos principais sintomas das DIIs será utilizado como alerta e conscientização: o banheiro. De maneira leve e educativa, as pessoas terão acesso a mensagens sobre os sintomas, a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. A ação de comunicação nos banheiros acontecerá em São Paulo, Fortaleza, Brasília e Salvador. “É preciso desmistificar as DIIs e empoderar os pacientes e profissionais de saúde. Falar abertamente sobre o problema e trocar experiências é o primeiro passo”, enfatiza o Dr. Rogério Saad, médico coloproctologista e presidente do GEDIIB.
Conteúdos educativos nas redes sociais da Janssen e a parceria com influenciadores estratégicos completam o hub de informações da campanha, que conta com apoio da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e da Doença de Crohn (ABCD), da Associação Nacional dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII Brasil), Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais (ALEMDII).
Guia multidisciplinar para os pacientes
Os sinais físicos das DIIs refletem na saúde emocional e na alimentação, por isso a necessidade do acompanhamento multidisciplinar, além da terapia medicamentosa. Lançado em 2021 com o apoio científico do GEDIIB (Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil), a campanha Siga Sem Pausa destaca ainda o Guia de Saúde Integral: Para viver por inteiro e seguir sem pausas, disponível para download gratuito no site da campanha. O material aborda temas fundamentais aos pacientes como a necessidade da rede de apoio, cuidados com a mente e emoções, dicas nutricionais, além de um diário para registro da rotina, evolução dos cuidados e dúvidas a serem sanadas nas consultas médicas.
Assista ao vídeo da campanha divulgado nas redes sociais:
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