“Te encontro em BH” busca fortalecer a capital mineira como destino turístico de lazer e negócios, destacando sua essência vibrante, criativa e acolhedora
Belo Horizonte acaba de lançar sua nova marca turística. Criada pela agência Lápis Raro, o projeto surge para divulgar a capital mineira como destino turístico de lazer e negócios, orientando as estratégias de comunicação e marketing da Prefeitura. A ideia é apresentar Belo Horizonte para o mundo como um destino contemporâneo, hospitaleiro e vibrante.
Como ponto de partida da iniciativa, agência e Prefeitura encomendaram um extenso estudo ao Instituto Mercadológica, que ouviu moradores, belo-horizontinos ausentes, turistas de lazer e negócios, atores da indústria do turismo nacional e até pessoas que nunca estiveram na cidade. O objetivo foi entender a percepção desses grupos sobre o que melhor representa Belo Horizonte e as associações emocionais sobre a cidade e seus símbolos.
“Foi muito rico ouvir um público tão diverso, que nos trouxe insights importantes sobre a imagem da cidade e seus habitantes e sobre seu potencial de atração. Fizemos também um benchmarking bem amplo, estudando outras experiências bem sucedidas de place branding, como Amsterdam, Porto, Bolonha e Nova Iorque e tudo isso virou insumo para a equipe criativa” relata Juliana Sampaio, gerente de planejamento da Lápis Raro.
“Desde o início, focamos em uma marca que fosse além do nome da cidade e tivesse força de manifesto. Que não se fixasse apenas em um ícone e trouxesse essa ideia de movimento, acolhimento e hospitalidade. Outro desafio estava exatamente no nome: Belo Horizonte ou BH? Escolhemos usar os dois: Belo Horizonte é lugar, BH é sentimento. É nessa esquina que a cidade se encontra. Nossa marca é um convite.”, conta Cris Cortez, CCO da Lápis Raro.
A nova marca reflete a essência vibrante, criativa e acolhedora de BH, visão compartilhada por todos os grupos pesquisados. Em breve, toda a identidade será colocada em domínio público, para que possa ser incorporada pelo trade turístico, como hotéis, bares, restaurantes e outros empreendimentos, além de ser utilizada em feiras internacionais, eventos estratégicos e grandes momentos como Carnaval e a Copa do Mundo Feminina de 2027, da qual BH será uma das sedes.
Ficha técnica:
Presidente: Carla Madeira
CEO: Grasiela Scalioni
CCO: Cris Cortez
Diretora de criação: Márcia Lima
Head de criação: Rodrigo Simão
Designer: Márcio Barbalho
Criação: Márcio Barbalho, Márcia Lima, Cris Cortez, Tallmo Olyver
Gerente de marca: Luiza Romano
Atendimento: Walter Couto
Gerente de planejamento: Juliana Sampaio
Planejamento: Victor Lara
Gerente de conteúdos e canais: Carolina Zanco
Head de conteúdo: Anna Santana
Conteúdo: Ítalo Mendes e Lucas dos Santos Oliveira
Diretora de mídia e Negócios: Cláudia Brandão
Mídia: Matheus Mascarenhas e Ana Amélia
Finalização: Ibraim Moreira e Angélica Bustamante
Gerente de operações: Iuly Macari
Operações: Gabriella Pinheiro
Revisão: Adair Fernandes
Head de produção gráfica: Éder Milani
Produção gráfica: Maria Oliveira
Head de produção eletrônica: Suzana Latini
Produção eletrônica: Henrique David
Vídeo: Tropical Filmes
Áudio: Yep Produtora de Som Ltda
Aprovação: Giuliano Fonseca, Anunciata Camila e Roberto Gualberto