Do campo ao pacote em até 48 horas e com batata de verdade: é assim que as batatas LAY’S® saem das fábricas PepsiCo diretamente para os centros de distribuição em todo o país. Em sua nova campanha, a marca apresenta aos consumidores e consumidoras o cuidado de sua produção e oferece a possibilidade de conhecerem alguns dos produtores que estão por trás das batatas, reforçando histórias verdadeiras de quem cultiva a matéria prima usada nos snacks.
O filme da campanha “Do campo ao pacote”, desenvolvida pela AlmapBBDO, foi gravado nos campos dos produtores da PepsiCo, no estado de São Paulo, e mostra o carinho no cultivo do ingrediente, além do compromisso com a qualidade de cada batata colhida para se tornar uma LAY’S®. Acima de tudo, o propósito da campanha é simples: desmistificar e humanizar o produto, mostrando que LAY’S® Clássica é feita apenas com três ingredientes – batata de verdade, óleo e sal – e por pessoas de verdade. Um processo simples e com muita qualidade, sem mistério.
Desde os produtores rurais, aos motoristas de caminhões e times de produção da fábrica, a marca destaca como LAY’S® é feita com batata de verdade, por pessoas de verdade, em um tom de voz divertido. No vídeo da campanha, os “atores” são justamente os responsáveis por plantar, cultivar e colher a matéria-prima de altíssima qualidade usada na produção dos snacks.
“Em conversa com consumidores e consumidoras entendemos que é valiosa a informação de que nossa LAY’S® é batata de verdade e que nossa Lay’s Clássica é feita somente com batata, óleo e sal. Então, fizemos a brincadeira de que nossa receita é tão simples que nem precisamos de atores para explicar, e que nossos fazendeiros e fazendeiras podem fazer isso. Afinal, ninguém melhor do que eles, que são apaixonados e sabem tudo de batata”, comenta Cecilia Dias, Vice-Presidente de Marketing para Salty, da PepsiCo Brasil.
Ainda com o intuito de mostrar a origem do snack, a campanha traz, em edição limitada, embalagens especiais estrelando os produtores rurais responsáveis pelo cultivo das batatas, além da possibilidade de, por meio de um código impresso na embalagem, acessar o site que conta mais sobre os estados brasileiros e as famílias responsáveis pela produção de batatas para a PepsiCo. Em tom bem-humorado, o site e as redes sociais da marca vão apresentar, ao longo dos próximos meses, conteúdos em que os produtores são as grandes estrelas que contam curiosidades sobre a cadeia produtiva do campo até o pacote.
“Cada pacote de LAY’S® é produzido em uma cadeia de valor de impacto socioambiental positivo pensada de ponta a ponta, é o nosso programa pep+: do agro até o uso e o pós-consumo das nossas embalagens para entregarmos o máximo de sabor e crocância do produto. A campanha “Do Campo ao Pacote” é um momento importante para a nossa marca continuar essa história saborosa e com propósito”, comenta Ricardo Galvão, diretor de Agronegócios PepsiCo Brasil Alimentos.
A marca ainda conta com o desdobramento das principais mensagens da campanha nas redes sociais, com a participação de influenciadores no TikTok e Instagram, como Caio Afiune, que se tornou famoso por sua personalidade simples de “agro boy”, ao participar de um reality show em 2021. Os conteúdos contemplam desde curiosidades sobre o processo de produção à ocasião de consumo do produto, para gerar conexão com o consumidor.
Tecnologia e cultivo de batatas
Ao longo das últimas décadas, a PepsiCo vem realizando uma série de investimentos com o objetivo de tornar suas práticas agrícolas cada vez mais tecnológicas e com impacto ambiental positivo. Em 2021, a empresa introduziu uma transformação estratégica de ponta a ponta, colocando a sustentabilidade e as pessoas no centro de tudo o que faz, denominada pep+ (PepsiCo Positive). Por meio desta estratégia, a empresa avançou a tecnologia em várias frentes para melhorar o impacto ambiental do seu cultivo de batata, ao mesmo tempo que ajuda os agricultores a melhorar os seus meios de subsistência. Isto inclui apoiar os agricultores com conhecimentos especializados para permitir a adoção de iniciativas que procuram preservar e regenerar os solos e os ecossistemas, bem como reduzir a utilização de água limpa e de insumos agrícolas.
Um exemplo disso é a conexão dos campos de batata com estações meteorológicas e monitoramento feito com drones, sensores de solo e todo o processo da colheita até a chegada na fábrica sendo rastreado por um dispositivo chamado de batata eletrônica.
A batata eletrônica tem o mesmo peso e tamanho de uma batata normal. O equipamento mede o impacto que as batatas sofrem durante todo seu percurso e serve para melhorar a colheita e transporte, evitando que a batata sofra danos mecânicos e melhorando, assim, a qualidade final do produto.
A PepsiCo também busca reduzir o uso de água limpa no cultivo da batata e, após a implementação de melhorias na lavagem dos tubérculos, foi possível diminuir em 28% o consumo médio de água em nove beneficiadoras de batatas parceiras. Isso representa uma redução de aproximadamente 45 milhões de litros de água ao ano, durante o processo de beneficiamento da batata fornecida à PepsiCo. Esse volume é equivalente ao consumo de uma cidade de 225 mil habitantes por 1 dia, ou 18 piscinas olímpicas. Ainda em 2023, as práticas serão levadas para mais oito estações de beneficiamento de batata. O objetivo da companhia é mapear e implementar outras boas práticas possíveis para contribuir ainda mais com a redução do consumo de água e implementação de práticas mais sustentáveis junto aos fornecedores no próximo ano.
A PepsiCo é uma das maiores compradoras de produtos agrícolas do Brasil – só de batata, são compradas por ano 125 mil toneladas (35% do volume total do mercado de batata destinado para chips), provenientes de produtores de 6 estados brasileiros – Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todos os dias, a PepsiCo planta e colhe batata em algum lugar do Brasil, em uma área do tamanho de aproximadamente 14 campos de futebol. São aproximadamente 300 campos de produção de batata por ano e, em toda a cadeia, gera 2.000 empregos diretos e 5.000 indiretos no Brasil.
Assista:
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FICHA TÉCNICA CAMPANHA LAY’S Farm To Pack
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: PepsiCo
Título: “Farm to pack”
Produto: LAY’S® CLássica
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches, Pernil
Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama
Criação: Alexandre Freire, Rafa Reis, Victor Laars, Isac Neto
Atendimento: Fernanda Tedde, Tatiana Vidonscky, Marcus Avena, Shedia Marzouk e Marya Moura
Planejamento: João Gabriel Fernandes, Maria Claudia Conde, Erika Moulin, João Victor Cavalcante, Isabela Crajoinas
Estratégia de Conteúdo Digital: Guilherme Salgado e Ingrid Ramos dos Santos
Head of Creative Technology: Lilian Cavallini
Project Lead: Sabrina Ramiles
Project Manager: Luan Henriques
Produtora: UmStudio Motion & Code
Revisão: Eliana Pavan
Aprovação do cliente: Mariana Barone e Caroline Levy
Play 9
Gerente Comercial: Tatiana Fontanelli
Planejamento Criativo: Isabella Marques e Leticia Prada
Gerente de Projetos: Julia Passos
Especialista de Relacionamento: Camilla Provenzano
Analista de Relacionamento: Danilo Ferreira
Art Buyer: Tereza Setti, Ana Cecilia da Costa
Produção Gráfica
Produtor Gráfico: José Roberto
Coordenação Produção Gráfica: Rose Ribeiro
Tratamento de Imagem: Sérgio Luis Facundini
Produção Fotografia
Fotografia: Gustavo Lacerda
Produtora executiva: Superimages
Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas, Charles Nobili e Paula Buzzi
Produtora: Fantástica Filmes
Direção de Cena: Marlon Klug
Direção de Fotografia: Felipe Hermini
Direção de Arte: Annik Maas Gasques
Assistentes de Direção: Vitor Gerbaudo
Produção Executiva: Herminio Vinholi Jr
Gerente de Projetos: Ana Maria Sequinel
Coordenação de Produção: Marina Rossignoli
Supervisão de Produção: Karine Barros
Direção de Produção: Thiago Freire (Biscuvita)
Produção: Marcela Kozinski e Wagner Ramos (Biscuvita)
Produção de Figurino: Giovanna Marcondes
Elenco (Produtores de Batata Lay’s): Marcelo Ismael Cazarotto, Fabio Soczek, Hylkia Joostina Kugler, José Theodoro Swart e João Paulo Ostapovski De Oliveira
Coordenação Geral de Pós-produção: Maguilla e Renata Peterllini
Montagem: Emanoel Maciel e Marlon Klug
Finalização: NITS LAB
DIT: Rafael Lopes
Colorista: Rodrigo Bodstein
Produtora de Som: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler
Produtor Musical: James Feeler e Guga
Engenheiro de som: Fernanda Galetti, Otávio Bertolo, Sanjai Cardoso
Coordenação: Julianna Zuppo e Letícia Nunes
Atendimento: Kiki Eisenbraun e Hingrit Nistche
Ampfy
Gestão de mídia: Camila Costa e Bruna Meta
Planejamento de mídia: Carolina Vartanian e Mariana Correa
Operação de mídia: Fernanda Oshiro
Data Intelligence: Douglas de Oliveira e Isadora Alves
InPress Porter Novelli
Diretora de conta: Thais Szpigel
Gerente de conta: Camila de Paula
Time de Atendimento: Vivian Fróes, Thais Benica e Vinicius Redaelli.