São mais de 3.300 redes de franquias espalhadas pelo Brasil e o destaque maior ficou com os segmentos de Alimentação-Food Service, Saúde Beleza e Bem-Estar, e Hotelaria e Turismo; Touti conquista a 7ª posição no ranking entre as 20 maiores microfranquias do país
O ano de 2023 foi excelente para quem optou em investir no franchising no Brasil. É o que mostrou o relatório divulgado na tarde de quinta-feira (08/02) pela Associação Brasileira de Franchising durante a Pesquisa de desempenho do setor de franchising.
O setor arrecadou R$ 240,6 bilhões, com crescimento final de 13,8%, comparado a 2022. O número de operações encerrou o ano com 195.862 unidades, um aumento de 7,8%. Enquanto o número de redes saltou 7,6%, encerrando 2023 com 3.311 redes de franquias.
Entre os segmentos que mais cresceram, o destaque ficou por conta da Alimentação – Food Service com 46.939 operações, um aumento de 17,9% comparado com o ano passado. O segmento foi impulsionado pelo delivery que esteve em alta; retomada presencial; alta do ticket-médio; novos modelos e formatos focados em conveniência e tecnologia com foco em aumento de produtividade.
Logo atrás vêm Saúde, Beleza e Bem-Estar com 55.647 unidades (17,5%), puxado pelas mudanças dos hábitos do consumidor; maturidade das marcas e seus franqueados subsegmentados; cuidados pessoais, óticas, odontologia, farmácias e estética. Enquanto que Hotelaria e Turismo ocupa o terceiro lugar com 11.510 unidades (16,4%).
O setor segue em desenvolvimento com saldo bastante positivo entre abertura e fechamento de operações. Ainda segundo a pesquisa da ABF, o aumento de novas operações alcançou 17,3%, enquanto 5,9% das unidades fecharam suas portas, e 4,3% tiveram repasse de franquias.
Outro ponto importante é que mais de 1,7 milhão de brasileiros estão empregados dentro desse mercado de franchising, o que mostra como o setor se tornou uma indústria intensiva em mão de obra.
O que esperar de 2024
A Associação Brasileira de Franchising projeta para 2024 um crescimento de 10% no faturamento; 5,5% em unidades; 5% em redes e de 5,5% no número de empregados diretos do setor.
Maiores franquias do Brasil
A ABF também aproveitou para divulgar o ranking das 50 maiores redes de franquias por unidades no Brasil com investimento acima de R$ 135 mil. A rede Cacau Show apareceu na liderança com 4.216 pontos instalados e crescimento de 10,7% em relação ao ano anterior. Logo em seguida vem O Boticário e McDonald ‘s, que foram segundo e terceiro colocados, respectivamente, em 2023.
A novidade ficou por conta da divulgação das 20 maiores microfranquias por número de unidades. A Market4u conquistou o 1º lugar com 2.100 unidades.
Todos os segmentos crescem
No balanço de 2023, os 11 segmentos classificados pela Associação Brasileira de Franchising apresentaram crescimento em relação ao ano anterior. Conheça algumas redes de franquias que acompanharam esse crescimento:
AF Crédito Soluções Financeiras: com atuação no mercado de seguros e créditos com a possibilidade de ganhos imediatos, a marca atua com três modelos de negócios: home office, loja física, além de oferecer o modelo totem, um sistema para pagamentos de contas como água, luz, telefone, etc através do cartão de crédito podendo ser à vista ou de forma parcelada. A rede possui investimento a partir de R$ 24 mil e já soma 200 unidades em operação.
Crepefy: marca especializada no modelo europeu de crepe francês, com uma ampla variedade de crepes doces e salgados com mais de 30 sabores no cardápio. Ela é a única creperia que consegue dar experiência de marca em três momentos de consumo diferentes: balcão (loja física), delivery e eventos corporativos. Possui três formatos de negócios: loja de rua, quiosque e container, com investimento inicial a partir de R$ 75 mil, além de contar com mais de 70 lojas comercializadas.
FiChips Food: franquia brasileira de fast-food de prato especializado na culinária do Reino Unido, que nasceu como o primeiro fast-food de filé de peixe empanado com batatas fritas do Brasil. A franquia trabalha com seis modelos de negócios: delivery para cidades até 50 mil habitantes, container, shopping, quiosque e dois formatos de loja de rua estilo pub, com investimento inicial a partir de R$ 162 mil e mais de 30 unidades pelo Brasil.
Gigatron Franchising: se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Com o uso de uma metodologia própria, o crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP – impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede possui três modelos de negócios: Plano Habitacional, Cloud e Software Premium, além de mais de 60 unidades.
Grupo Acolher e Cuidar Franchising: com foco na realização da prestação de serviços domiciliares em saúde através do atendimento de cuidador de idosos, a rede atua no ramo de home care em atendimento de pacientes com necessidades de cuidados de baixa, média e alta complexidade. São disponibilizados três modelos de franquias: unidade fit, premium e home care, com investimento a partir de R$ 77 mil. A rede que entrou para o franchising em 2021 já soma 11 unidades.
Instituto Visão Solidária: focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível. A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais. São mais de dois mil modelos de armações com preço único de R$ 49,99 (na compra do óculos completo). A marca já cresceu mais de 300% somente em 2023 e hoje soma 59 lojas físicas pelo país, com investimento inicial a partir de R$ 190 mil.
Power Mais Energia Fotovoltaica: especializada na comercialização de placas solares, o franqueado não se preocupa com nenhuma etapa do processo após a venda, tudo é feito por intermédio da matriz, garantindo um padrão de qualidade em todo Brasil. Atualmente, a rede disponibiliza dois modelos de negócio: home office e standard, com investimento inicial a partir de R$ 19.990. Já são mais de 120 unidades ativas.
SK Steakhouse: possui um cardápio variado, com carnes especiais de cortes nobres, além de diversos acompanhamentos, porções, sobremesas e também bebidas. O negócio foi criado pelos ex-atletas Fábio Simplício e Wellington Santos (Branquinho), ideal para shopping centers e também no formato dark kitchen, com investimento a partir de R$ 170 mil. A marca é um dos points gastronômicos mais requisitados com sabor de churrascaria com cortes nobres e agilidade de fast-food e acaba de entrar para o mercado de franchising.
Solário: com a tradição de mais de 30 anos de mercado oferecendo um amplo leque de opções e sempre trazendo novidades em piscinas de fibra, spas, sistemas filtrantes e acessórios em geral. Em 2017 a marca entrou para o mercado de franchising e hoje está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil, além de somar três parques industriais em SP, BA e GO, e um em construção no PA. A rede não solicita taxa de franquia e royalties, apenas investimento para instalação e capital de giro no total de R$ 107 mil, e conta com mais de 50 operações.
Touti: nasceu em 2014 em Pernambuco, e se inspira na beleza de Paris para criar sua linha de perfumes, capilar e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-benefício. A rede acaba de figurar na 7ª posição como a microfranquia que mais cresceu em 2023, com 718 unidades, uma alta de 34% comparado a 2022. A marca é cruelty free e possui três modelos de negócio: quiosque smart, quiosque full e loja com investimento inicial a partir de R$ 12 mil.