Mercado de suplementos ganha força no Brasil e empresa projeta movimentar R$ 150 milhões em produtos em 2024

Com grande evolução, companhia espera um crescimento de 70% no faturamento, em comparação ao ano anterior

Um estudo global sobre suplementos, realizado pela Globalpraxis, a pedido da Nestlé Health Science, mostrou que o segmento representa mais de R$ 11 bilhões em vendas no Brasil e o consumo impacta 34% dos brasileiros. O levantamento ainda aponta que os clientes majoritários da categoria de vitaminas, minerais e suplementos são homens (60%) seguido pelas mulheres (40%). Em relação ao consumo, é mais prevalente entre a população de 25 a 39 anos (43%), com predominância na região Sudeste (57%).

Além disso, no que diz respeito ao mercado global de suplementos alimentares, o estudo mais recente publicado pela Future Market Insights (FMI) apontou que setor deve ultrapassar US$ 252 bilhões (R$ 1,25 trilhão) em 2025, chegando a uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 7,5% em um período de dez anos, entre 2015 e 2025.

Diante de tal crescimento, empresas brasileiras que apostam na área também encaram forte evolução no setor, com projeções significativas perante o mercado e com percepção do comportamento dos consumidores.

Segundo Francisco Neves, sócio e diretor geral da Pronutrition, indústria que desenvolve suplementos, alimentos e bebidas saudáveis e inovadores para diversos segmentos, esse considerável avanço representa, sobretudo, uma priorização da saúde física e mental dos brasileiros, de todas as idades, que vai desde a imunidade em crianças até idosos: “Isso mostra como a categoria pode continuar a se beneficiar dessa tendência em muitos setores e que o consumo para a saúde e o bem-estar está cada vez mais presente na vida da população. Estamos acompanhando esse processo de perto”.

Para 2024, Francisco diz que projeta movimentar cerca de R$150 milhões no mercado com produtos desenvolvidos pela Pronutrition, atendendo categorias como performance esportiva, sono, bem-estar, beleza, longevidade, mobilidade e saúde feminina. Serão 145 SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque, em português) e um crescimento esperado de 70% no faturamento, comparado ao ano passado.

“Temos uma grande variedade de soluções, em que conseguimos fazer produtos em formatos de géis e hidrogéis, pós, cápsulas e gomas, bem como inovando em diversas frentes, como pastilhas de eletrólitos e géis isotônicos, que são novidades no mercado. No primeiro semestre de 2024, recebemos 826 empresas com interesse em desenvolver um novo projeto com a gente, são mais de 100 organizações em contato mensalmente”, complementa Francisco.
A expansão acontece, inclusive, internamente. Para atender a demanda, a empresa aumentará o número de colaboradores, passando de 38 para 104 ainda este ano. Já na fábrica, há o planejamento de adquirir novas linhas industriais e espaço físico, visando a propagação de clientes, inclusive, na América Latina.

“A ideia é que caminhemos junto ao progresso do setor, oferecendo modernidade e, principalmente, inovação em prol de um cuidado físico e mental com mais qualidade. No desenvolvimento dos nossos processos, automatização e o uso de inteligência artificial é um dos nossos focos principais, passando pela automação em linhas industriais e pela construção de uma IA própria para digitalizar a jornada do cliente, sempre buscando a satisfação completa do nosso parceiro e do consumidor”, finaliza o diretor.

*Foto: Divulgação/Pronutrition

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