Novo nome e identidade visual complementam o amplo processo de revisão da estratégia, cultura e desenho organizacional iniciado em 2023
O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, anuncia um movimento estratégico que consolida o amplo processo de transformação organizacional por que tem passado desde 2023. No momento em que torna pública a intenção de alterar sua razão social – a ser deliberada em Assembleia Geral de Acionistas marcada para 23 de abril –, a Companhia comunica que ganhará uma nova marca, passando a se chamar Motiva a partir do dia 24 daquele mês. O novo nome e identidade visual refletem a evolução, ao longo de 25 anos, da empresa que nasceu como uma concessionária de rodovias e veio a se tornar um dos principais players de infraestrutura da América Latina, com operações em rodovias, aeroportos, trens e metrôs.
“Depois de mais de duas décadas com a marca CCR, chegou o momento de fazer evoluir nosso nome e identidade corporativa. Esta mudança se insere no contexto do amplo processo de transformação pelo qual passamos desde 2023 – nova estratégia, nova organização, nova cultura. Agora, nova marca. Motiva é acima de tudo um compromisso com os nossos clientes, nossas pessoas e nossos acionistas. Uma marca que respeita sua história, mas que se projeta para o futuro, representando uma empresa que quer ser mais humanizada, próxima do cliente, tecnológica e sustentável”, afirma Miguel Setas, CEO do Grupo.
Seguindo um cronograma pré-definido, o processo de troca da marca terá duração total de dois anos. A mudança começará no fim de abril pelos principais escritórios da Companhia. Ainda em maio, a Empresa ganhará um novo ticker na B3. Nos meses seguintes, o rebranding se estenderá progressivamente às concessionárias. As últimas unidades receberão a nova marca ao longo de 2026.
Novo conceito
A palavra Motiva tem origem no latim “motivus”, que significa “aquilo que move” ou “o que causa movimento”. No sentido literal, a marca Motiva está ligada à ideia de ação ou impulso que leva algo a se movimentar ou a ocorrer. Em seu sentido figurado, está associada ao estímulo ou inspiração para que um movimento aconteça.
“O novo nome representa a evolução de uma marca descritiva – CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias) – o mais comum entre as empresas de infraestrutura de mobilidade, para uma marca associativa, Motiva, cujo nome dialoga com o propósito da Empresa de melhorar a vida das pessoas através da mobilidade. Assim, a Companhia se posiciona de forma pioneira e inovadora em seu segmento, em linha com sua visão de liderar o setor de mobilidade com foco na criação de valor sustentável”, afirma Vanessa Vieira, diretora de Marca e Comunicação do Grupo CCR.
A identidade visual também foi totalmente renovada e modernizada. Os tradicionais cinza e vermelho bordô da marca do Grupo CCR deram lugar ao anil, que se situa no espectro cromático entre o azul e o violeta. Associada aos conceitos de tranquilidade e harmonia, a cor distingue a nova marca das demais empresas do setor. O símbolo formado por um círculo com duas linhas curvas entrelaçadas, que remete ao percurso de uma rodovia, foi substituído por um logo constituído por três ondas que carregam em si as ideias de fluidez e movimento. As formas curvas acompanham a estética modernista brasileira, presente nas calçadas e edifícios das cidades e no trabalho de grandes nomes brasileiros das artes plásticas e arquitetura. As letras em caixa baixa visam aproximar ainda mais a marca de seus públicos.
Do ponto de vista de Arquitetura de Marca, a Companhia passa a abrigar todas as suas empresas sob uma marca única. “Nossa nova identidade não é uma simples mudança estética — ela traduz uma evolução da nossa estratégia e da nossa cultura, com foco nos clientes. A experiência começa no design, mas o impacto se espalha por toda a jornada”, afirma Maurício Tortosa, diretor de Experiência do Cliente do Grupo CCR.
A agência responsável pela execução do projeto de rebranding da CCR foi a FutureBrand. “Motiva nasce para ser uma marca à prova de futuro, refletindo e inspirando a transformação do negócio”, explica André Matias, diretor e sócio da FutureBrand, consultoria responsável pelo projeto de rebranding da Motiva. “O processo de construção foi baseado em uma investigação profunda, na qual entendemos a relação da marca com seus principais públicos, suas alavancas de valor e os pontos de evolução necessários para impulsionar o crescimento.” Para Matias, “o resultado é uma marca que rompe os padrões do setor e estabelece uma conexão legítima com seus diversos públicos — dos milhões de clientes que vivem a experiência Motiva em rodovias, aeroportos, trens e metrôs, aos colaboradores, investidores e representantes do poder concedente —, reforçando o compromisso da empresa de melhorar a vida das pessoas através da mobilidade”, afirma.
Momento de consolidação
Nos últimos dois anos, o Grupo CCR vem passando por um amplo processo de evolução, com a revisão da sua cultura corporativa, de sua estrutura organizacional e de sua estratégia de negócios. Este projeto de transformação organizacional foi organizado no “Plano de Aceleração de Valor (PAV)”, iniciativa constituída por 26 frentes de trabalho que têm como objetivo assentar as bases para o crescimento futuro da Companhia.
A iniciativa foi organizada em seis macrotemas: 1) Portfólio Otimizado; 2) Crescimento rentável e seletivo; 3) Eficiência superior; 4) Estratégia de capital otimizada e retorno atrativo; 5) Liderança ESG; e 6) Competências World-Class. Um dos desdobramentos do PAV foi o redesenho de estrutura organizacional ao final de 2023, com a criação das plataformas de negócio, que ganharam mais autonomia, e a revisão do papel da holding, que hoje atua como guardiã da estratégia de negócio e da cultura corporativa.
Ao revisitar sua cultura, a Companhia atualizou o seu propósito, visão e princípios. A visão foi definida como “Liderar o setor de mobilidade com foco na criação de valor sustentável”, o Propósito como “Melhorar a vida das pessoas através da mobilidade” e 12 princípios foram os organizados sob três grandes pilares representados pelos 3 Is – Integridade, Integração e Impacto – trazendo um olhar atento para a prestação de um serviço de excelência à sociedade, para o cuidado com a natureza, para a ética e a transparência, para a valorização da brasilidade e para a criação de valor sustentável.
Como desdobramento do PAV, a CCR lançou em 2024 a Ambição 2035, que estabelece uma série de metas financeiras, operacionais e sustentabilidade de longo prazo para materializar a sua nova visão e o seu novo propósito.
Trajetória de crescimento
Fundado em 1999, o Grupo CCR nasceu com o objetivo de transformar o cenário da infraestrutura de transportes no Brasil, consolidando-se hoje como a maior empresa do setor no Brasil e uma das maiores da América Latina, operando rodovias, aeroportos e ativos de mobilidade urbana em 13 estados brasileiros e outros três países da América Latina. Atualmente, cerca de 50% da população brasileira usa algum dos serviços de mobilidade oferecidos pela Companhia.
Sua plataforma de rodovias opera 3.615 mil quilômetros de vias em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, pelos quais circulam em torno de 2,5 milhões de veículos diariamente – o equivalente a 1/3 da frota leve nacional e a 50% da frota nacional de veículos comerciais. Até o fim do primeiro semestre, a extensão de rodovias administradas pela Empresa chegará a 4,4 mil quilômetros, com o início da operação das novas concessões da Rota Sorocabana (SP) e Lote 3 do Paraná.
Em Mobilidade Urbana, o Grupo CCR é a maior operador privado de trilhos da América Latina, posicionando-se como o 7ª do mundo, com 189 quilômetros de trilhos administrados no país. São mais de 120 estações de trens, metrôs e VLT administradas em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador (BA), que transportam cerca de 3 milhões de passageiros por dia.
Em Aeroportos, a Companhia é o terceiro maior player do mercado brasileiro, operando 17 aeroportos nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil e outros três no Equador, em Curaçao e na Costa Rica. Os terminais geridos pelo Grupo CCR recebem mais de 200 linhas regulares e embarcam mais de 43 milhões de passageiros por ano.