Com a aproximação das festas de fim de ano, dados inéditos do Nubank, uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, revelam uma mudança nos hábitos de consumo de seus clientes com menos de 18 anos, os pertencentes às gerações Z e Alpha.
A análise dos padrões de consumo de novembro a dezembro mostra crescimento de 33% nos gastos com vestuário e de 25% com eletrônicos. Já os gastos com lazer tiveram um aumento de 35%. Esse crescimento ocorre ao mesmo tempo em que os gastos em categorias como restaurantes e supermercados apresentam uma queda de 10% a 14% entre os menores de idade.
A funcionalidade Caixinhas também apresenta picos de uso no fim do ano. Em 2024, o valor médio guardado em dezembro foi 28% maior que em novembro, com R$ 334 depositados em média. Em 2025, dados preliminares apontam a mesma tendência. Os clientes também estão nomeando proativamente suas Caixinhas com metas festivas, com milhares de Caixinhas com os nomes “Presentes de Natal”, “Amigo Secreto” e “Parcelas Ano Novo”, “Rifa Natalina”, “Caixinha de natal” e “Natal e ano novo”.
O ato de presentear também é digital e personalizado, com um aumento significativo nas transferências via Pix enviadas com mensagens temáticas de festas, como “presente de natal pra vc” e “feliz ano novooo!”. O número dessas mensagens enviadas por usuários mais que triplicou entre outubro e novembro de 2025.






