Nuvemshop investe R$ 55 milhões em IA e lança solução para liderar conversational commerce

Nuvem Chat é o primeiro assistente de IA nativo em e-commerces para América Latina e responde conversas no WhatsApp 24h por dia de maneira humanizada

 

A Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, lança o Nuvem Chat, solução de conversational commerce que utiliza inteligência artificial avançada para otimizar o atendimento pelo WhatsApp das marcas que vendem pela plataforma. A ferramenta está disponível para lojistas do Brasil, Argentina e México e o seu desenvolvimento faz parte de um investimento da empresa em Inteligência Artificial de R$ 55 milhões na América Latina até o final do ano para o desenvolvimento de novas soluções.
“Sabemos que gerenciar a loja virtual e escalar o negócio, enquanto se oferece um atendimento próximo e personalizado, é um grande desafio. Pensando nisso, unimos Inteligência Artificial a um atendimento humanizado e personalizado para fornecer um assistente virtual da loja dentro do WhatsApp. Assim, o Nuvem Chat permite uma redução na carga operacional do negócio e melhora a experiência do consumidor final, estimulando a fidelização e a recompra. As conversas mantêm o tom de voz e características da marca e resolvem as dúvidas dos consumidores, eliminando a percepção de um atendimento robotizado, como se a própria equipe estivesse falando diretamente com os clientes”, explica Alejandro Vázquez, cofundador e presidente da Nuvemshop.

O principal diferencial da solução é permitir que o tom de voz do atendente virtual seja totalmente personalizado pelo lojista de acordo com a identidade própria da marca, tornando o atendimento mais fluido e facilitando a conversa com o cliente. Toda a configuração é feita em minutos e o algoritmo se aperfeiçoa conforme a interação, fazendo recomendações cada vez mais assertivas. A ferramenta também interpreta imagens, áudios e erros de digitação para compreender melhor a necessidade do consumidor.

O Nuvem Chat está nativamente integrado à plataforma de e-commerce e ao WhatsApp Business. Os lojistas podem solicitar o acesso à ferramenta e utilizá-la diretamente do painel de administração da loja virtual. A solução oferece informações de estoque em tempo real, status de pedidos e recomendações personalizadas de produtos 24 horas por dia, de forma conectada ao catálogo e gestão de pedidos.

Em fase de testes, nos últimos três meses, a tecnologia foi utilizada por mais de 500 clientes da plataforma na América Latina, gerenciando mais de 1 milhão de conversas com consumidores. Só no Brasil, cerca de 250 lojistas já testaram o Nuvem Chat.

A nova solução está sendo liberada progressivamente para toda a base de lojistas da Nuvemshop até o fim deste ano e as mensalidades variam de acordo com o plano da plataforma de e-commerce utilizado pelo empreendedor e com o número de conversas que os negócios têm com os seus clientes. Os usuários podem testar a solução de forma gratuita por 15 dias e, depois, pagam um valor variável mensal de acordo com o número de conversas.

Mais informações e solicitações de acesso à ferramenta neste site.

Forte aposta em conversational commerce 

Ao apostar no conversational commerce com IA, a Nuvemshop reforça sua liderança no mercado digital latino-americano, onde atende mais de 150 mil empreendedores – sendo 90 mil do Brasil. A empresa abre uma nova frente de negócios, utilizando o WhatsApp como canal de vendas para complementar o mix de vendas dos lojistas online.
“O Brasil é um dos países com mais usuários de WhatsApp, e o canal de conversas tem ganhado cada vez mais importância na jornada de consumo. A diversificação de canais é crucial para alcançar novos públicos e ter sucesso no online. Por isso, oferecer essa solução aos lojistas, permitindo um atendimento eficiente via WhatsApp, é um passo fundamental para a Nuvemshop continuar reduzindo as barreiras para empreender na região e criando a melhor experiência para marcas e consumidores brasileiros”, reforça Vázquez.

Como parte desse investimento em Inteligência Artificial para impulsionar o crescimento dos lojistas no e-commerce, a empresa adquiriu no final de 2024 a VICI, startup especializada em IA e conversational commerce. Com a aquisição, toda a equipe de profissionais especializados em tecnologia passou a integrar a Nuvemshop e, junto ao time interno, fez parte do desenvolvimento do Nuvem Chat.

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