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O Boticário amplia debate sobre menopausa com olhar científico inédito sobre o impacto hormonal no olfato, sono e bem-estar

Estudo do Centro de Pesquisa da Mulher, do Grupo Boticário, sobre o tema foi lançado na Casa Menopausa, evento que trouxe especialistas de diferentes áreas de saúde e bem-estar para debater o climatério

 

No mês em que se celebra o Dia Mundial da Menopausa, data que convida à reflexão sobre as transformações físicas, emocionais e sociais vividas pelas mulheres na maturidade, O Boticário amplia o diálogo sobre o envelhecer a partir de um olhar científico, sensível e inclusivo. Reconhecendo que o envelhecimento é uma experiência plural — atravessada por diferentes contextos, vivências e interseccionalidades — a marca vem transformando o combate ao etarismo em um compromisso institucional e cultural, refletido tanto em suas práticas corporativas quanto na forma de se comunicar com seus públicos.
A menopausa e o climatério representam uma transição significativa para milhões de mulheres. No Brasil, atualmente, cerca de 29 milhões de brasileiras vivenciam o climatério. No mundo, até 2030, serão mais de 1,2 bilhão de mulheres nessa fase — uma transição que pode se estender por até duas décadas e envolve sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida, como ondas de calor, alterações de humor, mudanças na pele, nos cabelos e no olfato. Mas, para o Centro de Pesquisa da Mulher do Grupo Boticário – polo inovador dedicado ao financiamento e incentivo de estudos e pesquisas sobre o bem-estar e o cuidado feminino em todas as suas fases lançado em março deste ano, – a menopausa não é um fim, mas sim uma oportunidade de explorar novas dimensões do ser feminino e o bem-estar.
Em um movimento pioneiro, O Boticário, por meio do Centro de Pesquisa da Mulher , lança a primeira pesquisa sobre como as alterações hormonais típicas do climatério e da menopausa impactam a percepção olfativa. O estudo conecta a saúde da mulher a uma das categorias essenciais da marca (fragrâncias), abrindo caminho para o desenvolvimento de soluções olfativas personalizadas.
Entre as mais recentes iniciativas, destaca-se o projeto “Desvendando a Menopausa e a Ciência do Olfato”, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa da Mulher. O estudo – inédito no mundo – realizado em parceria com o Centro de Pesquisa do Olfato, é um mergulho profundo nas nuances da perda olfativa, um fenômeno multifacetado influenciado por fatores como a diminuição do fluxo sanguíneo nasal, alterações nos receptores olfativos e mudanças no sistema nervoso central, exacerbadas pelas mudanças hormonais.
Os resultados iniciais indicam que mulheres em menopausa tendem a perceber menor intensidade e durabilidade das fragrâncias. O estudo clínico rigoroso dividiu 102 participantes em três grupos etários e revelou que mulheres na faixa dos 50 a 69 anos, em menopausa ou climatério, apresentaram uma percepção significativamente menor da intensidade, durabilidade e fixação das fragrâncias, em comparação com as mais jovens.
Estudos complementares reforçam que a desregulação de neurotransmissores como serotonina, GABA (neurotransmissor inibitório que ajuda a regular a atividade cerebral, promovendo relaxamento e calma) e dopamina — comum nesse período — altera a capacidade do cérebro de regular o humor e a ansiedade, comprometendo também a arquitetura do sono. Essa fragmentação do sono e distúrbios como insônia se tornam recorrentes, intensificando sintomas de fadiga, irritabilidade e até afastamento social. O olfato, que pode ser igualmente afetado por essas mudanças, passa a desempenhar um papel ainda mais importante na percepção do ambiente e no bem-estar geral.
A relação entre menopausa, sono e bem-estar é complexa e multifacetada. A perda da qualidade do sono — relatada por 46% das mulheres no climatério, segundo dados de pesquisa com mulheres do Boticário — está intimamente ligada às alterações hormonais e neuroquímicas. A redução das fases de sono profundo, cruciais para a restauração física e mental, compromete a capacidade do corpo de se recuperar, exacerbando a fadiga (citada por 45% das respondentes) e a perda de energia.
Reconhecendo a necessidade de soluções eficazes e validadas cientificamente, o Centro de Pesquisa da Mulher também atuará no aprofundamento desses estudos, com foco em desenvolver soluções relacionadas ao bem-estar da mulher na menopausa. Para a vice -presidente de marketing do Grupo Boticário, Renata Gomide, a compreensão aprofundada dos mecanismos hormonais e neuronais envolvidos é fundamental para a criação de produtos e experiências assertivas, personalizadas e conectadas à qualidade de vida.
“Falar sobre diversidade etária é falar sobre o futuro do consumo e do trabalho. Nosso compromisso é ampliar o olhar sobre o envelhecer e traduzir essa potência em inovação, comunicação e experiências que valorizem todas as fases da vida,” afirma a executiva.
Plataformas de Posicionamento: Casa Menopausa e Compromisso Antietarista
Em sintonia com essa visão, a marca anunciou também a nova edição da Casa Menopausa, plataforma proprietária que transforma o Dia Mundial da Menopausa (18 de outubro) em um marco de diálogo, acolhimento e conteúdo sobre maturidade, autoestima e envelhecimento ativo.
Com curadoria de conteúdo da Casa Tpm, a edição de 2025 reuniu nomes como Claudia Ohana, Zezé Motta, Maria Cândida em debates sobre libido, saúde emocional, autoconhecimento e prazer. Mais do que um evento, a Casa Menopausa se consolida como uma plataforma de inclusão e posicionamento, onde ciência, propósito e experiência se encontram para fortalecer o papel do Boticário como agente de transformação cultural ao lado de suas consumidoras e especialistas.
Geração Prateada

Com um olhar atento para o potencial da Geração Prateada, a companhia tem desenvolvido ações que promovem representatividade, conscientização e protagonismo para pessoas 45+. A empresa tem uma área estruturada de Diversidade e Inclusão, com metas concretas alinhadas à sua agenda ESG e atuação estratégica em todo o negócio, do desenvolvimento dos produtos, passando por sua divulgação até o envolvimento da cadeia de valor. Ciente dos desafios dessa jornada, a companhia desenvolve iniciativas estratégicas voltadas para cinco dimensões prioritárias: pessoas negras, mulheres, comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência e pessoas 45+, com a atribuição de um tema-foco a cada ano, desde 2020, em busca de ampliar a visibilidade e a conscientização sobre esses temas.
Em 2024, o foco esteve na diversidade etária, impulsionando iniciativas estratégicas voltadas à inclusão e ao combate ao etarismo. Como parte desse movimento, a companhia lançou o Pacto Prateado, reunindo um conjunto de iniciativas antietaristas, com o objetivo de impulsionar pessoas 45+ a continuarem vivendo os seus auges, considerando suas singularidades, vivências e interseccionalidades.
Entre as iniciativas, destaca-se a Trilha Antietarista, uma formação gratuita que promove a conscientização sobre diversidade etária, contando com especialistas como a jornalista Maria Cândida e a atriz Maria Gal. Desde 2022, a parceria com a Maturi tem sido fundamental para avançar de forma intencional e contínua em prol de um ecossistema mais diverso e inclusivo para pessoas 45+, possibilitando a construção e o patrocínio de eventos como o MaturiDay e o MaturiFest, que já capacitaram centenas de pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Além de ser patrono, o Grupo Boticário também apoia o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, e lançou em 2022 a primeira edição do programa “Novos Começos”, que capacitou mais de duas mil mulheres 45+ em empreendedorismo. Além disso, em outubro de 2024, O Boticário, uma das marcas da empresa, realizou a ação especial “Seu Auge é Hoje”, transmitida na novela Mania de Você, da TV Globo, abordando temas como climatério e os desafios do envelhecimento.
De acordo com levantamento do Data8, a chamada Economia Prateada ainda enfrenta barreiras significativas no mercado de trabalho: 70% das mulheres acima de 45 anos relatam dificuldades na recolocação profissional, enquanto 35% recorrem ao empreendedorismo por necessidade, sem acesso adequado à capacitação ou redes de apoio. Neste ano, desenvolvido em parceria com a Maturi, consultoria referência em ações com foco em diversidade etária e geracional nas organizações com impacto direto no mercado de trabalho para o público no Brasil, o Boticário lançou a segunda edição de Novos Começos, programa voltado à capacitação e aceleração profissional de mulheres acima de 45 anos. Ao todo, mais de 2,5 mil mulheres foram capacitadas pelo programa.
Em paralelo, como parte do compromisso contínuo com a diversidade etária, o Boticário também lançou o movimento #OldToWork, uma provocação ao mercado sobre a valorização da experiência e competência das mulheres 45+. Inspirado no selo global #OpenToWork no LinkedIn, a marca criou o #OldToWork, que transforma essa narrativa para evidenciar que idade não pode ser uma barreira para empregabilidade e crescimento profissional.

“A ideia é continuar evoluindo como marca e como sociedade, contribuindo para que o envelhecer seja sinônimo de potência, liberdade e expressão. Seguimos comprometidos em transformar a beleza em uma plataforma de inclusão e novas possibilidades”, finaliza a VP.

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