Com o mercado em ebulição e a busca do consumidor por experiências únicas, O-I Glass transforma embalagens em ativos estratégicos que fidelizam e agregam valor às marcas de bebidas
A transformação acelerada no mercado latino-americano de bebidas, especialmente no segmento de destilados (Spirits) e RTDs (Ready-to-Drink), as famosas “bebidas prontas para consumo”, que inclui coquetéis a base de vodka, gin, whisky e até vinho, registrou no Brasil o crescimento de 60% entre 2020 e 2022, de acordo com a pesquisa da consultoria Quetzalli. Nesse cenário dinâmico, onde a busca por novidades e experiências diferenciadas é a bússola do consumo, a O-I Glass, líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, consolida-se como protagonista, ao oferecer soluções que vão muito além do diferencial competitivo estratégico e tornam-se verdadeiros ativos das marcas.
O consumidor brasileiro se destaca por abraçar as novidades e isso se reflete especialmente no segmento de bebidas. Segundo dados da consultoria Mintel no País, os licores têm liderado os lançamentos neste ano, já representando impressionantes 39% do total recente. Essa abertura crescente para novas categorias exige que as marcas reavaliem a forma como se apresentam. É aqui que o design da embalagem assume um papel estratégico inegável ao atuar diretamente na percepção de valor e na decisão de compra.
Para a O-I Glass, o vidro é um canvas de experimentação, capaz de criar impacto visual e identidade de marca que atrai os consumidores, principalmente os mais jovens. Estudos indicam que 54% dos jovens entre 18 e 34 anos afirmam que um visual marcante os incentiva a experimentar uma nova bebida alcoólica. E as embalagens de vidro são as únicas que entregam design, experiência sensorial e propósito, principalmente quando se fala de responsabilidade ambiental, uma vez que o vidro é um material 100% reciclável.
“O formato icônico de uma garrafa de vidro é, para muitas marcas, parte de seu patrimônio emocional. Silhuetas reconhecíveis facilitam a identificação imediata no ponto de venda e evocam memórias e associações positivas. Entendemos que, mesmo em lançamentos de novos tamanhos ou extensões de linha, manter elementos do design original é essencial para preservar o valor e a identidade da marca, com o objetivo de assegurar a fidelização por meio da memória visual, tátil e afetiva”, explica Raíssa Almeida, coordenadora de Marketing da O-I Glass.
De acordo com a executiva, essa fidelidade também se manifesta no valor agregado pois embalagens de vidro bem trabalhadas elevam a percepção de premium dos produtos nelas envasados, tornando-os opções desejáveis pelo consumidor. “Em contextos cada vez mais competitivos, a estética da embalagem ganha ainda mais relevância: 55% dos consumidores consideram alguns destilados uma escolha acessível, ao mesmo tempo sofisticada para presentear, por isso oferecemos soluções que comuniquem essa qualidade e o aspecto premium de forma eficaz”, completa.
Ter uma garrafa de vidro proprietária é uma forma poderosa de fortalecer a marca e contar sua história. A O-I Glass proporciona total liberdade criativa para desenvolver formatos que proporcionam diferenciação imediata na gôndola e melhoram a lembrança do consumidor, refletem o posicionamento e transmitem os valores da marca de forma única.
A sustentabilidade é outro pilar que ajuda a selar o engajamento com esse novo consumidor. O vidro é 100% e infinitamente reciclável. O uso de vidro reciclado e o destaque para atributos ecológicos criam uma conexão emocional com públicos atentos ao impacto ambiental, posicionando as marcas como responsáveis e inovadoras.








