Oficina Consultoria anuncia Fernanda Schmid como diretora-executiva da operação em São Paulo

A Oficina Consultoria, empresa especializada em gestão de reputação e influência, anuncia a ampliação de sua operação em São Paulo com foco no mercado privado, com a chegada de Fernanda Schmid como diretora-executiva. 
Fernanda é uma das principais executivas de comunicação de marca. Com passagens por Unilever, PepsiCo, Alpargatas (Havaianas), Reckitt, Mercado Livre e Cinemark, ela soma duas décadas de experiência em marketing, trade, estratégia e negócios. Atuou em Nova York e Londres, liderou operações em diferentes países e é formada em Administração pela FGV, com MBA em Marketing pela ESPM. Tem especializações em instituições como UCLA, Yale School of Management, Stanford, PUC-RS e HEC-Paris e faz parte do Hall da Fama da Academia Brasileira de Marketing.
Na Oficina, Fernanda fará reporte direto à CEO e sócia, Liliane Pinheiro, e contará com a mentoria da sócia-fundadora Patrícia Marins, além do apoio de Natália Lima, diretora-executiva e sócia da agência, na formação de times e estruturação da operação paulista.
Para a operação, a empresa aposta em nova metodologia, batizada de Arquitetura de Reputação e Influência de Marcas, que propõe uma abordagem integrada voltada à construção e ao fortalecimento de reputações no setor privado, combinando brand PR, advocacy, creators, mídia e impacto social. A proposta é atender marcas com propósito e ambição de transformação em seus negócios, relacionamentos e posicionamentos.
A metodologia considera a estratégia de posicionamento por público, o design de narrativas de impacto com conteúdo multicanal, a arquitetura de canais próprios, mídia espontânea, paga e branded content. Também inclui planejamento de mídia e ativações de go to market, projetos especiais com creators e influenciadores, além de uma matriz de indicadores e mensuração de reputação e influência.
A operação em São Paulo já conta com clientes ativos, entre eles CBMM, Tecnogera, VSZ, One Laudos, SAS, Ismart, IBEF e LTS, reforçando a vocação da Oficina para inovação, comunicação estratégica e impacto positivo, agora com foco ampliado no ecossistema privado.
“Estar em São Paulo com executiva que foi cliente e metodologia própria é um movimento estratégico para somar ao ecossistema de comunicação e reputação de um mercado altamente competitivo. Acreditamos na força da atuação em rede, na escuta ativa, no conhecimento profundo do negócio do cliente e na criação colaborativa de valor para as marcas e para a sociedade” afirma Liliane Pinheiro, CEO e sócia da Oficina Consultoria.
Fernanda Schmid reforça que sua experiência como executiva de grandes empresas traz um olhar pragmático para a atuação da agência. “Chego à Oficina com o olhar de quem já esteve do outro lado, liderando times e tomando decisões em grandes empresas que lidam com contextos complexos e desafios reais. Para mim, reputação é uma alavanca estratégica e prática. É sobre construir soluções que resolvem problemas concretos de negócio, de forma alinhada com propósito e impacto. É isso que vamos fazer em São Paulo: transformar reputação e influência em resultado, com profundidade, escuta e inteligência.”
Patrícia Marins, sócia-fundadora da agência, complementa que “a Oficina acredita em uma comunicação transformadora, que vai além da visibilidade. As marcas estão sendo chamadas a adotar modelos mais disruptivos de construção de reputação e influência, com propósito claro e impacto real na sociedade. Nosso compromisso é justamente esse, cocriar soluções com clientes, parceiros e até concorrentes, ampliando o campo de colaboração em torno de narrativas que promovem transformação social. Essa é a essência do que fazemos e o que nos move há 25 anos.”
A movimentação marca um novo capítulo para a agência, eleita a melhor empresa de comunicação corporativa do Brasil e responsável pela criação da primeira comunidade as a service de reputação e influência do país, que reúne mais de 40 empresas.
Com uma equipe de 200 profissionais e uma rede de 40 empresas parceiras, a Oficina leva à capital paulista o mesmo DNA de campanhas de advocacy, comunicação transformadora e gestão de crises que marcam seus 25 anos de história.

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