A OiMenu, startup de cardápios digitais, está passando por um rebranding, encabeçado pela agência especializada, Empória Branding. Com foco em se posicionar como uma especialista em inteligência de dados para o gerenciamento de bares e restaurantes, a foodtech realizou adaptações no principal produto da empresa em busca de entregar um algoritmo ainda mais inteligente para os empresários e gerentes de empreendimentos do ramo. Como parte das novas mudanças, a startup ganhou um novo nome e passa a se chamar “abrahão” de agora em diante.
Tudo começou após uma intensificação da empresa nos investimentos e esforços para a geração de interações mais magnéticas e vendedoras em cada mesa, por meio do cardápio digital da, agora, abrahão. O movimento, que fez com que a ferramenta passasse a compilar os dados resultantes da maneira mais inteligente possível, foi a virada de chave que fez com que Isaac Paes, CEO e fundador da abrahão, percebesse a existência de um gap de mercado pouco explorado pelas empresas de autoatendimento — que seguem exclusivamente focadas em ajudar o empreendedor a reduzir os custos operacionais e não a aumentar os ganhos por meio da tecnologia de autoatendimento.
“Se antes a novidade eram os cardápios digitais, atualmente a grande a tendência para gestores de bares e restaurantes são os cardápios inteligentes, que chegam não apenas para entregar um atendimento ainda mais personalizado para o cliente final, como também ferramentas de B.I. (business intelligence) e uma série de outros serviços responsáveis por auxiliar na gestão e na tomada de decisões”, afirma Isaac Paes.
“Nosso propósito e core business ainda são os mesmos e seguem alinhados com a motivação mais fundamental de quem gerencia ambientes gastronômicos: maximizar o retorno por espaço útil. Com esse rebranding, esperamos entregar aos empresários uma inteligência de mesa ainda mais estratégica e compreensível, manifestada em experiências personalizadas, potencializadas por memórias gastronômicas e capazes de gerar mais consumo por minuto, em um algoritmo que cruzará o ticket médio desejado com as combinações mais atraentes para cada perfil de consumidor”, explica o CEO.
Escolha do novo naming, abrahão
A escolha do nome abrahão para representar a marca da empresa é uma homenagem do CEO ao seu próprio pai, falecido em maio deste ano, em um trágico acidente de carro. Abrahão, acima dos laços sanguíneos, foi um mentor da equipe durante a fundação e seguiu acompanhando de perto a trajetória da empresa — que não poderia dar o próximo passo sem contar com a presença desse parceiro de longa data.
“Meu pai, além de um empreendedor nato, foi uma pessoa importante na história da empresa e teve um papel crucial para a fundação da startup que, hoje, levará o seu nome, como uma forma de homenagem. Abrahão é um nome forte e vai em sentido a uma tendência, a nível mundial, de startups que estão optando por utilizar nomes de pessoas, ao invés de denominações mais convencionais. De maneira geral, empresas de tecnologia tendem a soar frias, então é importante personificar o negócio. Com o trabalho da agência de branding e conversando com as pessoas e clientes, conseguimos incorporar a essência da OiMenu dentro dessa nova personalidade: o abrahão, nosso assistente empreendedor”, finaliza Isaac.