O maior ecossistema de automobilismo do YouTube Brasil virou realidade: já são seis os criadores de esporte a motor no time montado por LiveSports e One Big Media. Quatro novos criadores se juntaram aos primeiros integrantes do projeto, Reginaldo Leme e seu canal Automotor e o multiportal Grande Prêmio: os jornalistas e pilotos Cassio Cortes e Flavio Gomes e os canais Pr1meiro Stint e BOTECO F1. Somados, são 90 milhões de visualizações e algo próximo de 1 milhão de inscritos.
Com essa audiência, One Big Media e LiveSports praticamente dominam o mercado de mídia digital no Brasil quando o assunto é automobilismo. “Esses canais já se encontram em processo de onboarding e todos serão contemplados com assessorias de criação e marketing, dados estatísticos e comercial, que já vislumbra diversos formatos de exposição de marca, branded content e performance, além de entregas em outras plataformas, inclusive off-line”, conta Leo Soltz, CEO da One Big Media.
Na esteira do enorme interesse pela F1 a partir da sua aquisição pelo grupo Liberty Media e da aproximação com os meios de comunicação digital, o ecossistema criado agora já nasce líder com folga de um segmento de mercado que vem acumulando crescimento de audiência a cada ano. Audiência esta que vem se renovando e tem hoje 34% do seu público entre os 24 e 29 anos e 18% é feminino (em 2017 eram 10%).
“É um orgulho enorme reunir os melhores criadores de automobilismo do Brasil no mesmo time. Hoje, a informação mais precisa e a opinião mais relevante do mundo do esporte a motor estão com a gente. É uma oportunidade incrível para marcas que desejem falar com esse público”, diz Fábio Seixas, diretor de Conteúdo da LiveSports.
Com essa vertical, criada há cerca de dois meses, empresas e criadores já estão trabalhando juntos em projetos para o GP de São Paulo, etapa da Fórmula 1 que será realizada em novembro. Segundo recente pesquisa global da Nielsen, houve um expressivo aumento de 20% da popularidade da F1 durante o ano passado, em 10 países chaves, entre eles o Brasil. E 77% desses fãs estão na faixa entre 16 e 35 anos.
Para Cassio Cortes, colocar de pé uma vertical de creators do mundo motor é um sonho que vira realidade. “Tenho o maior orgulho de fazer parte desse timaço de talentos. Tenho certeza de que vamos trazer novidades empolgantes para o mercado. Estou pronto para apertar fundo o pedal da direita para realizarmos grandes projetos juntos”, destaca.
Flavio Gomes acrescenta que é muito bom reencontrar amigos com quem já trabalhou em outros tempos e em outros veículos daquilo que hoje se chama de imprensa convencional ou velha mídia. “O importante, creio, não é nem o veículo, a plataforma, a mídia. Mas que a gente continue a fazer o que sempre fez: jornalismo profissional, com responsabilidade e método, tendo como objetivo informar bem e analisar com isenção o esporte que cobrimos. Quando tanta gente boa e experiente se une sob um mesmo teto, não tem muito como dar errado. E quem ganha é o público que nos acompanha”, observa Gomes.
O Pr1meiro Stint, canal do jornalista especializado Tiago Mendonça, comentarista do esporte a motor da Band e do Bandsports, também acaba de ingressar no ecossistema. “É incrível o crescimento que o automobilismo tem tido nas plataformas digitais e fico feliz em me juntar a uma equipe tão experiente quanto a da LiveSports e da One Big Media para conduzirmos juntos os próximos projetos do Pr1meiro Stint, sempre visando oferecer um conteúdo cada vez melhor para o fã e ainda mais atrativo para o mercado”, comemora Mendonça.
E o campeão de audiência da categoria no YouTube, o BOTECO F1, de Sergio Siverly, completa o time. “Desde o primeiro upload que fizemos no YouTube, o BOTECO F1 soma 216 mil inscritos, mais de 41 milhões de visualizações, 341 milhões de impressões e temos muito orgulho de ver nosso projeto ser reconhecido como um dos mais respeitados no nosso país. E a partir de agora, o BOTECO F1 une suas forças com o grupo One Big Media e com a LiveSports para tornar nosso conteúdo ainda melhor para chegarmos até você com mais qualidade e interatividade. Estaremos ao lado de grandes criadores de conteúdo. Feras que sempre admiramos. Não conseguimos colocar em palavras a honra que é ver nosso nome ao lado deles”, conta Siverly.
Foto acima: Da esq. p/ dir.: Leo Soltz, CEO da One Big Media, jornalista Flavio Gomes, Fábio Seixas, diretor de Conteúdo da LiveSports
#Abramark, #OneBigMedia, #LiveSports, #automobilismo, #F1, #motor