Orçamento para Comunicação deve chegar a R$ 36 bilhões em 2024

Segundo estudo da Aberje e da FGV, investimentos no setor terão alta de 1,5% ante 2023

O valor total dos orçamentos destinados às atividades de comunicação empresarial das empresas no Brasil deve chegar a R$36 bilhões em 2024, de acordo com o estudo realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV Comunicação Rio). O número representa um crescimento nominal de 1,5% ante os investimentos em 2023, que somaram R$ 35,5 bilhões.

O estudo “Orçamento da Comunicação Empresarial no Brasil” é feito anualmente pela Aberje e, neste ano, foi realizado em parceria com a FGV Comunicação Rio e apoio do Valor Pro. Participaram do estudo 102 empresas, cujos resultados foram apresentados durante o Warm Up do Aberje Trends, que aconteceu no último dia 28 de maio, no auditório da FGV, no Rio de Janeiro.

O estudo foi apresentado por Leonardo Müller, economista-chefe do Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação da Aberje e professor do programa de pós-graduação em economia da Universidade Federal do ABC. Durante o evento, profissionais de comunicação participaram de duas rodas de conversa sobre tendências da comunicação e ESG.

“O objetivo do estudo é oferecer balizas para o comunicador gestor, tanto a respeito do tamanho do setor como um todo, com a estimativa de orçamento total, quanto das tendências de orçamento médio por nível de faturamento, diz Müller.”

O orçamento da comunicação para 2024 é estimado a partir do crescimento ou redução esperada pelas próprias empresas participantes da pesquisa em relação ao orçamento da área de 2023. A análise também dividiu o orçamento médio por faixa de faturamento bruto anual das empresas. Para as empresas cujo faturamento é maior do que R$50 bilhões, a tendência de orçamento estimada para a área de comunicação é da ordem de R$49,4 milhões. Já para aquelas cujo faturamento é inferior a R$300 milhões, o orçamento estimado para este ano é de R$ 320,1 mil.

Para o diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, a previsão para o orçamento mostra um crescimento na relevância que as empresas estão vendo na comunicação corporativa. “Ano a ano o investimento das empresas no departamento de comunicação vem crescendo. Isso mostra que as organizações estão reconhecendo, cada vez mais, a necessidade de investir na comunicação corporativa como estratégia para se destacarem no mercado e se mostrarem mais competitivas e relevantes”, afirma.

A pesquisa será apresentada novamente durante a 8a edição do Aberje Trends, cujo tema é: ‘Transições: contextos, tecnologias e competências que vão transformar ainda mais a Comunicação Empresarial’. O evento acontece no dia 25 de junho, no Teatro Bravos, em São Paulo e tem como objetivo focar na era da transição social, cultural, energética e demográfica que o mundo está vivenciando, um momento desafiador para a Comunicação corporativa, cujo o papel é de estabelecer pontes entre marcas e pessoas.

A abertura do evento conta com a palestra do CEO da Caliber, Shahar Silbershatz, fará a palestra de abertura, falando sobre tendências na gestão da reputação em tempos de mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Em seguida, Rafael Sbarai, head de produto do Cartola Express, da Globo, mediará um bate-papo entre CEOs de grandes corporações para falar sobre “Comunicação de Impacto na Era da Transformação”.

O bate-papo vai contar com a participação de Ana Sanches, CEO da Anglo American no Brasil; Claudia Muchaluat, Presidente da Intel Brasil; Silvia Penna, CEO da Uber Brasil e Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.

As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site da Aberje, tanto para associados quanto para não associados. O segundo lote, encerra-se na sexta-feira, dia 31 de maio e o terceiro e último lote vai até o dia 21 de junho.

Sobre a Aberje

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Global Alliance for PR and Communication Management e Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.

* Foto de Carlos Muza na Unsplash

 

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

[dinamize-form id="1318"]
Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore