Projeto leva jovens periféricos ao Festival de Cannes com apoio de grandes agências do mercado; inscrições vão até o dia 11 de maio
O PerifaLions, projeto social que tem o objetivo de conectar jovens periféricos ao mercado publicitário, levará pelo quarto ano consecutivo participantes para o Festival de Cannes. A iniciativa promove o concurso Perifa em Cannes, que busca dar visibilidade a ideias criativas de jovens periféricos. O concurso visa destacar, reconhecer e premiar talentos, facilitando conexões com profissionais e agências do setor.
Na edição atual, o desafio do briefing será para a Uber. Para Pedro Thompson Motta, Head de Marketing da Uber, a aproximação com o projeto veio no momento certo: “Nossa plataforma foi pensada para se conectar com o cotidiano do brasileiro – e para isso, a perspectiva de criativos periféricos é essencial”.
O júri, composto por representantes da marca e das agências patrocinadoras, selecionará três duplas vencedoras que ganharão uma viagem com todas as despesas pagas para o Festival, além de bolsas de estudos na CUCA, vagas de estágio e curso intensivo de inglês pré-festival.
Além da Uber, o concurso de 2025 conta com o patrocínio das agências Africa, Artplan, Droga 5, FCB, Le Pub, LIVE, IPG MediaBrands e W3Haus, e com o apoio oficial do Cannes Lions.
Para o filme, o PerifaLions contou com a parceria da produtora de vídeo Magma e da produtora de áudio BumbleBeat. A peça conta com a cocriação de Fabricio Lisboa e Marina Claudino, vencedores do concurso de 2024, e a dupla de diretores Baraúna e Santo Alceu. A filmagem aconteceu na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. A dupla de diretores conta que “participar do projeto foi gratificante por representar não só nossa visão, mas também a realidade e os sonhos de quem veio de realidade similar a nossa. É uma honra contribuir em um projeto que vai impactar diretamente a vida de pessoas periféricas como nós”.
Jovens interessados em participar podem realizar o pré-cadastro para receber o briefing do desafio. A primeira etapa consiste neste pré-cadastro por meio do formulário disponível no link da bio do Instagram @perifalions_br. Já a segunda etapa é composta pela entrega do projeto, que completa a inscrição para esta edição. A inscrição deve ser feita em dupla e podem participar os talentos periféricos que estejam cursando entre o 3º período da faculdade ou que tenham até 2 anos de formado. O Critério de Participação no PerifaLions também está disponível no link da bio do Instagram do projeto.
Fabricio Lisboa, um dos ganhadores da edição de 2024 do Perifa em Cannes e que também participou da produção do filme deste ano, conta que foi a primeira vez que participou ativamente da concepção criativa de uma campanha de verdade: “não poderia ter sido mais especial. A cada cena, a cada linha de roteiro, eu vejo minha realidade, minha história. Devolver isso pro Perifa é só o começo do barulho que ainda vamos fazer. Porque nosso som não para. Ele só aumenta”.
O projeto, de natureza não lucrativa, conta com o apoio de instituições do mercado para sua realização. Interessados em apoiar a iniciativa podem entrar em contato pelo e-mail contato@perifalions.com.br ou pelo Instagram @perifalions_br.