O rápido crescimento do comércio eletrônico durante a pandemia de Covid19 aumentou a necessidade de obtenção de insights cada vez mais rápido, até mesmo em tempo real, para acompanhar a imediata mudança de comportamento dos consumidores. Uma das consequências é a transformação do perfil de habilidades necessárias para gerir um departamento de marketing. Segundo dados do relatório “A new playbook for chief marketing officers: Why CMOs should enable real-time marketing to drive sustained growth (Um novo manual para diretores de marketing: Por que os CMOs devem habilitar o marketing em tempo real para impulsionar o crescimento sustentado, em livre tradução para o português), desenvolvido pelo Capgemini Research Institute, cerca de três quartos dos CMOs (Chiefs Marketing Office) entrevistados já são responsáveis por contribuir para o crescimento dos negócios (76%), e em adotar dados e tecnologia (74%) para apontar soluções em tempo real. Apesar das novas atribuições, apenas 12% desses profissionais têm o acesso às informações, recursos adequados, ou mesmo afinidade com a utilização de dados para impulsionar e extrair valor para os negócios. O Capgemini Research Institute entrevistou mais de 1.600 executivos de marketing com foco em negócios para consumidores (B2C) e representando uma variedade de setores, incluindo automotivo, bancário, bens de consumo, seguros, varejo, telecomunicações e serviços públicos, de todo o mundo. A Capgemini também conduziu entrevistas detalhadas com 25 CMOs e outros executivos de marketing.
O marketing em tempo real pode processar, analisar e aproveitar os dados em seu ponto de entrada para aprimorar rapidamente as campanhas de comércio digital, o conteúdo e as entregas. O relatório indica que as organizações que contam com profissionais de marketing com habilidade em lidar com dados se tornam marcas com melhor reputação, satisfação do cliente mais elevada e taxas de conversão e retenção maiores.
Jean-Pierre Villaret, Head da Frog Europe, parte da Capgemini Invent explica: “A pandemia de COVID-19 acelerou a digitalização de uma forma que ninguém poderia ter previsto. Os volumes de dados de clientes estão crescendo à medida que aumentam as vendas on-line. Isso fornece uma série de oportunidades para que os CMOs e departamentos de marketing entendam e atendam melhor seus consumidores. Além disso, uma parte dos profissionais de marketing está conseguindo extrair todo o potencial do marketing em tempo real apoiando-se em dados e percebendo os benefícios que traz em relação ao reconhecimento da marca, satisfação do cliente, retenção e conversão. A tarefa agora – para a maioria dos profissionais de marketing – é modernizar seus recursos de dados, aprimorar e requalificar sua força de trabalho para manterem-se competitivos em relação as expectativas da aplicação correta dessas novas tecnologias”.
Embora todos os profissionais de marketing estejam usando dados de alguma forma, a maioria não está utilizando esse tipo de inteligência para as tomadas de decisões do departamento. Por exemplo, apenas 43% afirmam que suas equipes adotam essas informações para criar uma estratégia da chegada de um novo produto ou serviço no mercado, e 40% apenas usam esses dados para modificar estratégias de campanha. Porém, 42% dos entrevistados confirmam que, ao aproveitar os dados disponíveis, a equipe tem conseguido ser mais ágil no atendimento às necessidades do cliente e do mercado.
Profissionais de marketing orientados por dados – aqueles que processam, analisam e alavancam inteligência para ajustar campanhas, conteúdo e resultados – desfrutam de inúmeros benefícios: 88% dizem que podem adaptar e alterar seu material com base em informações em tempo real. Comparando com os profissionais tradicionais o número cai radicalmente para apenas 38%.
93% dos primeiros ficaram muito satisfeitos com suas iniciativas de marketing em tempo real, frente a apenas 46% dos profissionais tradicionais.
54% dos trabalhadores de marketing orientados por dados disseram que os benefícios da modalidade em tempo real superaram suas expectativas.
O CMO muda o foco
Para os profissionais de marketing tradicionais (que não se qualificam como ‘orientados por dados’), alcançar os colegas de alto desempenho requer uma mudança fundamental nas funções, habilidades e capacidades. A pesquisa da Capgemini identificou que essa transformação está ocorrendo principalmente no topo da escada do marketing, caracterizada por uma conversão em direção a um maior controle e tomada de decisão entre os CMOs.
Junto com a responsabilidade por dados e tecnologia, cerca de um terço dos CMOs são diretamente responsáveis por reunir e compreender a inteligência do consumidor e do mercado e as tendências. Entre as novas atribuições também estão supervisionar tecnologias de marketing, como ferramentas de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) ou plataformas de automação de marketing.
Mesmo em meio a tantas transformações e a necessidade de buscar novos conhecimentos agregados, 60% dizem já estrem envolvidos em decisões críticas relacionadas ao crescimento e valor a longo prazo das organizações, como estratégia de ganho de mercado e desenvolvimento de novos produtos.
Oportunidade de transformar habilidades e capacidades
Apesar das mudanças nas funções e habilidades dos CMOs, essa nova realidade ainda não foi suficientemente refletida dentro dos departamentos de marketing forma mais ampla. Para preparar a área para ser alicerçado em dados, os CMOs precisarão implementar mais tecnologia e superar o déficit de habilidades para lidar com essas questões dentro do seu setor. Menos da metade afirma ter estabelecido os recursos de dados e tecnologia necessários para fornecer marketing baseado em dados. O que demostra uma oportunidade significativa de transformação para o setor, por exemplo:
45% têm uma plataforma de dados do cliente que fornece uma visão unificada e única dos consumidores, e 47% dos entrevistados contam com uma estrutura de coleta de dados que define quais serão captados, qual é sua finalidade e como serão utilizados.
44% afirmam ter conhecimento adequado e habilidades em áreas como Inteligência Artificial e Machine Learning ou análise e ciência de dados.
Menos da metade (45%) tem habilidades de marketing digital social e uma proporção semelhante (46%) afirma ter competências suficientes em realidade aumentada e virtual.
De acordo com o relatório, para eliminar essas lacunas, os departamentos de marketing buscarão internalizar essas atividades. No geral, metade dos profissionais de marketing concorda que suas organizações estão tentando desenvolver habilidades e capacidades nas próprias equipes ao invés de estabelecer parcerias com fornecedores externos.
Atualmente, 81% dos profissionais de marketing fazem parceria com agências para atividades que incluem branding, estratégia e marketing digital.
Quase dois terços (60%) fazem parceria com provedores de dados, enquanto um pouco menos da metade (46%) trabalha com empresas de tecnologia de marketing (por exemplo: marketing em nuvem, CRM).
Hoje, 24% dizem que absorverão essa necessidade internamente nos próximos dois a três anos.
Para os CMOs que buscam fazer o movimento em direção aos dados, a Capgemini identificou seis áreas críticas que os profissionais devem se preparar para obter um ambiente de marketing com essas qualificações:
- Criar uma visão clara para a estratégia de marketing
- Implementar um processo de coleta de dados baseado em estrutura
- Garantir que o talento esteja equipado com uma linha de base de dados e habilidades criativas, ao mesmo tempo que habilita outros especialistas
- Acelerar a colaboração em todo o ecossistema de marketing
- Reimaginar a jornada do cliente com engajamento em tempo real
- Integrar a construção da marca de longo prazo e os compromissos de marketing de curto prazo
Mais informações estão disponíveis no relatório completo, que pode ser acessado aqui.
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