Responsável por lançar produtos inovadores, como o primeiro leite longa vida com tampa de rosca e o primeiro leite zero lactose do país, marca chega às sete décadas em ritmo de crescimento, a exemplo da recente aquisição de uma unidade fabril no Nordeste, obras aceleradas de fábrica no Paraná, além de novos itens no portfólio
A Piracanjuba completa 70 anos nesta segunda-feira (28/7), com a chancela de marca inovadora e em plena fase de expansão, evidenciada por lançamentos, aquisição de unidade fabril no Nordeste e ritmo acelerado das obras de uma das maiores fábricas de queijo do país, no Paraná. Nascida no interior de Goiás com um único produto, a manteiga, a companhia se consolidou como uma das marcas mais importantes do setor alimentício brasileiro, reunindo mais de 200 itens no portfólio, e tem previsão de fechar 2025 com um faturamento próximo a R$ 12 bilhões.
“Desde os fundadores, a companhia sempre priorizou a qualidade e a responsabilidade em tudo que faz. Só produzimos o que podemos levar para a nossa família consumir. É com esse compromisso que projetamos um futuro de ainda mais sucesso”, destaca o presidente do Grupo Piracanjuba, Luiz Claudio Lorenzo.
Foi a partir da Piracanjuba que a empresa de laticínios de origem familiar, fundada em cidade homônima, começou a ser conhecida em todo o Brasil, especialmente a partir do pioneirismo no setor lácteo. Sob o comando, desde 1985, dos irmãos Marcos e Cesar Helou, a marca foi a primeira a lançar o leite longa vida com tampa de rosca (2008) no país. Também de maneira inédita apresentou ao mercado nacional o leite longa vida zero lactose (2012) e o leite A2 de caixinha (2022).
“Hoje, são centenas de produtos, para os mais diversos públicos, que aliam indulgência ao bem-estar e que se fazem presentes no dia a dia dos brasileiros nos mais diversos momentos, entregando do essencial ao inesperado”, informa o presidente.
Segundo a pesquisa Kantar (Ranking Brand Footprint) divulgada em 2025, a Piracanjuba é a sétima marca mais escolhida pelos lares no Brasil. A maior diversificação de produtos e a ampliação da presença nos principais centros consumidores, no entanto, ocorreu de forma mais acelerada a partir da última década. Para se ter uma ideia, é de 2014 a primeira campanha publicitária de exibição nacional, com o soletrar e dedilhado de PI RA CAN JU BA, que se tornou referência.
Entre outras ações da marca que ganharam repercussão nacional estão o patrocínio das transmissões dos Jogos Olímpicos Paris 2024 na TV Globo e o lançamento da campanha Desaparecidos, em outubro do ano passado. A iniciativa em parceria com a Associação Mães da Sé utiliza inteligência artificial aliada à expertise de um artista digital para recriar imagens de pessoas desaparecidas, mostrando como estariam hoje, e reproduzi-las nas caixas de leite. Em junho, a campanha conquistou o Leão de Bronze na categoria Creative Data no Cannes Lions – o maior festival internacional de criatividade do mundo, realizado em Cannes, na França.
“Projetos como esses exemplificam a relação de proximidade da Piracanjuba com as famílias brasileiras. Para nós, a qualidade é inegociável e esse valor passa pelo compromisso de fazer o melhor para as pessoas e para o mundo. É com esse olhar que procuramos evoluir para cuidar de cada geração, considerando as mais diversas demandas e necessidades”, pontua Luiz Claudio.
Neste ano em que comemora sete décadas, a Piracanjuba apresenta ao mercado uma série de novidades, entre elas, produtos que ampliam a conexão com o público jovem, a exemplo da linha Piracanjuba Zquad, com três versões: Berry Beat, Choco Loud e Vita Hit, e as bebidas lançadas por meio de collab com a Milky Moo: Pandora, Mimosa e Chicletin. Também como parte desse rejuvenescimento, apoiará, por meio da marca de bebidas proteicas Piracanjuba ProForce, o The Town 2025, maior festival de música, cultura e arte de São Paulo.
Evolução do portfólio e marcas
Inicialmente formado exclusivamente por produtos Piracanjuba, nos últimos 11 anos o portfólio da empresa ganhou novas marcas, como LeitBom e as licenciadas Almond Breeze (bebidas à base de amêndoas), Ninho e Molico (leite longa vida).
Em 2024, após apresentar sua nova estrutura de governança, com a criação do cargo de presidente, a companhia adotou Grupo Piracanjuba como marca corporativa. No mesmo ano, ampliou a atuação para além do lácteos, com a aquisição da Emana, marca de suplementos voltados para nutrição e bem-estar.
Em ritmo de crescimento, em maio deste ano, o Grupo anunciou a aquisição da primeira fábrica no Nordeste. Localizada no município de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, a mais nova unidade tem foco na produção de queijos e derivados.
Atualmente, são oito fábricas e 16 Postos de Resfriamento de Leite em operação, distribuídos em oito estados brasileiros, no Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país. A nona unidade fabril, em São Jorge D’Oeste (PR), iniciará a produção de queijos até o fim deste ano, sendo uma das maiores do país no segmento, com capacidade instalada de produção de até 39,4 mil toneladas ao ano de muçarela.
A unidade também terá capacidade para produzir até 7,9 mil toneladas anuais de manteiga; além de 6 mil toneladas ao ano de whey protein (concentrados e isolados proteicos) e 14,8 mil toneladas anuais de lactose em pó, contribuindo com o aumento da produção nacional desses itens.
“Esse será mais um dos marcos de inovação da companhia. A ideia é participar de forma crescente de toda a jornada de consumo, atendendo as mais diversas necessidades das pessoas, em suas diferentes fases de vida”, explica o presidente.
Luiz Claudio acrescenta que é a partir dessa perspectiva que o trabalho do Grupo continua, com o foco de evoluir para cuidar de cada geração. “É com a credibilidade alcançada até aqui, o empenho dos nossos mais de 4 mil colaboradores e a construção de vínculos com as pessoas baseados em respeito, cuidado e transparência, que nos sentimos prontos para criar o futuro da alimentação todos os dias. Que venham as próximas décadas de crescimento, sempre contribuindo para transformar o viver em viver bem”, finaliza.
Destaques das últimas 7 décadas
– 1955: criação da marca com o 1º produto, a manteiga de leite em lata
– 2008: lança o 1º leite longa vida em embalagem com tampa de rosca do Brasil
– 2012: lançamento do 1º leite longa vida zero lactose do país
– 2014: aquisição da marca LeitBom
– 2018: parceria com a Blue Diamond para produção e comercialização da marca Almond Breeze (bebidas à base de amêndoas)
– 2019: parceria com a Nestlé para produção e distribuição nacional dos leites líquidos longa vida Ninho e Molico
– 2020: aquisição de unidades fabris em Araraquara (SP), Carazinho (RS) e Três Rios (RJ), pertencentes à Nestlé
– 2021: entrada no segmento de nutrição infantil, com a linha Piracanjuba excellence
– 2022: lançamento do 1º leite A2 de caixinha no Brasil
– 2024: adoção de nova estrutura de governança, criação da marca corporativa Grupo Piracanjuba, aquisição da Emana, lançamento da campanha Desaparecidos
– 2025: aquisição da 1ª fábrica no Nordeste, em Nossa Senhora da Glória (SE), lançamento da Promoção 70 anos Piracanjuba – Vem pra festa, vem!, com sorteio final de R$ 700 mil.
Raio-x:
- + de 200 produtos no portfólio
- + de 4 mil colaboradores
- 8 unidades fabris em operação: Bela Vista de Goiás (GO), Governador Valadares (MG), Maravilha (SC), Sulina (PR), Araraquara (SP), Três Rios (RJ), Carazinho (RS) e Nossa Senhora da Glória (SE). A nona fábrica, em São Jorge D’Oeste (PR), está prevista para ser inaugurada ainda este ano.
- 16 postos de recepção de leite
- capacidade de processamento de até 6 milhões de litros de leite por dia