Estratégia da Wine é incentivar o uso e consumo de seu aplicativo por meio de recompensas e experiências de gamificação
A Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo com mais de 421 mil assinaturas, já disponibilizou mais de R$200 milhões em cashback para clientes por meio de seu programa de benefícios, o WineUP. Disponível para todos os clientes que realizam compras no e-commerce, a ideia do programa de recompensas é possibilitar que o consumidor passe por uma jornada de gamificação no aplicativo Wine, que lhe renderá pontos que são convertidos em valores, os quais podem ser utilizados para adquirir novos rótulos de vinhos.
Até o momento, os consumidores já resgataram 2,7 milhões de garrafas de vinho como parte do valor gasto em compras. Prestes a completar cinco anos de existência, o WineUP faz parte da estratégia da Wine para proporcionar novas experiências de consumo aos clientes, por meio da oferta de benefícios exclusivos e recompensas atrativas, além de reconhecer os sócios do Clube Wine pela sua fidelidade.
O programa WineUP foi criado a partir do feedback dos sócios, assinantes do clube de assinaturas da Wine, o Clube Wine. Com uma equipe multidisciplinar, a empresa desenvolveu uma interface intuitiva e funcional, que permite aos usuários acumular pontos e convertê-los em prêmios e descontos. Conforme o programa, o uso de cashback está disponível pelo aplicativo da Wine para resgate e, todas as compras no site, aplicativo ou lojas físicas, são contabilizadas para ganhar pontos, que irão gerar o cashback.
Todos os clientes que realizarem ao menos uma compra no e-commerce da Wine são automaticamente cadastrados no WineUP. Os sócios do clube acumulam três vezes mais pontos e desfrutam de benefícios exclusivos.
O WineUP adota uma estratégia de gamificação, incentivando os consumidores a interagir com o universo do vinho através de missões e conquistas. Ao longo de sua jornada no aplicativo, os usuários podem acumular pontos, evoluindo de nível e desbloqueando novos benefícios. Missões pontuais, como a primeira compra no aplicativo ou a primeira avaliação de um produto, e conquistas incrementais com base no consumo do cliente, garantem uma experiência dinâmica e envolvente.
“Estamos sempre em busca de algo novo, diferente, que desafie e expanda o conhecimento do consumidor sobre o mundo do vinho. E melhor ainda se essas experiências envolverem entretenimento e diversão ao saboroso universo dos vinhos”, comenta Laura Barros, diretora de marketing da Wine. Além dos benefícios já existentes, a partir de agosto de 2024, o programa WineUP apresentará novas funcionalidades e vantagens:
Roleta do WineUP: ao subir de status, os membros poderão rodar a roleta e ganhar ainda mais cashback e prêmios.
Novo status – super ídolo: quem atingir este status terá 5% de cashback e 20% de desconto, em todas as compras, ao invés dos 15% regulares.
Utilização do cashback: O valor de cashback utilizado nos pedidos será ajustado conforme o status no WineUP, permitindo aos Super Ídolos utilizar até 100% de cashback no valor do pedido.
Novas Missões: Todos os meses, novas missões serão adicionadas ao aplicativo, estimulando a participação e aumentando as oportunidades de ganho de cashback.
A atualização do programa, com novas missões e novos jogos pelo aplicativo, é alinhada com as estratégias de gamificação e experiência diversificada de consumo da Wine. Enquanto a WineUP atende os sócios e consumidores, possibilitando acúmulo de pontos e benefícios pelo aplicativo, nas lojas físicas há o Wine Games, que elabora competições nacionais como degustação às cegas para promover trocas, conhecimento e benefícios como cashback.
Sobre a Wine
A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 15 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.
Com a missão de conectar mais pessoas por meio da paixão pelo vinho e tornar o vinho um produto hiper disponível no mercado brasileiro, além do Clube Wine, a marca atua com o e-commerce www.wine.com.br, o app Wine Vinhos (disponível para download na AppStore e Google Play) e possui 17 lojas físicas no Brasil. São três unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e 12 em cidades como Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Salvador, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Além disso, a Wine está presente no México, com o clube de assinatura “Vino como quieras” e como e-commerce.
Ao lado da Cantu Grupo Wine e da Bodegas Grupo Wine, marcas que atuam com foco no B2B, a empresa compõe o Grupo Wine, que ocupa o primeiro lugar no ranking de importação e se consolidou como o grupo #1 de vinhos no Brasil.