Criada pela Asia, ação celebra novo momento da companhia e anuncia que saneamento básico chegará para todos, inclusive comunidades
Após dar início ao seu movimento de comunicação pós-desestatização, a Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, resgata um clássico da música paulistana em sua nova campanha institucional, intitulada “Vambora”, criada pela agência Asia — a primeira desenvolvida para a empresa. A peça é inspirada na composição “Amanhecendo”, do álbum Sinfonia Paulistana, lançada por Billy Blanco em 1974. Conhecida por seu refrão marcante “Vambora, vambora, olha a hora, vambora”, a canção se tornou um símbolo afetivo.
Com o conceito “Nossa Sabesp. Uma Sabesp pra todos”, a campanha expressa aos cidadãos paulistas o objetivo de ampliar o acesso ao saneamento básico em todos os municípios, comunidades, periferias e zonas rurais. Ao todo, estão sendo construídos cerca de 10 mil km em novas tubulações, para garantir que o saneamento básico possa chegar a todos os locais mapeados. A campanha reforça o novo momento da Companhia e sua missão de estar cada vez mais próxima da população.
O filme utiliza o refrão “Vambora, vambora, tá na hora. Sabesp é agora”, despertando nostalgia e resgatando a memória afetiva do público. A música escolhida marcou uma geração ao retratar de forma sensível o cotidiano da metrópole, reforçando o vínculo emocional com quem vive e circula pelo estado de São Paulo. A campanha também contará com anúncios em tapumes de obras e outdoors instalados em estradas, alcançando moradores e visitantes das cidades atendidas, além dos desdobramentos digitais para as redes sociais.
“Realizamos pesquisas e estudos sobre a percepção do público sobre a Sabesp e chegamos à conclusão de que não basta apenas entregarmos obras. É preciso que a comunicação seja uma ferramenta de relacionamento com todos, até para viabilizar a universalização e prestar contas do nosso trabalho. Essa campanha vem de encontro a isso: será um convite ao paulistano para engajar conosco e celebrar a chegada do saneamento básico a todos”, afirma Kelly Marques, diretora de Comunicação da Sabesp.
“Ter a oportunidade de trabalhar lado a lado com uma marca de tamanha relevância como a Sabesp é, para a Asia, a confirmação de que estamos no caminho certo. Neste novo momento de comunicação, nosso primeiro trabalho para a marca não só celebra a história de São Paulo como projeta o futuro de uma Sabesp cada vez mais presente para todos os cidadãos do estado”, conta Sérgio Brandão, cofundador e CEO da Asia.