Sebrae lança campanha para fomentar o afroempreendedorismo: “Se o negócio tá preto, faz a diferença”

Quantas vezes você ouviu a expressão “o negócio está preto” associada e algo ruim? Visando reverter a percepção das pessoas quando escutam essa a expressão tão frequentemente associada como algo obscuro e difícil, semelhante a outras expressões como “mercado negro” e “a coisa tá preta”, o Sebrae apresenta campanha para destacar a força e importância do empreendedorismo negro. No Brasil, apesar de serem maioria, os empreendedores afrodescendentes são os que enfrentam maior dificuldade para abrir e manter seus negócios.

A comunicação, idealizada e criada apenas por colaboradores negros da agência Moringa, visa dar um novo sentido ao termo, destacando que “Se o negócio tá preto, tá fazendo a diferença”. A campanha se destina a conversar diretamente com a comunidade negra do ponto de vista positivo e motivacional, transmitindo a mensagem de que “se a coisa tá preta, a coisa tá boa”. Além disso, a ideia é abordar outros públicos, que não necessariamente pertencem a etnia, buscando educar, inspirar e trazer dados relevantes que evidenciam a importância do principal público empreendedor no Brasil hoje, o afroempreendedorismo, do qual – segundo dados da própria entidade – movimenta cerca de R$ 2 trilhões no País e 54% dos empreendedores são negros.

O tema será abordado de forma ampla e consistente, pautado em alcançar empreendedores negros e dar visibilidade à causa, assim como promover as empresas afroempreendedoras e apoiá-los em seus principais desafios, por meio de conteúdos informativos e ações práticas.

Com foco nas redes sociais como TikTok e Instagram, além do Sebrae Conecta, a campanha se desdobrará em diversas ações, incluindo a ampliação do engajamento por meio de influenciadores negros, como Nina Silva, Jacira Doce, Hisan Silva e Maurício Bahia. Além disso, a comunicação destacará histórias reais de empresários negros Sebrae, haverá conversas sobre afroempreendedorismo, a criação do “Território Afroempreendedor” para reunir negócios da comunidade em um ambiente digital e a disponibilização de conteúdos de apoio específicos.

Segundo a CEO da Moringa, Rianni Bertoldo, “É uma característica da Moringa trazer ideias inovadoras para os nossos clientes. E essa iniciativa junto do SEBRAE é histórica por vários motivos. A estratégia e criação desta campanha foi desenvolvida exclusivamente por colaboradores negros. Com um movimento inédito e necessário, nossa proposta é criar um impacto real, por meio de conteúdos diversos e autênticos, para que essa expressão negativa seja sinônimo de sucesso e prosperidade a esses empresários.”

#Abramark, #AgenciaMoringa, #Sebrae, #Afroempreendedorismo #NegócioTáPreto #VisibilidadeNegra

FICHA TÉCNICA:

Cliente: SEBRAE

Produto: institucional

Agência: Moringa

Título: Se o negócio está preto, é porque está bom

CEO: Rianni Bertoldo

Atendimento: Rosa Cordeiro, Manoela Nodari e Manuela Rocha

Estratégia: Marcela Morais, Caio Ribeiro, Cristiane Seabra e Zuleide Xavier e Gabriel Garcia

Diretor de Criação: Fabrício Batista Criação: Heitor Perpétuo, Emanuel Oliveira e Bianca Alves

Conteúdo: Camila Carrano, Mariana Rodrigues Veloso, Susi Morais e Sindy Souza

Mídia: Patrick Martins

Gestão de Projetos: Diogo Moreira, Priscila Gonçalves e Samantha Brandão

RTV: Samantha Brandão

Aprovação Cliente: Larissa Meira, Ana Carolina Gonçalves e Henrique Nabuco

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

[dinamize-form id="1318"]
Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore