Tudo começou quando os consumidores que gostam da cerveja Spaten, eleita a melhor puro malte do mercado (ranking Estadão Paladar de fevereiro/2023), passaram a pedir uma caneca especial da marca em comentários nas redes sociais. A caneca, criada para filmes e conteúdos nas redes sociais e que já é símbolo de cerveja alemã e da Oktoberfest, logo caiu no gosto dos seguidores da marca. Foram tantos pedidos, que a cerveja oficial da Oktoberfest de Blumenau resolveu não só atender, como surpreender. A marca chamou, ninguém menos, que o ator e diretor Selton Mello para anunciar aos fãs da cerveja – criada em 1397 na Alemanha -, que a caneca não só chegou ao mercado, como terá edição especial a ser enviada como presente para alguns sortudos. A boa-nova foi anunciada em vídeo postado nas redes sociais da cerveja e do ator.
A ação, criada pela agência GUT, mostra em grande estilo, Selton vestido com roupa de gala e tendo como pano de fundo um cenário luxuoso. O ator aparece dando a notícia aos sortudos, citando alguns dos ganhadores. A encenação é tão irreverente – mas, com o evidente toque irônico – que é difícil não prestar atenção acreditando se tratar de um verdadeiro apresentador de premiação de cinema, já que o ator cria todo um clima para enaltecer os consumidores que estiveram à frente de seu tempo e pediram a caneca mesmo antes de ela existir. A melhor novidade vem na sequência: o anúncio de que esses consumidores, que deixaram mensagens nas redes pedindo a caneca, vão receber uma versão de colecionador – canecas numeradas e exclusivas como um reconhecimento de Spaten aos visionários. O nome de todos os sortudos é apresentado ao final do vídeo, como em créditos de filmes.
“Os consumidores já desejavam a caneca de Spaten antes mesmo de ela ser oficialmente lançada. Por isso, criamos junto ao Selton Mello, uma forma de premiar todos os visionários que comentaram nas redes sociais da marca com uma edição numerada, feita para colecionadores”, reforça Julia Mota, diretora de Criação da GUT São Paulo.
Objeto de desejo
Mesmo criada para compor os materiais de divulgação de Spaten, a caneca ganhou repercussão nas redes sociais e os fãs da marca já queriam adquirir a sua. No filme, nomes dos felizardos – vencedores das canecas exclusivas – são lidos por Selton Mello.
“Spaten celebra a cerveja desde a primeira Oktoberfest do mundo e quando o público pediu a caneca foi uma perfeita sintonia com o que estávamos pensando para homenagear essa festa tão tradicional. Mesmo quem não visitou uma Oktoberfest sabe que as pessoas conhecem a tradição de tomar uma cerveja gelada em uma caneca de vidro. É um hábito comum no universo da cerveja e queremos presentear os consumidores com uma versão especial, cheia de detalhes que ajudam a transformar esse hábito em uma experiência única. Agora, a Caneca Spaten celebra não só a cultura cervejeira e a aproximação da Oktoberfest 2023, como também funciona como reconhecimento pela participação dos nossos consumidores”, diz Joice Carvalho, Head de Marketing de Spaten.
E quem não ganhar a versão numerada da Caneca Spaten em primeira mão? Tem pra todo mundo! Afinal, a cerveja que teve força para atravessar quase sete séculos se mantendo relevante, não chegaria até aqui para deixar seus seguidores na vontade.
A caneca de Spaten, que está disponível no site e no aplicativo de entrega de bebidas, Zé Delivery, tem um design exclusivo e promete ser o grande destaque da próxima edição da Oktoberfest de Blumenau, que acontece em outubro. Com detalhes que reforçam a tradição da marca e conferem à caneca uma experiência única, o design ainda conta com uma curvatura interna que ajuda a direcionar o líquido para a ponta da língua – região mais sensível ao sabor do malte, traz linhas que ajudam a deixar a cerveja ainda mais refrescante e um fundo mais espesso que mantém o líquido gelado por mais tempo.
Assista:
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Ficha Técnica
GUT
CCO: Bruno Brux
ECD: Tiago Abreu
Creative Director: Julia Mota e Lucas Adam, Raphael Borges
Creative: Marcelo Carvalho, Bernardo Silveira
CEO: Valéria Barone
Head of Account: Alessandra Visintainer
Group Account Director: Francine Pellacani
Account Director: Isadora Spinardi
Account Managers: João Laureano, Vinícius Menezes
Account Executive: Gabriel Patarck
Strategy Head: Gisele Bambace
Strategy Director: Carolina Biagio
Strategy Manager: Julia Garcia
Strategy Supervisor: Paula Baião
Insights Supervisor: Carolina Bassili
Content Director: Diego Torres
Content Strategist Manager: Rafael Fontenelle, Rafael Budni
Content Manager: Victor Galeon
Content Assistant: Emylin Couto
Content Art Director: Marcelo Fernandes
Jr. Content Art Director: Guilherme Canschi
Business Intelligence Director: Tiago Storni
Business Intelligence Supervisor: Matheus Severino
Head of Operation: Mariane Goebel
Project Manager: Isabella Quaglio
Co-Head of Media & Data: Nathalia Oliveira
Media Director: Guilherme Froiman
Media Manager: Daniel Miscolcz
Media Supervisor: Bruna Zeferino
Media Coordinator: Lucas Generoso
Media Assistant: Alex Ferreira
AMBEV:
Marketing VP: Daniel Wakswaser
Marketing Director: Cinthia Klumpp
Head o f Marketing: Joice Carvalho
Brand Strategy Manager: Isabela Fraga
Brand Execution Manager: Nathalia Coutinho
Brand Specialist: Ivanara Nazari, Natalia Bueno, Breno Moura
Media Strategy Lead: Aline Castro
Media Strategy: Larissa Isabelle
MODO:
Ambev Production: DraftLine Integrada
Audiovisual Head of Production: Julia Kannebley
Executive Production: Karin Stuckenschmidt, Carlos Grübber e Gabi Froemming
Senior Producer: Vanessa Wallner
Producer: Fernanda Malta
Seiva:
Produtora: Seiva
Direção: MIG
Produção executiva: Marcela Sutter
Head of Sales: Lucas Milan
Coordenação de produção: Rafaela Muniz
DOP: Lula Carvalho
AD: Ana Rios
DA: Rafael Cabeça
Coord de Arte: Bárbara Carauta
Figurino: Nat Gastin
Dir de Prod: Fernanda Franco
Pós produção: Warriors VFX
Edição: MIG
Finalizadores: Troop
Cor: Psycho N’Look
Áudio: Carbono