As agências SRCOM e V3A unem forças e anunciam o lançamento da Living Books, uma inovadora plataforma cultural que propõe a ressignificação do mercado e do consumo de literatura no Brasil. A iniciativa nasce para despertar encantamento e promover novas conexões do público com obras literárias clássicas, através de exposições itinerantes que proporcionarão experiências imersivas, materializando histórias e personagens consagrados da literatura.
O lançamento do projeto será na Bienal do Livro, entre os dias 1 e 10 de setembro, com uma mostra sobre a primeira iniciativa da plataforma e que se baseia em uma das obras literárias mais emblemáticas da história, “O Pequeno Príncipe”. A exposição intitulada “Pegadas do Pequeno Príncipe” promete transformar o clássico em uma experiência imersiva para toda a família. Na Bienal o público poderá conferir um stand lúdico, oficinas de desenho e brincadeiras para crianças, ambientes instagramáveis, além de pré-venda exclusiva para os visitantes da exposição, com descontos especiais.
Abel Gomes, sócio e VP criativo da SRCOM celebra a parceria que inaugura um novo modelo de experiências no mercado brasileiro. “Exposições imersivas são realmente incríveis! Elas têm o poder de conectar pessoas, tocar o coração e proporcionar novas experiências emocionantes. Ao trazer essas experiências para o mundo real, unimos as pessoas e criamos momentos únicos, cheios de emoção e felicidade. É maravilhoso ver como elas podem impactar de maneira positiva a vida das pessoas. Esse é o poder do entretenimento!”, afirma o executivo.
Mais do que oferecer uma nova maneira de consumir obras literárias, a Living Books transforma páginas de livros em experiências tangíveis e memoráveis. “Vamos materializar nuvens para que as crianças possam tocar e dar vida aos personagens para que adultos voltem a ser crianças. Iremos surpreender, encantar e fazer com que, através de exposições sensoriais, a vivência das histórias seja capaz de despertar no leitor aquela sensação de terminar o melhor livro da sua vida. Só que desta vez, ao vivo e compartilhando o momento com familiares e amigos”, afirma Cristiano Botinha, sócio e diretor da vertical de Música e Cultura da V3A.
Projeto celebra 80 anos do lançamento da obra e terá parte da renda revertida para o Hospital do Pequeno Príncipe
Apresentado pela PRIO, maior petroleira independente do Brasil, a exposição “Pegadas do Pequeno Príncipe” unirá no mesmo capítulo o segmento literário ao do entretenimento, de maneira inédita. “Acreditamos que o acesso à cultura é uma forma poderosa de contribuir para o desenvolvimento social e intelectual de nossa sociedade. E, ao longo dos anos, temos nos dedicado em apoiar projetos que promovam a inclusão e o acesso ao conhecimento para todos. Por isso, nos orgulhamos de ser parceiros desta iniciativa inovadora, que une a literatura às artes sensoriais para democratizar a cultura e emocionar o público de maneira única”, afirma Gabriel Hackme, gestor de Projetos Incentivados e Patrocínios da PRIO.
Além de celebrar os 80 anos da primeira edição da obra de Antoine de Saint-Exupéry, “Pegadas do Pequeno Príncipe” tem outro nobre propósito: retribuir à sociedade, destinando 10% da arrecadação da bilheteria ao renomado Hospital Pequeno Príncipe, o mais reconhecido hospital exclusivamente pediátrico do país, localizado em Curitiba, no Paraná. A iniciativa busca contribuir com o funcionamento da unidade e com uma melhor saúde infantil para a sociedade.
Desde o lançamento da primeira edição, em 6 de abril de 1943, a história do Pequeno Príncipe atravessou fronteiras, alcançando mais de 340 línguas e conquistando corações em todo o mundo. Seu apelo atemporal toca tanto leitores adultos, que aprendem valiosas lições sobre a vida, quanto os pequenos, que se encantam com as aventuras e redescobrem a essência da infância.
A exposição “Pegadas do Pequeno Príncipe” tem curadoria assinada pela Dra. Mônica Cristina Corrêa, a maior especialista do Brasil no tema. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina desde 2018, Mônica é graduada em Letras com especializações em Francês, Português e Italiano; Doutora em Literatura Francesa, e pós-doutora em Literatura Comparada (Brasil-França), com todos os títulos obtidos na USP. Com a competência e paixão que a caracterizam, Mônica Corrêa confere à exposição um olhar expert, revelando detalhes e nuances que enriquecem a experiência dos visitantes, tornando-a uma jornada inesquecível pelo universo do Pequeno Príncipe.
“Ao mergulhar os visitantes em um mundo interativo e imersivo, elementos de design cuidadosamente concebidos se unem à tecnologia para transmitir ensinamentos profundos de forma cativante, enriquecendo a mente enquanto encanta os sentidos.”, diz Felipe Reif, sócio da Deeplab Project, co-realizadora da exposição. “Uma experiência inesquecível, na qual o visitante é convidado a fazer parte da obra mais lida da literatura mundial”, completa João Almendra, sócio da BGO, outra co-realizadora da exposição.
A estreia de “Pegadas do Pequeno Príncipe” está marcada para outubro de 2023, no Shopping RIOSUL, no Rio de Janeiro. E em São Paulo, em 2024.
#Abramark, #LivingBook, #SRCOM, #V3A