Thais Lopes, fundadora e CEO da Mães Negras do Brasil, fala sobre a importância do negócio para a visibilidade e valorização da expertise profissional negra e feminina no Brasil

A plataforma apoia milhares de mulheres negras com empoderamento, geração de renda e conquista de destaque no mercado de trabalho

Com o objetivo de desenvolver e impulsionar transformações estruturais na sociedade em prol da equidade de gênero e de raça, principalmente no mercado trabalho, a engenheira mecatrônica Thais Lopes fundou, em 2023, a startup de impacto social “Mães Negras do Brasil”. Com mais de mil inscritas, a plataforma “Mães Negras” oferece ferramentas para impulsionar mães a desenvolverem suas habilidades pessoais e profissionais e assim proporcionar empoderamento, aprimoramento da saúde mental, além de oportunidades reais de trabalho e de geração de renda.

“Minha trajetória profissional, a maternidade e o comprometimento com um futuro sustentável me trouxeram até aqui. Meu propósito é promover e ser a mudança que quero ver no mundo e isso passa por ver mães negras valorizadas e bem vivendo em nosso país. Quero mostrar para o mundo que, ao contrário do que ouvimos muito por aí, não existe só vulnerabilidade em mães negras do Brasil e para isso criei uma comunidade em que a gente se apoia, se escuta, se acolhe e desenvolve soluções criativas para poder mudar essa visão com relação a quem somos e nosso papel na sociedade”, conta Thais, que, além de negra e mãe, é engenheira de formação com mais de 10 anos de experiência em estratégia e planejamento de operações e designer para sustentabilidade e regeneração. Thais é ainda embaixadora do programa Google Women Theckmakers e atua ativamente no ecossistema de impacto social no país.

Na plataforma da “Mães Negras do Brasil”, as participantes têm acesso a uma variedade de serviços e benefícios como grupos de conversas, rodas de escuta, mentorias, letramento racial, trilha de carreira, marketplace, agenciamento para palestras, cursos e workshops em diferentes áreas. Em treze meses de operação, o ecossistema já conta com mais de mil membras de 25 estados do território brasileiro.

“É uma grande alegria receber diariamente o feedback positivo de tantas mulheres dos mais variados cantos do país que contam que tiveram suas vidas realmente impactadas pela Mães Negras. Mães diversas que, com todos os desafios da maternidade (que nos demanda sempre tanta energia e disponibilidade), investiram no seu próprio cuidado, se aprimoraram, se empoderaram e encontraram um espaço que as valoriza e oferece oportunidades para apresentar suas potências profissionais. É emocionante vivenciar na prática a potência de se construir um ecossistema como este coletivamente”, pontua Thais Lopes.

No mês de junho, duas atividades remotas serão promovidas pela “Mães Negras”. Dia 19, a CEO Pamella Kristine promove mentoria coletiva sobre Modelagem de Negócios. E no dia 29, Jaiana Rodrigues irá ministrar uma palestra sobre Racismo Obstétrico em seu programa de letramento racial. Todos os encontros são gratuitos para as assinantes do plano de eventos da plataforma. Para não assinantes, o investimento para cada oficina varia entre R$15,00 e R$30,00. As mães negras interessadas podem acessar https://www.maesnegrasdobrasil.com/eventos e já se inscrever.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

[dinamize-form id="1318"]
Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore