TikTok World: aumento de 40% nas buscas consolida o poder da descoberta na plataforma

Evento sobre o futuro do marketing e o comportamento do consumidor brasileiro revelou dados inéditos sobre jornada de descoberta no TikTok, novas ferramentas de anúncios e inscrições para o TikTok Ad Awards 2025

 

O brasileiro usa o TikTok como parte de sua jornada de descoberta de novas marcas, produtos, temas e interesses. O comportamento é apontado por novos dados da plataforma, que registrou bilhões de buscas diárias nos primeiros meses do ano e um crescimento exponencial de mais de 40% em relação ao ano passado. As informações foram reveladas durante o TikTok World Brasil 2025, evento do TikTok dedicado a marcas e negócios.
Os números evidenciam a consolidação do comportamento de busca na plataforma: 84% das buscas no TikTok refletem as fases de exploração e avaliação, superando os níveis de outras plataformas do mercado. Isso significa que, para o usuário brasileiro, o TikTok não é apenas um destino para entretenimento, mas um ponto de partida crucial para descobrir produtos, serviços, ideias e tendências: 91% dos usuários tomam alguma ação após se inspirarem por uma pesquisa feita na plataforma. Além disso, a cada sete buscas, uma é repetida em menos de 24 horas, mostrando o alto engajamento da comunidade em conteúdos de interesse e a busca contínua por informações aprofundadas.
“O TikTok transformou a maneira como as pessoas descobrem o mundo ao seu redor. Nossos dados mostram que a curiosidade e a busca por inspiração são parte essencial da experiência na plataforma”, afirma Gabriela Comazzetto, Diretora Geral de Negócios do TikTok na América Latina. “Para as marcas, isso representa uma janela de oportunidade sem precedentes para se criar conexões reais com os consumidores desde o momento de busca até o último clique”.
Este comportamento de busca é algo orgânico e está na natureza na plataforma: a maioria das buscas no TikTok é iniciada após assistir a um vídeo, e um em cada quatro usuários já começa sua jornada de busca nos primeiros 30 segundos após abrir o aplicativo. Essa dinâmica é particularmente forte em segmentos como Viagem (95% de buscas exploratórias/avaliação), Automotivo (91%), Mídia e Entretenimento (87%) e E-commerce (62%), onde a imersão visual e a autenticidade do conteúdo geram descobertas significativas.

 

Novas soluções de negócios para marcas
Além da apresentação dos dados, o TikTok World contou com uma programação abrangente, distribuída em três palcos distintos, que abordaram temas cruciais para o sucesso no TikTok, incluindo painéis sobre cases e estratégias de grandes marcas, sessões dedicadas às ferramentas de anúncios e um espaço exclusivo para negócios PME, com exposição de produtos e casos de sucesso no “Bazar de PMEs”.
O evento foi palco para a apresentação do GMV Max, uma solução de marketing automatizada integrada ao ecossistema do TikTok Shop. Desenvolvida para otimizar campanhas e impulsionar os resultados de marcas e vendedores diretamente no ambiente de e-commerce da plataforma, o GMV Max representa um avanço na forma como o TikTok impulsiona os resultados de negócios das marcas.
“Anunciamos recentemente o Search Ads, uma solução focada em anúncios na ferramenta de buscas. Agora, somamos outras soluções para que as marcas tenham cada vez mais clareza e, ainda mais importante, tracem estratégias certeiras na plataforma, principalmente neste novo cenário em que o TikTok está presente de ponta a ponta da jornada de compra: da consideração na plataforma até o último clique com anúncios do TikTok Shop Ads”, afirma Comazzetto.
Para impulsionar o crescimento em todas as etapas do funil, o TikTok apresentou também o TikTok Market Scope. Trata-se de uma plataforma de análise que permite aos anunciantes identificar e ativar as audiências que estão em cada um dos estágios da jornada: Awareness, Consideração e Conversão. Visto que os usuários do TikTok não apenas prestam atenção, mas agem, a plataforma também lançou uma solução chamada Brand Consideration, para ajudar as marcas a mover o público da conscientização à consideração.

 

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