Reconhecida por seus compromissos públicos com a agenda de gênero, a TIM e a agência BETC Havas desenvolveram juntas mais uma iniciativa de apoio às mulheres, que combina tecnologia e o alcance da sua estrutura comercial em prol do combate à violência. A partir de agora, as lojas da operadora passam a ser pontos de referência para mulheres em situações de perigo, oferecendo conexão a uma rede de apoio. As unidades estarão indicadas como “locais seguros” no Caminho Delas, ferramenta do aplicativo Mulheres Positivas. A funcionalidade é um mapa que mostra rotas pensadas para as mulheres circularem com mais segurança nas ruas, a partir de dados inseridos pelas próprias usuárias e estatísticas geradas por inteligência artificial.
A primeira fase do projeto engloba 11 lojas da TIM em ruas de cidades do Rio de Janeiro e São Paulo (baixe o app da tim para conhecer as lojas participantes). As equipes das unidades foram treinadas para atender às mulheres que procurarem suporte em casos de assédio, violência física e outras situações de risco. Elas serão encaminhadas para uma sala, onde receberão estrutura física para contatar uma rede de apoio, incluindo um smartphone para chamadas e acesso à internet e uma cartilha com informações e contatos de diversos canais públicos e entidades para denúncia, como a Central de Atendimento à Mulher (180), delegacias, Disque Denúncia, Ministério Público, dentre outros. Todo esse percurso de atendimento e materiais informativos, além dos treinamentos da equipe, foram elaborados em parceria com Mulheres Positivas e a consultoria Livre de Assédio.
A iniciativa é resultado de uma idealização da TIM e da agência BETC Havas, em parceria com o movimento Mulheres Positivas, criado pela empresária Fabi Saad. O projeto também contou com a participação das consultorias Livre de Assédio, Instituto Maria da Penha e Think Eva. A operadora lidera, desde 2021, o ecossistema em torno do app de mesmo nome, que já conta com mais de 200 empresas parceiras oferecendo cursos gratuitos de capacitação e oportunidade de trabalho, ampliando a empregabilidade das brasileiras. Hoje, o aplicativo tem mais de 300 cursos cadastrados e 8 mil vagas de emprego. “Por meio dessa parceria, queremos ajudar mulheres que estão sofrendo algum tipo de violência a sair dessa situação”, completa Fabi Saad, fundadora da plataforma.
Manifesto em prol da equidade de gênero
Além do projeto nas lojas, a TIM lançou nesta quarta (25) um manifesto de gênero em suas redes sociais, em campanha com a embaixadora da marca, a cantora IZA. A ação também foi idealizada e desenvolvida pela BETC Havas. O objetivo é reforçar ainda mais os compromissos da empresa com a equidade de gênero no mercado de trabalho e o combate a qualquer tipo de preconceito e violência contra a mulher. A comunicação também será amplificada pelo squad da companhia nas mídias sociais, que conta com nomes como a influenciadora Pequena Lô.
“Esse manifesto representa a evolução do nosso compromisso com a jornada de diversidade e inclusão. No pilar de gênero, chegamos a uma fase onde mais do que celebramos conquistas: influenciamos o mercado e reforçamos nosso posicionamento para toda a sociedade”, destaca a VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM, Maria Antonietta Russo. A operadora, por exemplo, acaba de superar a meta de ter 35% de representatividade de mulheres em sua liderança, mas entende que é um percurso contínuo: “não estamos na linha de chegada. Cada objetivo alcançado nos traz novas responsabilidades. Seguiremos com ações internas e externas para termos uma sociedade mais justa, segura e com mais oportunidades para as mulheres”, complementa .
“É com grande satisfação que lançamos esta campanha que vai muito além das nossas marcas. Hoje, junto à TIM, estamos dando um passo significativo na direção de um mundo mais igualitário para as mulheres na sociedade. Esta iniciativa reflete o nosso compromisso contínuo com a equidade de gênero e suas diversas camadas, abraçando campanhas com propósitos de grande impacto social”, afirma Flávia Braga, diretora geral da BETC Havas no Rio de Janeiro. “O manifesto pensado para as redes sociais da TIM, junto a campanha, desempenhará um papel fundamental na amplificação dessa mensagem”, finaliza Flávia.
A TIM foi recentemente considerada a operadora mais diversa e inclusiva do mundo pelo terceiro ano seguido no Refinitiv Diversity & Inclusion Index, que mede o desempenho de mais de 15 mil companhias de capital aberto em temas de diversidade, inclusão e desenvolvimento de carreira. Também está listada no IDIVERSA B3, primeiro índice da bolsa brasileira que considera critérios de gênero e raça para selecionar as empresas da sua carteira. É ainda uma das 13 companhias brasileiras dentre as mais de 400 organizações do planeta inseridas no Gender Equality Index (GEI) da Bloomberg, que avalia a igualdade de gênero no local de trabalho.
Assista ao filme da campanha:
#Abramark, #EquidadeÉPossivel, #TIMBrasil, #BETCHavas
Ficha Técnica:
Título: A equidade é possível
Agência: BETC HAVAS
Anunciante: TIM
Produto: Projeto Mulheres
CCO: Erh Ray
Diretora Geral Rio de Janeiro: Flavia Braga
VP de Planejamento: Amanda Agostini
VP de Mídia: Erika Cabral
Conteúdo/Criação: Daniela Lima, Marcelo Bruzzesi, Daniel Schiavon, Zico Farina, Alexandre Fernandes, Vitor Hildebrand, Larissa Coelho, Juliana Moreira, Juliana Rosolem, Carolina Ossanai, Marília Cotrim, Fabiano Pinheiro, Pedro Lenz, Breno Cibelli, Brenda Freires.
Marcas & Negócios: Flavia Braga, Érica Barreiros, Carolina Paboudjian, Mariana Mazzoli, Fabiana Barros, Loriene Ávila e Bárbara Passos
Estratégia: Amanda Agostini, Renata Barbosa, Paola D’Almeida e Isadora Prado
Estratégia Social: Daniela Lima, Marília Cotrim
Listening: Flavia Braga, Gustavo Ortiz, Mariana Paz, Caio Leão
Mídia: Carol Esposito, Patricia Cunha, Ana Vieira, Claudio Silva e Camila Luna
Aprovação: Fábio Avellar, Camila Ribeiro, Carolinne Spiegel, Ana Carolina Abess, Clara Garcia, Barbara David, Letícia Porfírio, Isabella Gonçalves, Elmer Dias