A edição do Rock in Rio de 2022, que aconteceu de 1º a 11 de setembro, no Rio de Janeiro, terminou e já deixa na memória dos fãs um misto de alegria e desejo pela próxima edição. No total, foram contabilizados mais de 7 milhões de Tweets sobre o festival desde o início do evento – um crescimento de mais de 43% no volume de conversas em relação à edição de 2019. Além de comentários sobre os diversos artistas e shows inesquecíveis, houve também grande troca entre marcas e pessoas na plataforma, que engajaram em conversas sobre o festival e as temáticas relacionadas a ele.
As movimentações que grandes eventos como o Rock In Rio geram no Twitter são uma ótima oportunidade para as marcas se conectarem com sua audiência. É na plataforma que se estabelece o que será relevante culturalmente e, em dias de festivais, isso se torna ainda mais potente: o Twitter tem uma média total de minutos gastos 22% maior em relação a outras plataformas em grandes acontecimentos ao vivo e 35% mais engajada do que comparada com pessoas de outros serviços.
Confira algumas das campanhas de marcas que ganharam destaque no Twitter em torno do #RockinRio2022:
Itaú (@itau)
Entre as marcas de destaque no Twitter durante a edição de 2022 do Rock in Rio, o Itaú utilizou diferentes formatos como o uso da hashtag patrocinada e Amplify, em parceria com Multishow (@multishow), e contou com parceria de criadores de conteúdo realizada junto do time de Next Content Production. Além disso, a marca soube aproveitar a força dos fãs para movimentar as conversas na plataforma divulgando a cantora Juliette (@juliette) como uma das principais atrações da Arena Itaú e levando uma fã do cantor Justin Bieber (@justinbieber) para o evento. Outra característica que marcou o sucesso de Itaú foi a estratégia de se aproximar ainda mais das conversas e Tweets dos fãs das principais atrações do RiR para gerar engajamento durante o festival.
alguém entende de photoshop para me ajudar a trocar o céu??????????
cheguei no meu primeiro dia de rock in rio com @itau MAS VAI CAIR MAIOR CHUVA. posso nem dar close em paz 😭#publicidade #OPalcoÉTodoSeu pic.twitter.com/86olBf59Zn
— Matheus Rocha (@matheus) September 10, 2022
Se perguntarem por mim, diga que estou por aí 🌵🧡:#JulietteNaArenaItau
— Itaú (@itau) September 11, 2022
Bora pra mais um dia recheado de convidados? Então anota aí os nomes que vão dar um show na Arena Itaú hoje! #OPalcoÉTodoSeu pic.twitter.com/jDtp9V8qQ0
— Itaú (@itau) September 10, 2022
Americanas (@americanas)
Com uma estratégia voltada para a criação de conteúdo em tempo real com o propósito de amplificar o engajamento durante o evento, a Americanas também se destacou no Twitter durante o Rock in Rio 2022. As interações da marca tiveram como foco sua loja física instalada na Cidade do Rock e a interação com influenciadores como o Pod Delas Podcast (@poddelaspodcast), que trouxe outros influenciadores para um bate-papo. Além disso, o perfil da Americanas contou com conteúdo em tempo real sobre o show da cantora Ludmilla (@Ludmilla), o que ajudou a impulsionar as menções e engajamento relacionados ao festival.
Falaaaa galera! Vai começar a nossa semana no Rock in Rio com @americanas! Vem acompanhar os melhores momentos com a gente 😍
Segue o fio!👇🏼❤️#AmericanasNoRockinRio #AmericanasNoPoddelas
— PODDELAS (@poddelaspodcast) September 2, 2022
o meu estande é pra tooodo mundo! espaços acessíveis, mapas táteis, atendimento em libras e muuuito mais 🙂 relaaxa e vem curtir o festival comigo! #AmericanasNoRockinRio pic.twitter.com/n3hw6V65xo
— americanas (@americanas) September 11, 2022
e tem mimo rolando no gramado da Cidade do Rock! quem aí já garantiu o seu? me manda foto aqui! #AmericanasNoRockinRio pic.twitter.com/invBNBr7px
— americanas (@americanas) September 11, 2022
TIM Brasil (@TIMBrasil)
O grande destaque das conversas no Twitter sobre a marca em torno do festival foi a disponibilização de antenas 5G no local do evento. Para anunciar a novidade e engajar com a audiência dentro e fora do RIR, a TIM Brasil contou com a parceira de influenciadores como Gkay (@gessicakayane), Bruna Gonçalves (@brunnagoncalves), Jade Picon (@jadepicon), Carla Diaz (@Carladiaz) e Maísa (@maisa) em seu perfil no Twitter. As ativações na plataforma também incluíram a conexão com fãs das cantoras Iza (@Izareal), embaixadora da marca, e Ludmilla (@Ludmilla), que performou no evento, movimentando as conversas no serviço. Além disso, a marca utilizou o perfil no Twitter para apostar em conteúdos em torno de seu lounge e ponto para carregamento de celulares instalados no evento.
Teve mais! A nossa sapequinha @lexa também marcou presença no nosso stand. 🤩🤩🤩 Que dupla! #TIMnoRockInRio #LexaNaTIM #AMúsicaNãoPara #RockInRio pic.twitter.com/c4JhE1RK1y
— TIM BRASIL (@TIMBrasil) September 9, 2022
Teve mais! A nossa sapequinha @lexa também marcou presença no nosso stand. 🤩🤩🤩 Que dupla! #TIMnoRockInRio #LexaNaTIM #AMúsicaNãoPara #RockInRio pic.twitter.com/c4JhE1RK1y
— TIM BRASIL (@TIMBrasil) September 9, 2022
Daqui a pouco começa o show da nossa rainha @ludmilla! Comenta uma 👑aqui embaixo se você tá MUITO animado! 💙#AMúsicaNãoPara #TIMnoRockinRio pic.twitter.com/y2jMTr3NEH
— TIM BRASIL (@TIMBrasil) September 11, 2022
Kit Kat (@KitKatBrasil)
Atenta à oportunidade de se conectar de forma consistente com a audiência engajada, Kit Kat utilizou a estratégia de engajamento com influenciadores no Twitter. Para esta edição, a marca trabalhou com o cantor Jão (@jaoromania), trazendo a personalidade para a realidade da companhia e permitindo que os fãs do músico pudessem interagir com Tweets e hashtags relacionadas à marca. Apostando também no engajamento com o público, Kit Kat fez uma parceria com o #SpaceDoMuka (@falamuka) para levar conteúdo de qualidade sobre o evento no formato de conversa de áudio do Twitter.
Na Chocolatory, loja de KitKat no #RockinRio, dá pra fazer várias tattoos (temporárias). E aí? Que tal já escolher o local da sua!? #LetsRocktheBreak pic.twitter.com/SXtcggljCC
— KitKat no Rock in Rio 🎸🤘 (@KitKatBrasil) September 11, 2022
É hoje! É hoooje no #RockinRio2022! Bora entrar no último dia de festival numa naice? 🤙🍫💫 #LetsRockTheBreak pic.twitter.com/wjaajDz4lB
— KitKat no Rock in Rio 🎸🤘 (@KitKatBrasil) September 12, 2022
E esse look do #Jao hoje no palco? Ta absolutamente TUDO! Quem concorda respira e curte. 🙅♀️💫 #LetsRockTheBreak pic.twitter.com/i7suWLtj94
— KitKat no Rock in Rio 🎸🤘 (@KitKatBrasil) September 9, 2022
Heineken Brasil (@heinekenbr)
A estratégia desenvolvida para o perfil da Heineken Brasil no Twitter trouxe as hashtags #GreenYourCity e #RockYourCity encabeçando uma campanha focada em sustentabilidade e descarte de materiais consumidos durante o festival. Usando a solução Content Powerhouse, a marca contou com criadores de conteúdo dentro e fora do evento para dividir suas experiências e se conectar ao que estava acontecendo. Além disso, as publicações da marca estimulavam a interação com o público em tempo real, relacionando o tema ambiental à amizade, união e juventude, o que deu ainda mais força e visibilidade ao tema e a estratégia.
Um brinde a tudo que vivemos! Já estamos com saudades. #RockYourCity #AprecieComModeração #GreenYourCity pic.twitter.com/HtoLFeeJvu
— Heineken Brasil (@heinekenbr) September 12, 2022
Para concorrer a 2 vales-chope, é só marcar a Heineken e um amigo
Vai um chope Heineken? É só marcar a @heinekenbr e o seu amigo nos comentários para concorrer a dois vales-chope para usar hoje (09/09), dentro do Rock in Rio. #GreenYourCity #RockYourCity #AprecieComModeração pic.twitter.com/ANmzzElvWv
— Heineken Brasil (@heinekenbr) September 9, 2022
😲um robô que carrega um cooler cheio de cerveja 😲 a @heinekenbr inovando no #RockInRio e colocando tecnologia no palco New Dance Order pra fazer feat com o Gui Boratto! Vocês viram? #GreenYourCity #Publicidade #apreciecommoderação pic.twitter.com/osMWGYhVc0
— l u c i (@lucigoncalvesa) September 9, 2022
Natura (@naturabroficial)
Com o objetivo de dar maior visibilidade à personalidade de marca da Natura, a companhia optou por uma estratégia no Twitter voltada para a cobertura do Rock in Rio pelos olhos virtuais da Nat. Com um tom bem-humorado, jovem e atual, a personalidade fez sucesso entre os fãs da marca e do evento. A estratégia teve como objetivo tornar a cobertura pessoal e com a cara da Natura, além de priorizar a interação na plataforma.
esse foi o meu #RockinRio! Teve a potência das Amazônias, make, close, música e emoção. Tô exausta, mas sempre vale a pena🧡
Levo cmg a cultura do norte, as experiências inesquecíveis e um calor no coração que não se explica.
Até mais, @rockinrio! 🥺✨ #NaturaNoRockinRio pic.twitter.com/vVBrKoorlc
— Nat Natura (@naturabroficial) September 12, 2022
#NaturaNoRockinRio: a gente trabalha, mas também dá close: qual será minha nova foto de perfil?
vocês decidem, é só comentar 👇🏿#RockInRio pic.twitter.com/qvsT58MFef
— Nat Natura (@naturabroficial) September 11, 2022
Cheguei!
bora curtir mais um dia na Cidade do Rock e aproveitar tudo o que a Natura preparou para esse festival incrível✌🏾 #NaturaNoRockinRio pic.twitter.com/K9x3iMiHkR— Nat Natura (@naturabroficial) September 3, 2022
Coca-Cola Brasil (@CocaCola_Br)
A Coca-Cola Brasil optou por uma estratégia no Twitter focada em trazer para os fãs presentes na plataforma tudo que a marca levou para o festival. Com #AumenteOVolume, a companhia realizou uma cobertura completa do RiR 2022, dando destaque para o Coke Studio e todas as atrações presentes no local. Ao levar para a plataforma os detalhes do evento, a estratégia permitiu a interação entre as pessoas e a ampliação de todas as ações realizadas pela companhia.
E se a gente juntasse @vitao e @gragqueen? No Coke Studio a gente pode TUDO! #AumenteOVolume ❤️ pic.twitter.com/gNlLEOd4xT
— Coca-Cola Brasil 🧊 (@CocaCola_Br) September 12, 2022
Aplausos para o Coke Studio! 👏 A nossa casa na Cidade do Rock está abrindo as pistas pela última vez no #RockinRio2022! Aproveitem a chance de curtir e dançar muito com a gente! Fique aqui na Thread para acompanhar a programação de hoje. #AumenteOVolume e solta o som, DJ! pic.twitter.com/KCA9ZnLvzr
— Coca-Cola Brasil 🧊 (@CocaCola_Br) September 11, 2022
O melhor rolê do ano continua! Já estão prontos pra este dia SENSACIONAL que tá começando no #RockinRio2022? Qual o seu mood de hoje? #AumenteOVolume
— Coca-Cola Brasil 🧊 (@CocaCola_Br) September 10, 2022
Doritos (@doritosbrasil)
Em linha com a estratégia de lançar um novo produto relacionado ao evento, Doritos Rock in Rio sabor Pizza, a marca levou conteúdo e inovação para o Twitter durante o festival. Além do uso de formatos como o Amplify, com vídeos pre roll, Doritos utilizou uma nova tecnologia para engajar com os fãs de música e adivinhar o tipo de personalidade de quem curtia um Tweet especial, resultando em respostas como os perfis “rockeiro” ou “baladeiro”. A marca também contou com a parceria de criadores de conteúdo por meio da solução Content Powerhouse para destacar o último lançamento e as movimentações do lounge #DoritosNoRockinRio.
vir ao #RockInRio e não passar no espaço de DORITOS®️ ta fora de cogitação! além de conhecer o novo sabor pizza 🍕 a visita rendeu várias imagens pra dizer que “as fotos do @rockinrio ficaram ótimas 😗🫰”@doritosbrasil #DoritosnoRockinRio #DoritosSaborPizza#publicidade pic.twitter.com/ENST50nwIu
— Jup do Bairro (@jupdobairro) September 11, 2022
Vamos fazer um jogo?
Curte esse tweet que eu vou analisar o seu perfil e dizer qual o seu tipo de personalidade.
A gente sabia que faltava um sabor de DORITOS® que unisse todas as tribos e vamos mostrar que o sabor Pizza é essa inovação! ELE É O MOMENTO! pic.twitter.com/IrdL3Dvm9S
— Doritos® (@doritosbrasil) August 29, 2022
A @_pequenalo passou por aqui e já deixou um recado! 🤘🏽🍕 #DoritosNoRockinRio pic.twitter.com/Crl9Pj7Xhf
— Doritos® (@doritosbrasil) September 11, 2022
C&A(@cea_brasil)
Nas semanas que antecederam o festival, a C&A utilizou o Twitter para engajar os fãs de música e estimular a aquisição de seus produtos. Com a promoção “Look Premiado”, era possível concorrer a ingressos para o evento a partir de um valor de compra. Ao longo dos dias de RIR, a marca também realizou ações orgânicas focadas em looks e coleções exclusivas que foram lançadas especialmente para a ocasião, incluindo a linha em parceria com a cantora Duda Beat (@dudabeat).
boa tarde, mas só pra quem é emo 🖤⚡️
hoje tem mais @rockinrio e o lookinho do dia não pode ser diferente, né? olha o starter pack aí! 😅 #CeAnoRockinRio #RockinRio2022 pic.twitter.com/qpX7ATuS5f
— C&A (@cea_brasil) September 9, 2022
sextou com S de SÓ VEM @rockinrio! ✨
a inspo do dia é esse look babadeiro que a @BiancaAndrade montou! zero defeitos, né? #CeAnoRockinRio #RockinRio pic.twitter.com/5cbn0v3lrd
— C&A (@cea_brasil) September 9, 2022
a @larimanoela simplesmente bri-lhou com seu look C&A no @rockinrio, né? 💗
amanhã tem mais #CeAnoRockinRio, mais shows para acompanhar e, claro, mais looks incríveis para amar. ✨ pic.twitter.com/KbfGB90Bt0
— C&A (@cea_brasil) September 7, 2022
Seara Gourmet (@gourmetseara)
Com sua linha gourmet, o foco da campanha de Seara Gourmet foi o lançamento de Bacon Hits, produto presente nos dias de festival. A estratégia de divulgação no Twitter contou com a cobertura em tempo real de influenciadores que visitaram o lounge da marca no evento, detalhes sobre o produto e engajamento com a audiência fã do RIR.
Foram 7 dias com chuva de hits, nos palcos do #RockinRio2022 e aqui no lounge. Misturamos Bacon Seara Gourmet com chocolate, caramelo, pimenta e muitos outros! Os sabores vão deixar saudade e se ela apertar as receitas estão no site: https://t.co/UXKRBW1s3Y#BaconHitsNoRockinRio pic.twitter.com/KCj8Z3TAx1
— SearaGourmet (@GourmetSeara) September 12, 2022
No último dia de #RockinRio2022 a gente quer saber se você é daqueles que deixa o melhor pro final. 🥓 Quando tem Bacon Seara Gourmet no prato, o que você faz: #BaconHitsnoRockinRio
— SearaGourmet (@GourmetSeara) September 11, 2022
A combinação de Bacon Seara Gourmet com toppings é hit. E a combinação desse squad também é ❤️🥓 @t3ddyyyyy @luscas #BaconHitsnoRockinRio #RockinRio2022 pic.twitter.com/vaIUXVHLv9
— SearaGourmet (@GourmetSeara) September 11, 2022