Via conta história de produtores da Amazônia que vendem na loja sustentável da Casas Bahia

Na semana em que se comemora o Dia da Amazônia, a Via, dona da Casas Bahia, celebra a parceria com a Pangeia, um ecossistema de negócios sustentáveis, ao compartilhar em seu canal do YouTube, o Via Marketplace, a história por trás da venda de produtos ecológicos no seu e-commerce.

A união é fruto da estratégia ESG da companhia e tem como propósito dar visibilidade e incentivar o consumo de itens produzidos por povos originários da floresta, cooperativas rurais e pequenos produtores agrícolas comprometidos com a preservação do bioma e com causas socioambientais.

Dentro das plataformas digitais da Casas Bahia, o consumidor encontra a loja sustentável da Pangeia, que é subdividida em quatro categorias, sendo elas: ‘Causas’, que valoriza movimentos sociais; ‘Ecoshop’, com itens ecológicos; ‘Da Terra’, com mercadorias produzidas por cooperativas rurais; e, por fim, ‘Da Floresta’, que traz produtos feitos por povos originários.

Nesta última, o consumidor tem acesso a artesanatos – brincos, pulseiras, colares e bolsas – que foram criados por indígenas. “São peças únicas, feitas manualmente, que resgatam a ancestralidade e carregam a força da floresta Amazônica e da cultura nacional. Consumindo esses produtos, os clientes Casas Bahia ajudam a preservar a Floresta Amazônica, movimentando a economia local”, ressalta a Luciana Pacheco, gerente-executiva de Sustentabilidade/ESG da Via.

Já na categoria ‘Da Terra’, o cliente Casas Bahia encontra alimentos feitos por cooperativas rurais e florestais. Todas são amparadas pelo Instituto de Conexões Sustentáveis (Conexsus) e pelo Instituto Auá, que recolhem e transportam as mercadorias para São Paulo (SP), o maior centro comercial do país.

Uma das cooperativas rurais beneficiadas nesse processo é a Amoreri, que atende a marca ‘Vem do Xingu’ da Rede de Cantinas da Terra do Meio, sediada em Altamira (PA). Eles produzem farinhas e misturas de babaçu e castanha-do-pará com recursos naturais do bioma Amazônico, mas o isolamento era um grande obstáculo para o desenvolvimento do negócio.

Com 160 mil km² de área, o município de Altamira é considerado o mais extenso do Brasil, sendo que muitos produtores estão há 800 km de distância da sede da cooperativa e o acesso à algumas comunidades se dá apenas por rios. “Mas, graças à parceria com a Casas Bahia, os produtos feitos por essas famílias, que antes estavam isoladas, são distribuídos para todo Brasil”, conta Carla Espíndola, diretora de Comunicação da Pangeia.

A Via tem um papel fundamental na logística e a divulgação desse trabalho em todo País. Por isso, o quarto episódio na websérie “Histórias & Conexões” conta como se deu a parceria com a Pangeia. Ao longo de cinco episódios, que são divulgados às quintas-feiras, a Via compartilha o sucesso de empresas e lojistas brasileiros que conquistaram espaço de vendas on-line depois de entrar para o seu marketplace, possibilitando, assim, o rompimento de fronteiras geográficas para a comercialização de produtos em todo território nacional.

“No Via Marketplace todo parceiro de negócios é importante, cada qual com sua particularidade. Temos uma escuta ativa e queremos construir uma parceria de longa data com os lojistas em nossa plataforma de marketplace. Além disso, estamos determinados em divulgar estas ofertas diferenciadas de produtos aos nossos clientes e mostrar a importância dos mesmos aos nossos parceiros. Para isso, estamos colocando nossas fortalezas à disposição deles – logística e crediário. Queremos compartilhar nossas fortalezas para escalarmos juntos e facilitar caminhos, e para isso é importante darmos voz a essas histórias e segmentos como a Pangeia”, reforça Fernanda Winck, diretora de operações Via Marketplace.

Assista:

#Abramark, #CasasBahia, #históriaseConexões

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

MARKETING TALKS

Uma Sala de Estratégia Virtual com os Maiores Nomes do Mercado

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore