Wake Creators lança Censo dos Criadores de Conteúdo do Brasil 2025

  • Pesquisa aponta que a maioria dos influenciadores no País são mulheres (87%) e pertencem à geração Millennial (71%). A região Sudeste concentra a maior parte dos criadores (56%), seguida pelo Nordeste (18%) e Sul (14%);
  • Apenas 9% dos influenciadores têm a criação de conteúdo como principal fonte de renda. No recorte geracional, a Gen Z se destaca como a que mais consegue viver exclusivamente da profissão;
  • 86% gerenciam a própria carreira, atuando como microempreendedores.

 

Wake Creators, empresa líder em marketing de influência baseado em dados, realizou a segunda edição do censo de criadores de conteúdo no Brasil. Com uma pesquisa com quase 5 mil participantes – a maior da América Latina, o levantamento traçou um raio X do influenciador brasileiro: a maioria é do gênero feminino, representando 87% do total, enquanto 12% são homens e 1% preferiu não responder. Em relação à faixa etária, 71% dos criadores pertencem à Geração Millennial (27 a 46 anos), logo após vem a Geração Z (18 a 26 anos), que são 24%. Já a distribuição geográfica mostra uma concentração no Sudeste, com 56% dos influenciadores, seguida pelas regiões Nordeste (18%), Sul (14%), Centro-Oeste (8%) e Norte (4%).
“Ainda se fala pouco sobre os bastidores da creator economy e seu impacto real no mercado como um todo e nas profissões do futuro. Por isso damos voz mais uma vez aos criadores de conteúdo para trazer dados concretos que ajudem o mercado a evoluir, entendendo quem eles são, como trabalham, quais suas dores e expectativas para o futuro”, afirma Julia Affonseca, Diretora de Negócios e Operações Wake Creators.
A força dos microinfluenciadores

O censo reforça a importância dos microinfluenciadores para o mercado de influência digital. A maioria dos criadores (83%) tem até 100 mil seguidores, nessa divisão, 33% possuem até 10 mil seguidores e 38% estão na faixa de 10 a 50 mil seguidores. Esse grupo se destaca pela conexão mais próxima com suas audiências e por gerar maior engajamento, tornando-se estratégico para marcas que buscam comunicação mais autêntica e segmentada.
Monetização ainda é um desafio

A grande parte dos influenciadores ainda não conseguem viver exclusivamente da produção de conteúdo. Apenas 9% dos criadores têm na influência sua principal fonte de renda. No entanto, a Geração Z (18 a 26 anos) se destaca por ser a que mais consegue se sustentar financeiramente com a profissão, demonstrando que maior adaptação ao mercado digital e novas formas de receita.
Liberdade criativa

A pesquisa também mostra que 41% dos influenciadores afirmam não ter total liberdade criativa ou tê-la apenas em alguns trabalhos. Influenciadores relatam que as marcas ainda tentam controlar a narrativa das campanhas e os enxergam como atores de publicidade, reduzindo sua autenticidade na comunicação com o público.
A influência como profissão do futuro

Os dados do censo mostram que 75% dos jovens brasileiros desejam seguir carreira como influenciadores. Apesar da força dessa ambição, a realidade da profissão ainda apresenta inúmeros desafios. A maior parte dos criadores de conteúdo não consegue viver exclusivamente da renda gerada com influência, e 86% afirmam gerenciar sozinhos a própria carreira — um sinal de como o apoio especializado ainda está concentrado entre os macro influenciadores.
Para Julia, esse cenário levanta um alerta: “Estamos falando de uma geração que já enxerga a influência como profissão. Mas, para que ela seja de fato sustentável e acessível, é urgente que se avance em debates sobre regulamentação, boas práticas e educação sobre o mercado.” Ela reforça ainda que esse movimento é especialmente importante para criadores de nicho e de comunidades, que muitas vezes atuam de forma independente e têm menos acesso a recursos, formação e oportunidades. “A influência é a profissão do futuro, mas precisamos garantir que ela seja uma profissão com direitos, estrutura e apoio para quem quer trilhar esse caminho”, conclui.
Para baixar o estudo completo, acesse o site.

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