O YouTube Works Award — premiação anual voltada para o mercado publicitário que reconhece a criatividade, relevância e impacto das campanhas na plataforma — revelou nesta terça-feira (29) os vencedores de sua quarta edição. O anúncio foi feito durante o Brandcast, evento que celebra a sinergia entre a plataforma e agências publicitárias, marcas e criadores de conteúdo. Fabio Coelho, integrante do Hall da Fama e presidente do Google Brasil, celebrou a sinergia entre entre a plataforma, marcas e criadores de conteudo, além de mostrar a vocação de negócios do Youtube que foi responsável pela geração de 140 mil empregos no Brasil em 2022.
O destaque desta edição foi a Mondelez, vencedora de três categorias — incluindo o principal prêmio da noite, o Grand Play — com a campanha A-BIS-tinência, que traz elementos essenciais para que peças sejam um sucesso no YouTube: humor, tema que promove a identificação das pessoas com a marca, linguagem que conversa com o público-alvo e a capacidade de prender a atenção do espectador. O resultado foi uma campanha que não é apenas publicidade, mas um conteúdo que as pessoas gostam de consumir.
“Mais do que propagandas, os cases vencedores representam ideias que convergem com o jeito do YouTube de contar boas histórias e ampliar vozes. As campanhas selecionadas fizeram uso das possibilidades existentes nas ferramentas da plataforma para conversar com a audiência, como reacts, listas e resenhas, por exemplo”, conta Zé Lucas de Paula, head de Creative Works do Google Brasil.
Com esses recursos, as marcas vencedoras foram capazes de usar a linguagem da plataforma como um caminho para buscar seu lugar de forma autêntica junto ao público, produzindo campanhas de publicidade que as pessoas gostam de assistir.
Conheça, abaixo, os vencedores de cada uma das categorias do YouTube Works Award 2023:
Best Work with Creators
“O Sonho do Hexa está mais Vivo do que nunca”
Cliente: Vivo (Telefônica Brasil S/A) P
Agência:r VMLY&R Brasil Propaganda Ltda
Olhando para o espírito otimista que envolveu a torcida brasileira na Copa do Mundo de 2022 com o sonho do Hexa, a Vivo contou com um time de estrelas — como o jogador Vini Jr. e o Casimiro — para entrar em campo e celebrar o jeito brasileiro de torcer. Embarcando na cultura digital do futebol, a campanha se conectou às pessoas, comunicando-se com elas na sua linguagem e reforçando a certeza de que a Copa vai além dos 90 minutos de jogo.
Sendo patrocinadora da seleção e disposta a se conectar com essa paixão, a peça da Vivo uniu o sentimento das ruas e das redes, se tornando a campanha de destaque na categoria Best Work With Creators, que reconhece a criatividade e o diferencial de campanhas com criadores de conteúdo da plataforma.
Business Impact
A-BIS-tinência
Cliente: Mondelez
Agência: David The Agency
Uma das marcas de chocolate mais reconhecidas do Brasil, BIS apresentou a campanha A-BIS-tinência, que buscou reforçar o mote que permeia as campanhas desde 2020 de quão irresistível é o produto com uma linguagem que incentiva o público a abraçar uma forma mais leve e espontânea de aproveitar os prazeres da vida tanto no chocolate como no dia a dia, especialmente se voltando para a Geração Z.
A categoria Business Impact reconhece a campanha que melhor fez uso do YouTube e de seus formatos de anúncio para construção de marca ou impulsionar as vendas. O papel da campanha era encontrar a linguagem e os formatos certos para falar com público jovem, destacando BIS como a grande estrela dentro da plataforma de maneira criativa, mostrando com humor o que acontece quando a vontade de comer Bis não é saciada — gerando a A-BIS-tinência.
Meeting the Moment
Campeões da Rua Catar
Cliente: PepsiCo
Agência: FBiz
A categoria Meeting the Moment premia a excelência no uso do YouTube na ativação de um momento cultural, ou seja, pede que a campanha premiada tenha a sagacidade e o feeling correto para se posicionar. Em “Campeões da Rua Catar”, a Pepsi Black apresentou um Catar que existe no Brasil, mais exatamente na Cidade Tiradentes, extremo-leste de São Paulo, promovendo um campeonato que agitou a rua homônima à sede do torneio mundial de futebol.
Toda a escolha da campanha girou em torno de um posicionamento de marca a fim de promover valores de inclusão e pertencimento, relacionando o público e sua paixão por futebol ao sabor intenso do produto. Com ajuda da comunidade, a campanha extrapolou o espaço de peça publicitária, promovendo um encontro das pessoas com o momento único — e também democrático — do futebol.
Social Impact
“Modo Silencioso”
Cliente: TIM
Agência: BETC HAVAS
Com Negra Li entregando a mensagem, a campanha “Modo Silencioso” promovida pela TIM reforçou a importância de toda sociedade falar abertamente contra o racismo, uma violência sobre a qual, muitas vezes, o silêncio prevalece. A música da peça foi inspirada em grandes discursos antirracistas que marcaram a história e feita para convocar as pessoas a saírem desse modo silencioso, inclusive, usando a composição como toque de seus celulares.
A vencedora da categoria Social Impact celebra iniciativas em defesa da diversidade e inclusão, fazendo o chamado antirracista ao qual a marca se propôs e quer como resultado usar sua presença na tecnologia como uma das formas de ajudar a fazer com que aqueles que presenciem situações de racismo levantem a voz e manifestem como aliados, causando um verdadeiro impacto social tanto dentro dos debates promovidos nas redes quanto no dia a dia fora delas.
The Unskippable
A-BIS-tinência
Cliente: Mondelez
Agência: David The Agency
Aquele anúncio com conteúdo tão bom que ninguém quer deixar passar. Essa é a premissa da categoria The Unskippable que deu à campanha A-BIS-tinência mais um prêmio. Com uma linguagem feita para se conectar com a GenZ por meio da identificação com situações e senso de humor, as peças se tornaram conteúdos que esse público gosta de consumir.
Assim, o “descontrole” por BIS foi levado a outro nível, com um humor exagerado que, na linguagem do YouTube, é chamado de “surreal e absurdo”; incluindo também elementos da cultura pop, rompendo a indiferença e ajudando a marca a entrar no universo da Geração Z e interagir com conversas que estavam em alta do jeito que eles gostam: com criatividade, bom humor e dando a sensação de que é preciso parar para ver a campanha.
Grand Play
A-BIS-tinência
Cliente: Mondelez
Agência: David The Agency
Certificando o conceito de “indispensável”, este é o principal prêmio do YouTube Works, pois celebra campanha que melhor demonstra o poder de fazer o YouTube ser indispensável na vida das pessoas. Para ela, não é possível se inscrever; a decisão é feita com base nas outras categorias nas quais estava inscrita e se destacou.
A vencedora é escolhida por ter se inscrito nas outras categorias e se destacado pela eficácia, criatividade, inovação e uso de dados para gerar resultados de negócio. Este ano, a Mondelez e sua campanha A-BIS-tinência foi a que teve o melhor aproveitamento de todos os elementos necessários para sair vitoriosa.
O lugar do entretenimento
A pluralidade de abordagens das diferentes arquiteturas de comunicação premiadas mostram que cada marca — com seu jeito, seus valores e convicções — pode encontrar seu público, se comunicar com pessoas e levar suas mensagens dentro do YouTube com conteúdos relevantes e cativantes. “As fórmulas foram diversas, mas para o benefício das marcas e da audiência, todos se apegaram ao refrão: ‘o YouTube é lugar de entretenimento'”, completa Zé Lucas de Paula.
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