O Zoom lança nesta semana sua coleção de avatares para ampliar experiências virtuais. O novo recurso está disponível para o Zoom Meetings e o Zoom Webinars. A ideia é que os usuários possam ter convivências mais imersivas e divertidas em diferentes tipos de interações.
Os Avatares na comunicação por vídeo proporcionam diversão nas reuniões e webinars, além de aliviar o clima das tarefas de trabalho, seja em casa, no escritório ou na sala de aula. Eles substituem a aparência do usuário por um animal virtual que espelha seus movimentos de cabeça e expressões faciais.
Trata-se de uma alternativa para aqueles que não querem aparecer na câmera, mas que desejam expressar linguagem corporal e expressões faciais. O Zoom destaca que, embora seja possível o reconhecimento do rosto, o movimento com olhos, nariz e boca para criar o efeito desejado, o recurso não usa reconhecimento facial e não armazena dados nem características faciais.
A plataforma oferece neste lançamento apenas avatares de animais, mas em breve haverá novas opções. Tudo está disponível em apps nos dispositivos de desktop Windows e macOS, bem como em dispositivos móveis iOS. Para usufruir dos Avatares, é necessário certificar de que o desktop Zoom ou aplicativo móvel esteja sendo executado na versão 5.10.0 ou superior.
Quando usar Avatares?
– Trabalho híbrido – É possível melhor entrosamento com os colegas e proporcionar diversão para reuniões e eventos de formação de equipe. Quem quiser pode vestir-se como seu animal favorito ou usar um avatar de pets quando desejar fazer uma pausa para não aparecer na câmera durante as videoconferências.
– Para entrar no personagem para a hora da história – É possível criar uma atmosfera de admiração que envolva os alunos durante a hora da história na sala de aula, assumindo uma aparência animada.
– Dar vida às aulas de ciências – Quando desejar ensinar uma lição sobre animais, é possível capturar a atenção dos alunos e dar nova vida às aulas, com a possibilidade de escolher o avatar do animal que é objeto de estudo no momento.
– Tornar os cuidados pediátricos menos estressantes – Discutir saúde e bem-estar com os pacientes pode ser difícil, especialmente em um ambiente pediátrico. O Avatar é um recurso que pode trazer um sorriso aos rostos dos pacientes e criar um ambiente mais descontraído usando avatares.
– Criar momentos memoráveis durante eventos virtuais – Essa é uma oportunidade de provocar uma surpresa especial para os palestrantes do webinar e quebrar o gelo durante eventos virtuais.
Os avatares se somam a outros recursos:
– Backgrounds virtuais: Este recurso permite exibir uma imagem ou vídeo como plano de fundo durante uma reunião do Zoom, o que pode fornecer mais privacidade ou ajudar a criar uma experiência de reunião dinâmica.
– Cenas imersivas: A partir da visualização imersiva do Zoom, os hosts podem colocar os participantes automaticamente ou manualmente em uma cena de reunião virtual de sua escolha. É possível até mover os participantes por essa cena e redimensionar a imagem de um usuário para uma experiência mais natural.
– Filtros: Quem quiser pode ainda escolher chifres de unicórnio, usar um tapa-olho de pirata ou utilizar óculos aeroespaciais para aumentar o nível de suas chamadas de equipe, happy hours ou noites de jogos.
– Zoom Apps: Os aplicativos ampliam ainda mais a experiência, eles incluem quadro branco, gerenciamento de projetos, anotações, jogos, quiz, etc.
Veja o gif postado no twitter do Zoom:
Take a walk on the wild side with our newest feature: Avatars! 🐶🐰🐮
Settings > Backgrounds & Effects > Avatars https://t.co/3psboCfNUB pic.twitter.com/BE0m7FOXls
— Zoom (@Zoom) March 22, 2022
#Abramark, #Zoom