Hall da Fama

Erh Ray

Com mais de 25 anos de carreira, Erh Ray criou algumas das campanhas mais premiadas do mundo, as quais resultaram em mais de 20 Leões no Festival de Cannes e troféus em eventos como Clio Awards, FIAP e New York Festival Awards.

Por três anos consecutivos, foi o grande vencedor do Prêmio Abril, além de ter integrado por três vezes o júri de Cannes na categoria Filme e ter 42 de seus anúncios publicados na revista Archive.

Erh Ray iniciou sua carreira como diretor de arte no sul do Brasil.

Em 1994 foi contratado pela DM9DDB, onde criou campanhas renomadas para clientes como Parmalat, Honda, Itaú, Electrolux, Antarctica e Microsoft. Seu trabalho atraiu a atenção da DDB Nova Iorque, onde criou para marcas como Bentley, McDonald´s, Compaq e Philips.

Em 2000, ele regressou ao Brasil como VP de criação da DM9DDB para América Latina e no final de 2002 fundou sua própria agência, a BorghiErh.

Em dezembro de 2006, a BorghiErh se incorporou à rede global Lowe + Partners e Erh se tornou co-CEO da agência. Nesse período, foi a agência com crescimento mais rápido no Brasil, por quatro anos consecutivos, quando em 2010 conquistou o único Leão de Filme em Cannes e foi eleita Agência do Ano pela Associação Brasileira de Propaganda.

Em 2012, Erh deixou a BorghiErh/Lowe com a ambição de construir um projeto inovador, partindo do zero – uma agência aberta à inovação sem restrições para criar, trazendo novas soluções e ideias que fizessem a diferença.

Foi quando, em 2014, lançou em São Paulo a maior e mais premiada agência francesa, a BETC. Nos primeiros anos, a operação garantiu à Erh Ray o prêmio de melhor liderança de agência pela ABP (Associação Brasileira de Propagada). No mesmo ano, foi apontado entre os dez publicitários mais admirados do país, segundo a pesquisa Agency Scope, da Scopen (ex-Grupo Consultores).

Em 2017, a BETC São Paulo incorporou a Havas Worldwide e, em março de 2021, o Grupo Havas anunciou a fusão entre a, até então, BETC/Havas e a HavasPlus (antiga Z+), dando origem à BETC HAVAS, agência que ocupa atualmente o posto de uma das maiores e principais agências do país.

Erh Ray segue como sócio e CEO CCO da operação, sendo responsável pela consolidação de uma liderança forte e de um time diverso e multidisciplinar, que ajudou a consolidar a cultura da agência.

Atualmente, a BETC HAVAS contempla em seu portfólio clientes como Amil, Banco PAN, CAOA Cherry, Essity (Tena), Grupo Elopar (Alelo, Livelo e Veloe), Grupo Pão de Açúcar, Grupo Stellantis (Peugeot e Citroën), Grupo TrendFoods (China in Box e Gendai), Hershey’s, JDE (Pilão, Damasco, L’OR, Café do Ponto, Caboclo e Café Pelé, entre outras), LVMH, Michelin, MSC, PepsiCo (eQlibri), PokerStars, Reckitt Benckiser (Veja, Vanish, SBP, Jontex e Olla, entre outras), Swarovski, TecBan (Banco24Horas) e TIM.

Erh Ray ainda é membro do Comitê Executivo do Conar, do Advisory Board do New York Festivals e Presidente do Latam Creative Council do Grupo Havas.

Confira a entrevista em vídeo de Erh Ray publicada no portal da Abramark no dia 22 de julho de 2022.

Conheça outros integrantes do Hall da Fama

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore