Roberto Medina nasceu em agosto de 1947, no Rio de Janeiro, Brasil.
Empresário de comunicação, hoje é Presidente da Rock World, empresa responsável pela realização do Rock in Rio não só no Brasil mas também na Europa e agora também nos Estados Unidos, além de membro do Grupo Artplan, uma holding de empresas das quais fazem parte: a Artplan Comunicação, uma das 20 maiores agência de publicidade brasileiras, com sede no Rio de Janeiro e escritórios em São Paulo e Brasília, a Dream Factory Entretenimento, agência de eventos com sede no Rio e escritório em São Paulo e a Gruda, focada em conteúdo e relacionamento criativo no ambiente digital.
Em 1972 Medina adquiriu o controle acionário da Artplan Publicidade e em apenas cinco anos transformou a agência em uma das maiores do País. Como filosofia, a busca permanente do novo, a determinação em superar desafios e a visão da comunicação como um conjunto de ações que constroem marcas fortes.
Roberto foi o primeiro homem de propaganda no Brasil a contratar grandes astros internacionais para participar de comerciais de televisão, como David Niven em 1976, Frank Sinatra em 1977 e Burt Bacharach em 1978, para uma marca de whisky.
Também foi por sua iniciativa que o país entrou no roteiro do show business internacional. Em 1980, trouxe Frank Sinatra ao Brasil para um show memorável no Maracanã que entrou para o Guiness Book of Records como o maior público pagante para um só cantor: 144 mil pessoas.
Em 1985, ao receber um briefing de um cliente para rejuvenescer uma marca de cerveja e lançar um novo produto para o público jovem, Medina criou mais que uma campanha tradicional, criou uma extraordinária plataforma de comunicação.
Em sua primeira edição o Rock in Rio reuniu 1 milhão e 380 mil pessoas em 10 dias de música. Isto num país ainda fora da rota dos grandes shows internacionais. Em uma Cidade do Rock com 250 mil m2, especialmente construída para o evento, o Brasil viu pela primeira vez 28 bandas do porte de Queen, AC/DC, Iron Maiden, James Taylor, Ozzy Osbourne e Rod Stewart entre tantas outras, se apresentarem num palco com 5.600 m2, 80m de boca de cena e 3 palcos móveis.
Em vez de uma campanha previsível, Medina promoveu uma fantástica experiência de marca e a maior experimentação possível para o lançamento de um produto – 1.600.000 litros de bebidas em 4 milhões de copos.
Em 1991, a segunda edição do festival foi transmitida para 580 milhões de espectadores em 55 países.
Em 2001, na terceira edição no Brasil, o Rock in Rio ganhou um novo sentido, assumindo o compromisso social de emprestar sua plataforma de comunicação e sua capacidade de se aproximar do público através da emoção e da alegria para alertá-lo sobre o papel de cada um na construção de um mundo melhor.
Nesta edição, Roberto promoveu um movimento de comunicação inédito: 3.522 emissoras de rádio e TV no país fizeram 3 minutos de silêncio Por um Mundo Melhor atingindo 92 milhões de brasileiros. Enquanto isso, o festival gerava recursos para montar 70 salas de aula em comunidades de baixa renda onde 3.200 jovens puderam concluir seus estudos. Desde então, o Rock in Rio Por Um Mundo Melhor já investiu mais de R$ 37 milhões em projetos socioambientais.
Depois de 3 edições no Brasil – 1985, 1991 e 2001 – Medina internacionalizou a marca Rock in Rio e levou o maior festival de música do mundo para a Europa em 2004 e para a América do Norte em 2015 (Las Vegas).
Em 14 edições – 5 no Brasil, 6 em Portugal e 3 na Espanha – o Rock in Rio reuniu mais de 7.4 milhões de pessoas na Cidade do Rock e foi transmitido para mais de 1 bilhão em 200 países. É o maior festival de música do mundo também nas redes sociais com mais de 12 milhões de seguidores. É Top of Mind nos três países e agora vai chegar pela primeira vez aos Estados Unidos, em parceria com a MGM e o Cirque du Soleil, em 2015, quando completa 30 anos.
Para uma das maiores empresas seguradoras brasileira, Roberto criou em 1996 um projeto que – como o Rock in Rio – também já ultrapassou as fronteiras do país. A maior Árvore de Natal flutuante do mundo, com 82 metros de altura e 3.200.000 lâmpadas, brilha na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro há 18 anos e o projeto já chegou a Portugal, à Polônia e à Romênia.
Esta postura criativa deu a Roberto Medina e seu Grupo uma excelente reputação não só junto aos anunciantes e à mídia como, também, junto ao mercado, o que resultou e mais de 2000 premiações nacionais e internacionais.
1976
Publicitário do Ano – Prêmio Colunistas
1980
Prêmio “Tendência – Categoria Criatividade – Bloch Editores
1980 – 1983 – 1984 – 1986
Prêmio “Os Bem Sucedidos” Categorias Empresário do Ano, Empresário de Propaganda, Marketing Político e Promoções – Revista Bolsa.
2011
Personalidade do Ano do Prêmio Comunicação 2011, ABP (Associação Brasileira de Propaganda).
Man of the Year – Revista GQ
2013
Personalidade do Ano – Câmara Portuguesa