americanas skoob

Americanas anuncia compra da Skoob, maior rede social de literatura do país

Nova aquisição deve impulsionar vendas de livros na Lojas Americanas e no Submarino a partir da base de dados de resenhas da plataforma

O grupo da Americanas (AMER3) informou nesta quinta-feira (16) que adquiriu, por meio de sua subsidiária IF Capital, a Skoob, maior rede social brasileira para leitores, com mais de 8 milhões de usuários. O valor da transação não foi informado.

Com a aquisição, a gigante do e-commerce espera acelerar vendas de livros pela internet, categoria que costuma ser uma porta de entrada de novos clientes e tem elevada recorrência de compras.

Lançada em 2009, a Skoob oferece uma biblioteca virtual que permite a organização de leituras (concluídas e desejadas), produção de resenhas e avaliação de obras literárias. É possível interagir com outros leitores, editoras e autores. A plataforma e o app têm ainda interatividade com outras redes sociais.

“Os reviews são importantes alavancas de vendas, aumentando em até 40% a conversão da categoria de livros, segmento do e-commerce brasileiro que se destaca como porta de entrada de novos clientes, com um CAC (custo de aquisição de cliente) 3,6 vezes menor que a média, além de possuir uma frequência de compra 50% maior que a média do setor”, escreveu a Americanas, em comunicado ao mercado.

A notícia foi bem recebida por analistas do mercado financeiro. Na Bolsa, contudo, os papéis AMER3 recuavam cerca de 3,69% por volta das 10h55 (horário de Brasília), negociados a R$ 38,12, em meio ao dia negativo do mercado.

A aquisição foi vista com bons olhos pela casa de análise Levante, que chama atenção para a captura de sinergias adicionais, trazendo novas oportunidades de crescimento com eficiência operacional.

Segundo o time de análise da XP, a compra permite potencializar o engajamento, a recorrência e o alcance de novos clientes e contribui para uma aceleração de três frentes de crescimento da companhia: a base da Americanas (plataformas de e-commerce); iniciativas de expansão com foco em novos mercados; e investimento em inovação, incentivando o uso de novas tecnologias e desenvolvendo negócios “disruptivos”.

Em relatório, a Guide Investimentos escreve que, apesar de o valor da aquisição não ter sido revelado, o anúncio é positivo, por expandir o ecossistema de atuação da Americanas, podendo gerar sinergias e potencializar o cross-selling (venda cruzada).

A Guide lembra que a Americanas teve como última aquisição relevante a compra do Natural da Terra, por R$ 2,1 bilhões, dando entrada no setor de alimentos frescos.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas