A campanha “Coragem começa com Cora” foi criada pelo time interno da financeira e contratou dois fornecedores que são clientes da própria casa
Resumo rápido
- A Cora lançou a campanha de marca “Coragem começa com Cora”, em continuidade ao posicionamento “O Mundo é de Quem Faz”, de maio.
- A campanha estreia a primeira assinatura sonora da marca, desenvolvida pela CooKa Music.
- A criação é do time interno da Cora. A produção do filme ficou com a OMNI Lab Criativo, e mídia e PR com Daxx e Beet.
- Os dois fornecedores contratados são clientes da Cora, e um dos sócios da CooKa Music também aparece como personagem no filme.
- A veiculação é nacional, em canais digitais, com desdobramentos em mídia paga, redes sociais e ações com influenciadores.
A Cora lançou a campanha de marca “Coragem começa com Cora”, que apresenta histórias de quatro clientes e estreia a primeira assinatura sonora da financeira, voltada a pequenas e médias empresas.
A ação dá continuidade ao posicionamento “O Mundo é de Quem Faz”, apresentado em maio deste ano, que partia da frase “não vai dar certo” para construir um discurso de apoio ao empreendedor.
Quem aparece no filme
O filme principal traz quatro clientes que migraram de carreira para empreender.
Laerte deixou o cargo de diretor comercial em uma multinacional para fundar a Gestão 30, consultoria voltada à gestão de pequenos negócios. Tsunae trocou quase quatro décadas como cirurgiã-dentista pela gastronomia e criou o Foi Minha Mãe Que Fez. Anderson fundou a Binno Gelato, hoje com quatro lojas e fábrica própria. E Álvaro Kapaz está à frente da CooKa Music, empresa de criação e produção musical.
“Quando falamos sobre empreendedorismo no Brasil, é impossível ignorar a coragem necessária para começar e, principalmente, continuar. Com essa campanha, queremos reconhecer essa característica tão presente na trajetória dos nossos clientes e mostrar que a Cora existe justamente para apoiar quem decide fazer acontecer. Mais do que oferecer soluções financeiras, queremos estar ao lado desses empreendedores, valorizando suas histórias e ajudando a criar condições para que seus negócios prosperem”, afirma Javier Parejo, CMO da Cora.
A assinatura sonora
A assinatura sonora foi desenvolvida pela CooKa Music, dos sócios Álvaro Kapaz e Cristian Cooke. Kapaz é cliente da Cora e um dos personagens do filme. Cooke é compositor e produtor musical de São Paulo, com atuação em trilhas, música funcional e games.
Iniciado em maio, o projeto começou com entrevistas com lideranças da Cora para identificar valores e emoções associados à marca. A composição resultante combina momentos de tensão e resolução e mistura instrumentos acústicos e elementos digitais.
“Minha relação com a Cora sempre foi muito orgânica, desde quando eu era apenas correntista até participar da criação da identidade sonora. Desde as primeiras conversas, consegui identificar emoções muito presentes na marca, como a coragem, o espírito de aventura e o apoio ao empreendedor. Antes de começar a compor, conversamos bastante para entender essas emoções e traduzi-las em música. Lembro que, ainda nas primeiras reuniões, peguei a guitarra e comecei a experimentar algumas ideias. E foi justamente dessa primeira inspiração que nasceu a assinatura sonora”, conta Álvaro Kapaz, sócio da CooKa Music.
Clientes como fornecedores
A campanha foi criada pelo time criativo interno da Cora, sem agência de criação. A produção do filme ficou com a OMNI Lab Criativo, produtora que também integra a base de clientes da financeira. A mídia é da Daxx e as relações públicas da Beet.
É o ponto de estrutura mais singular da ação: dos dois fornecedores de criação e produção contratados, ambos são clientes da própria Cora, e um dos sócios de um deles aparece como personagem no filme. A empresa apresenta o arranjo como parte da estratégia, que busca não apenas dar visibilidade a histórias de empreendedores, mas gerar oportunidades de negócio para a base.
Veiculação
A veiculação é nacional e concentrada em canais digitais, com desdobramentos em mídia paga, redes sociais, conteúdos proprietários e ações com influenciadores. A estratégia prevê ainda a divulgação de bastidores e histórias dos clientes que participam da campanha.
Ficha técnica
- Anunciante: Cora
- CMO: Javier Parejo
- Gerente de Comunicação e Marca: Debora Dias
- Estratégia de marca e mídia: Duda Sales Pimenta
- Direção criativa: Cako Silva
- Roteiro: Elisa Romera
- Identidade visual: Mário Caruso (Tullece)
- Identidade sonora: CooKa Music, com Álvaro Kapaz e Cristian Cooke
- Produtora: OMNI Lab Criativo
- Direção geral: Bruno Menezes
- Direção de captação: Raphael Mansilha
- Direção de fotografia: Luis Vizu
- Agência de mídia: Daxx
- Agência de PR: Beet

