Faber-Castell apresenta “Colorindo o mundo de novo”, seu novo conceito de comunicação para América Latina

Campanha 'Colorindo o Mundo de Novo' da Faber-Castell

Campanha apresenta música inédita interpretada por Jota.pê e Bruna Black com o cantor de reggaeton Maisak; nova assinatura musical estreia para apresentar novo conceito de marca.

O mundo moderno está mais cinza. É o que revela um estudo¹ do Science Museum Group (Reino Unido) ao analisar 7 mil objetos desde 1800: hoje, mais de 60% dos artigos são monocromáticos, dominados por cinza, preto e branco. Na contramão dessa tendência, a Faber-Castell anuncia sua nova plataforma de comunicação, “Colorindo o Mundo de Novo com Faber-Castell”. O lançamento dá início a um novo capítulo na história da marca, convidando pessoas de todas as idades para resgatarem as cores e usarem a criatividade como uma ferramenta contra o cotidiano que está ficando cada vez mais monocromático.

Com conceito criativo desenvolvido pela agência DAVID, o filme da campanha retrata uma jornada visual e sensorial de transformação. Nele é possível acompanhar uma protagonista em meio ao cenário cinza da cidade rodeada por arranha-céus que, ao se deparar com um desenho infantil colorido com Faber-Castell, vê tudo ao seu redor voltar a ganhar cor.

O filme mostra por meio da personagem uma jornada de reconexão com o mundo das cores e, por meio de novos desenhos coloridos que aparecem pelo caminho, envolve o público numa narrativa que conta sobre o resgate da magia do olhar da criança, trazendo as cores de volta ao mundo quando o adulto se reconecta com sua criança interior.

Uma música inédita, mais de quatro décadas depois de “Aquarela”

Para dar ainda mais cor a esse conceito, Faber-Castell traz a música autoral “Mundo de Cores”, interpretada pelos cantores Jota.pê e Bruna Black, do duo musical ÁVUÁ e criada em parceria com a agência de entretenimento Musicalize, empresa de music business do Grupo Dreamers. Assumindo o protagonismo de um verdadeiro evento cultural, a nova composição surge mais de quatro décadas depois da inesquecível trilha “Aquarela”, que marcou a história da publicidade brasileira e o coração dos consumidores em 1984. A novidade celebra a renovação do propósito da Faber-Castell: inspirar a criatividade e conectar gerações por meio da expressão artística.

A produção musical assinada por Marcio Arantes ainda conta com uma participação especial do cantor Maisak, que traz um toque contemporâneo de reggaeton e latinidade à produção, uma vez que a campanha também será ativada em outros países da América Latina. A música da campanha sai pelo Slap, selo da Som Livre, e fica disponível nas plataformas de música a partir desta segunda-feira (31).

“A Faber-Castell é uma marca que acompanha as pessoas há muitas gerações e, portanto, está sempre em processo de reinvenção para se conectar com o nosso consumidor”, afirma Flavia Giordano, Diretora de Marketing LATAM da Faber-Castell. “‘Colorindo o Mundo de Novo com Faber-Castell’ traz justamente essa renovação e é muito mais que uma campanha: é uma nova forma de comunicar o nosso propósito de marca. Queremos inspirar o público de todas as idades, reforçar que crescer não significa deixar para trás aquilo que nos faz sentir criativos e de que estarmos conectados à nossa criança interior nos permite resgatar as cores que o mundo vem perdendo. O lançamento de uma música autoral inédita nos permite reforçar essa mensagem de uma forma ainda mais poderosa, artística e próxima das pessoas”, complementa.

“Hoje é comum vermos conteúdos falando sobre como o mundo vem perdendo as cores. Casas, carros, roupas: o que antes era cheio de vida e personalidade ficou mais cinza e padronizado. A campanha convida as pessoas a devolver as cores ao nosso redor, usando uma música inspiradora para propor esse movimento e abrir uma nova página na história da Faber-Castell”, comenta Guilherme Manzi, diretor de criação da DAVID.

O lançamento é sustentado por um ecossistema completo de comunicação e experiências, que ganha vida a partir do filme oficial veiculado nos formatos 60″, 30″, 15″ e 06″, além de ampla presença em canais digitais e grandes plataformas de streaming de vídeo como YouTube, Netflix e Amazon Prime.

“A Musicalize entende que a música atua como uma ferramenta de construção de identidade e conexão cultural. A partir de uma ampla pesquisa, mapeamos gêneros, ritmos e estéticas latino-americanas capazes de traduzir e apontar novos caminhos para esse novo momento da marca. A partir daí, nossa curadoria nos levou aos artistas do projeto. O resultado é uma identidade híbrida, que aproxima diferentes sonoridades sul-americanas e reconhece também a latinidade que já faz parte da cultura musical brasileira”, afirma João Paulo Affonseca, CEO da Musicalize.

A agência A-LAB foi responsável por toda a estratégia digital da nova campanha, desenvolvendo uma abordagem integrada para ampliar a presença da marca nas plataformas digitais e potencializar os diferentes conteúdos e assets da campanha. A estratégia contempla a adaptação da narrativa para os diferentes canais e formatos, explorando linguagens nativas das plataformas para gerar conexão, engajamento e ampliar a conversa em torno do conceito da campanha.

“É muito especial participar de um projeto em que propósito, criatividade, música e conteúdo se encontram para construir algo maior. ‘Colorir o mundo de novo’ é um convite potente da Faber-Castell e a música amplia essa mensagem, levando a ideia para um território cultural e emocional. Nosso papel é ajudar esse propósito a reverberar, ganhar novas linguagens e se transformar em conexão real com as pessoas”, comenta Ronaldo Martins, CEO do A-LAB.

O novo conceito também norteará as ações de marca da Faber-Castell: inspirada no mote de “Colorindo o Mundo de novo com Faber-Castell”, a marca ainda prepara um espaço de experiências imersivas na 28ª edição da Bienal do Livro de São Paulo 2026, onde participa como expositora pela segunda vez consecutiva, de 3 a 14 de setembro.

LinkedIn
WhatsApp
X
Threads

Leia mais conteúdos em https://abramark.com.br

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias da Academia Brasileira de Marketing

Acelerado por ecommerce.CAMP/portais Portais de alta performance com IA que aprendem a cada visita,
indexados e otimizados para SEO, GEO e LLMs, em piloto automático.